Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ENSINO FUNDAMENTAL.docx

Prévia do material em texto

1 INTRODUÇÃO
Nos estágios supervisionados observamos a teoria em prática. Tem um papel fundamental na formação do futuro professor, possibilita as vivências das relações do cotidiano escolar, adquirindo informações e habilidades para formar um novo profissional. Piconez (1991) diz que o contexto relacional entre prática-teoria-prática será possível apenas através dos estágios supervisionados, que exigem um período de observação, preparação e, por fim, a prática em um laboratório: a sala de aula.
A realização do nosso estágio se deu entre os dias 01 a 14 de junho de 2017, no Ensino Fundamental I. A supervisora da escola nos encaminhou para sala do 1° ano, que tem como professora regente, Ana Carolina. Na Escola Estadual Vinícius Meyer, no período da tarde. Nossas atividades de estágio foram realizadas pelas alunas: Giovana, Lilian e Sônia.
 Os objetivos do estágio supervisionado estão em desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes que estão relacionadas à profissão docente, levando em conta a formação teórica, proporcionada pelo curso.
O estágio supervisionado é muito mais que o cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Além de ser um importante instrumento de integração entre escola e universidade.
No estágio do ensino fundamental, estudamos a relação professor-aluno-conhecimento na configuração do processo educacional, dentro da organização do ensino fundamental, além da discussão sobre as metodologias específicas do ensino, do planejamento da docência e da gestão educacional desse nível de ensino analisando enfim a atuação e o planejamento presente. (Silva e Urbanetz, 2009, p.15).
Para o bom andamento e aproveitamento desse período de estágio, foram adotados métodos como: a observação, a pesquisa, levantamento de dados e visita a instituição.
O relatório terá os seguintes itens: a caracterização da instituição e da turma estagiada, concepção pedagógica por meio de consulta ao Projeto Pedagógico e a descrição das atividades realizadas no estágio.
2 A REALIDADE ESCOLAR
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estágio supervisionado do Ensino Fundamental, foi realizado na Escola Estadual Vinícius Meyer, situado à avenida Vereador Antonio Costa Rios, número 1564, no bairro São Geraldo, CEP 37550-000, localizada na cidade de Pouso Alegre, no estado de Minas Gerais. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (35)3422-4333 e do email escola.56481@educacao.mg.gov.br.
A escola oferta atendimento nos níveis iniciais e finais do Ensino Fundamental, nos períodos matutino e vespertino, Ensino Médio Regular nos períodos matutino e noturno, e a Educação para Jovens e Adultos no período noturno.
A instituição atende a um número de 1450 alunos, desse número, apenas 7 são alunos em processo de inclusão.
O estágio foi realizado no período de 01 a 14 de junho de 2017, no turno vespertino, sendo observada a sala do 1° ano do Ensino Fundamental.
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Em pesquisa ao Projeto Político Pedagógico da escola, constatamos que sua missão é a de, oferecer uma educação pautada nos valores éticos, morais, políticos e sociais, formando assim, cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade.
A Organização Pedagógica da Escola está ajustada à legislação vigente no que diz respeito à organização curricular. Apresenta uma base comum e uma parte diversificada, atendendo, dessa forma, às exigências da comunidade escolar local.
Os serviços pedagógicos, coordenados por pedagogos que exercem o papel de incentivadores do trabalho pedagógico da escola, coordenando e integrando o trabalho docente, dos alunos e familiares em torno de um eixo comum: ensino-aprendizagem.
O Ensino Fundamental, ministrado com base na resolução CNE/CEB n° 02/98, de 02/06/98, com duração mínima de nove anos, tem por objetivo a formação básica do cidadão, desenvolvendo a capacidade de aprender o pleno domínio da leitura, da escrita, e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes, e dos valores em que se fundamenta a sociedade e o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que assenta a vida social.
Na perspectiva de Vigotsky, construir conhecimento implica numa ação compartilhada, pois, é por meio das relações entre sujeito e objeto de conhecimento que são estabelecidos. O professor é o mediador, intervencionista e possibilitador. O aluno enquanto aprendiz constrói o seu conhecimento, confrontando sua experiência com os conteúdos apresentados pelo professor, através de suas interações sociais e também das trocas estabelecidas com seus pares. Portanto, cabe ao professor interferir na aprendizagem do aluno, em razão de sua maior experiência e conhecimentos teóricos. 
2.3 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E RECURSOS DIDÁTICOS
O planejamento é o fio que conduz a ação educativa. Numa concepção dialética tem no planejamento a prática que surge da realidade. Neles estão reunidos aspectos históricos, políticos sociais e econômicos. Ao mesmo tempo se firma em saberes críticos, criativos, reflexivos e transformadores. O planejamento deve contemplar a possibilidade de um movimento de ação-reflexão-ação na busca constante de um ensino-aprendizagem produtivo. Uma boa aula deve começar pelo seu planejamento.
O professor ao planejar sua aula, antecipa de forma coerente e organizada toda a etapa do ensino-aprendizagem. Pensar no que acontecerá é fundamental para criar um ambiente adequado para a construção do conhecimento pelos alunos, além de trazer maior segurança e domínio ao professor daquilo que será desenvolvido.
Apesar da grande importância do planejamento de aula muitos professores optam por aulas improvisadas, acreditam que o planejamento faz parte apenas da parte burocrática da escola. Sendo prejudicial à sala de aula, pois muitas das vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada.
Os recursos didáticos são de suma importância na aprendizagem, por serem, considerados ferramentas para auxiliar e incentivar o processo educacional. Os materiais podem motivar no aluno o gosto para o estudo de uma disciplina ou um assunto; o professor possibilitará ao aluno maior compreensão do conteúdo; poderão despertar mais interesse do aluno, estimulando assim sua participação nas aulas, tornando-as mais dinâmicas; a utilização adequada facilita a compreensão sobre determinados assuntos apresentados.
Ao entrar em sala de aula o professor tem que ter o domínio do conteúdo que ele propôs a ensinar, saber transmitir esses conhecimentos, nada mais é, do que aproximar-se dos alunos, produzindo assim o efeito ensino-aprendizagem.
 Quarto item: O professor do ensino fundamental,

Continue navegando