Buscar

Aula 03 Introdução as Normas Reguranmentadoras NR's

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Professor Julio Roberto Uszacki Junior
Engenheiro Civil
Engenheiro de Segurança do Trabalho
SEGURANÇA DO TRABALHO
1
NR 1 - Disposições Gerais
2
As Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 
Esta norma estabelece a obrigatoriedade do empregador elaborar ordens de serviço para prevenir as condições e os atos inseguros no desempenho do trabalho. 
NR 2 - Inspeção Prévia
3
Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTE
NR 3 - Embargo ou Interdição
4
O delegado Regional do Trabalho ou delegado do Trabalho Marítimo, conforme o caso, à vista de laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na decisão tomada, com a brevidade que a ocorrência exige, as providências que deverão ser adotadas para prevenção de acidentes do trabalho e doenças profissionais.
NR 4 – SEESMT
5
Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SEESMT
Estabelece a obrigatoriedade de manter Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
NR 5 – CIPA
6
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
Estabelece a obrigatoriedade de organizar e manter em funcionamento, por estabelecimento, uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
NR 6 – EPI
7
Equipamento de Proteção Individual - EPI
Considera-se EPI todo dispositivo de uso individual, de fabricação nacional ou estrangeira, destinado à saúde e à integridade física do trabalhador
NR 7 – PCMSO
8
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde dos seus trabalhadores.
NR 8 – Edificações
9
Estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e conforto aos que nelas trabalham.
NR 9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA
10
Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores com empregados, do PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
NR 10 - Instalações e Serviços em Eletricidade
11
Fixa as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e, ainda, a segurança de usuários e terceiros.
NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais
12
Trata das normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
NR 12 – Máquinas e Equipamentos
13
Estabelece as normas de instalações e áreas de trabalho, desde como devem estar os pisos do locais de trabalho, até os espaços em torno de máquinas e equipamentos, entre outros.
NR 13 – Caldeiras e Vasos de Pressão
14
Define caldeiras e vasos de pressão, e estabelece normas de segurança na operação destes equipamentos. Somente profissional habilitado tem competência para executar projeto, acompanhar operação e manutenção, inspeção e supervisão de caldeiras e vasos de pressão, bem como manter estes dados em livros apropriados.
NR 14 – Fornos
15
Esta norma estabelece as condições da construção de fornos bem como sistemas de segurança.
NR 15 – Atividades e Operações Insalubres
16
Estabelece, como o nome indica, as atividades ou operações insalubres, facultando às empresas e sindicatos dos trabalhadores requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, para caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre, bem como do adicional que o trabalhador tem direito, no seu salário, por insalubridade.
Normas Regulamentadoras – NR’s
17
NR 16 - Atividades e Operações Perigosas
Dita as atividades e operações perigosas e estabelece as vantagens salariais que o trabalhador tem por periculosidade.
NR 17 - Ergonomia
Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Normas Regulamentadoras – NR’s
18
NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção
Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
NR 19 - Explosivos
A NR 19 estipula normas para depósitos, manuseio e armazenagem de explosivos
Normas Regulamentadoras – NR’s
19
NR 20 - Líquidos Combustíveis e Inflamáveis
A norma define e estabelece parâmetros para armazenagem de líquidos e inflamáveis e gases liqüefeitos de petróleo (GLP), bem como para carga e descarga dos mesmos.
NR 21 - Trabalhos a Céu Aberto
Nos trabalhos realizados a céu aberto, é obrigatória a existência de abrigos, ainda que rústicos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempéries. São exigidas medidas especiais de proteção contra a insolação excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes.
Normas Regulamentadoras – NR’s
20
NR 22 - Trabalhos Subterrâneos
Estabelece as normas sobre segurança e medicina do trabalho em mineração.
NR 23 - Proteção contra Incêndio
Todas as empresas deverão possuir: proteção contra incêndio; saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio; equipamento suficiente para combater o fogo em seu início; e pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos
Normas Regulamentadoras – NR’s
21
NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
Define a expressão instalações sanitárias (banheira, mictório, bebedouro, lavatório, vaso sanitário e outros) e estabelece as dimensões mínimas essenciais para instalação dos sanitários e sua separação por sexo.
NR 25 - Resíduos Industriais
Trata da eliminação e disposição de resíduos gasosos, líquidos e sólidos. Entretanto, existem legislações bem mais amplas que tratam do assunto , seja a nível federal, estadual e municipal.
NR 26 - Sinalização de Segurança
22
Fixa as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para a condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.
NR 27 - Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho no Ministério do Trabalho
23
O registro será efetuado pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) ou pelas Delegacias Regionais do Trabalho (DRTs) e concedido ao portador de certificado de conclusão de ensino de 2º grau de técnico de Segurança do Trabalho, com currículo oficial aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e realizado em estabelecimento de ensino de 2º grau reconhecido no País.
24
A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador
será feita pelo agente de inspeção do trabalho, com base em critérios técnicos, amparados por decretos e por esta NR, que poderá notificar os empregadores concedendo prazos para a correção das irregularidades encontradas. O prazo para cumprimento dos itens notificados deverá ser limitado a, no máximo, 60 dias.
NR 28 - Fiscalização e Penalidades 
Normas Regulamentadoras – NR’s
25
NR 29 - Segurança e Saúde no Trabalho Portuário
Tem por objetivo regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros-socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários
NR-30 Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário.
Proteção e a regulamentação das condições de segurança para trabalhadores aquaviários.
NR-31 - Segurança e Saúde no trabalho na agricultura, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.
26
Esta Norma Regulamentadora tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura com a segurança e saúde e meio ambiente do trabalho.
NR-32 - Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde
27
Esta Norma Regulamentadora – NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
NR-33 - Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados.
28
Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.
Normas Regulamentadoras – NR’s
29
NR-34 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção e reparação naval.
Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval.
NR-35 - Trabalho em Altura
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
NR-36 - Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados
30
O objetivo desta Norma é estabelecer os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras - NR do Ministério do Trabalho e Emprego.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando