Buscar

RESUMO - Antropologia - Violeta Caldeira - 1º Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO ANTROPOLÓGIA – 1º BI
Texto de Durkheim sobre o “Suicídio” O Livro é sem dúvidas uma das obras mais inovadoras para a sociologia, buscando entender o que leva um ser humano a tirar sua própria vida. Percebe-se que na sociedade que os grupos existentes são regidos por uma inclinação coletiva especifica aos mesmos, sendo essas o egoísmo, o altruísmo e o anomia, o que também acaba caracterizando os 3 tipos de existentes para Durkheim: 
Egoísta – individualismo extremo predomina nas sociedades modernas e é geralmente praticado por pessoas que não conseguem se encaixar devidamente na sociedade e geralmente ficam isolados de grupos sociais (família, amigos, comunidade, etc...) 
Altruísta – A pessoa toma tal atitude pela obediência e força coercitiva (adoro essa palavra) do coletivo, seja grupo social restrito ao que pertence ou a sociedade como um todo, um exemplo desse tipo de suicídio é o dos homens bomba, que em nome de sua crença coercitiva as vontades de Alláh, acabam tirando suas vidas em nome de uma causa maior e com isso se sentem bem.
Anômico – Aqui é mais voltado a uma mudança forte na taxa normal de suicídios, marcada geralmente por uma vertiginosa ascensão do número de suicídios durante crises sociais (desemprego, por exemplo) ou processos de transformação social (como a modernização da sociedade e o surgimento do mal do século, a depressão).
 Seguindo a linha de pensamento da nossa querida Vivi, percebemos que para os estudos o suicídio tem como forma o ato de desespero de um individuo que já desistiu de sua vida. Caracterizado por caso de morte que direta/indiretamente de forma positiva/negativa praticado pela própria vitima, a qual sabia o resultado final de seus atos (animais não praticam suicídio pois não tem consciência, ou seja, o suicídio é um ato exclusivamente próprio ao ser humano, por ser um ato consciente de desistir de sua própria vida por meios propositais). Diante o estudo do texto e caderno, percebe-se que para a sociedade o suicídio tem em cada momento 
da história uma determinada causa ou forma de “reconhecimento”. 
- Consequência da singularidade do homem VS. Convivência Social;
- Ser Moral = Sociedades Sociais (Grupos Sociais);
- Influências exteriores influenciam no suicídio;
- Vida Social X Vida Pessoal;
- Ciência X Senso Comum;
- Causas Sociais X Causas Pessoais;
- Para Durkheim o suicídio é um fator social bastante forte.
A taxa de suicídio não varia, podendo ocorrer apenas se a taxa for social e não individual (Você não percebe a força da sociedade até o ponto onde você começa a ir contra ela).
Teoria do “Homem Médio” – Essa teoria é uma mera criação jurídica para servir-se de medida para o comportamento de todos os demais seres humanos (é como o km, o metro, o quilo, ou seja, é uma medida, um padrão suja conduta sempre servirá de exemplo e de base para esses demais comportamentos humanos), para Durkheim, o homem médio não se mata. 
 >>>>A CONDUTA NUNCA É DISOLUTA<<< 
Pontos IMPORTANTES sobre Durkheim:
Divisão do Trabalho: Todos tem uma função, a qual acaba com determinada finalidade na sociedade;
Amizade: Semelhanças X Diferenças entre seres sociais;
Solidariedade: Mantém os homens unidos;
Reciprocidade: Dou e Recebo > TROCA;
Moral: Varia de uma sociedade para outra, existem valores compartilhados de uma sociedade para outra e assim por diante. A taxa de imoralidade pode ser medida e dada ao nome de “crime”. 
 
SOLIDARIEDADE ORGÂNICA X SOLIDARIEDADE MECÂNICA
GOFFMAN “Pensar sobre leva ao conhecimento sobre”. Erving Goffman criou a teoria do “Estigma Social” que consiste basicamente a uma forte desaprovação de características ou crenças pessoais que vão contra as normas culturais, esses estigmas sociais frequentemente levam a marginalização do individuo. Existem 3 tipos de estigmas que são:
Deformações Físicas: Deficiências motoras, auditivas, visuais, desfigurações (Aqui se percebe que alguém que nasce com defeito sofre uma marginalização/preconceito);
Desvios de Comportamento: Sexualidade, distúrbios mentais, vícios químicos, reclusão prisional (ir preso acaba gerando uma marginalização/preconceito contra o individuo, o que dificulta sua inserção social);
Estigmas Tribais: Aqui é uma relação com o choque de culturas de um individuo com uma nova sociedade na qual tenta se adaptar (raça/nação/ religião diferentes das quais estava habituado).
CRIME = Conduta imoral instituída na lei, quem comete crimes sofre efeitos coercitivos do Estado. Os seres que não tem solidariedade cometem crimes (moral baixa). A sociedade repudia atos imorais. 
Para não ocorrerem “crimes”, acredita-se que o trabalho/divisão social das tarefas seja uma solução, assim, cada um desempenha um papel na sociedade, não podendo assim, um indivíduo não encontrar seu lugar e nele desempenhar seu papel para com a sua sociedade (pensamento parecido com o de Durkheim).

Outros materiais