Buscar

31-05-2016-Exercício de biossegurança - colegiada.docx

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DE BIOSSEGURANÇA
PROFESSOR RAYNER NASCIMENTO
EXERCÍCIO DE REVISÃO
Salmonellaenterica é uma espécie bacteriana causadora de gastroenterites (inflamações no sistema digestório). Pode estar presente em vários alimentos de alto consumo como ovos e frangos se mal preparados, mal cozidos ou manipulados indevidamente por pessoas que não façam a higiene adequada das mãos. O diagnóstico é feito através de um exame de fezes, onde deve estar presente tais bactérias. Se ocorrer a infecção pode ser necessária a intervenção com antibióticos e soros para repor o líquido perdido (caso seja em grande quantidade) através da diarreia, os sintomas e a própria infecção duram de 4 a 7 dias. 
De acordo com a descrição acima é possível classificar a Salmonellaenterica como microrganismo...
a) classe 1 de risco biológico
b) classe 2 de risco biológico
c) classe 3 de risco biológico
d) classe 4 de risco biológico
e) classe 5 de risco biológico
Em estabelecimentos de saúde, precauções devem ser tomadas em relação à limpeza e descontaminação de áreas, superfícies e materiais. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito dos processos de limpeza e descontaminação.
a) A desinfecção é o emprego demétodos físicos que destrói todos os microrganismos de uma superfície à ser descontaminada.
b) A desinfecção promove uma descontaminação parcial, pois não elimina organismos esporulados,podendo abrangermétodos físicos ou químicos.
c) O conceito de limpeza pode ser definido como o processo que visa a remoção de sujeiras como as físicas e orgânicas de objetos e superfícies incluindo tecidos vivos.
d) A esterilização é um processo que procura destruir todas as formas de microrganismos, inclusive os esporos, por meio da ação de agentes químicos ou físicos. 
e) No caso de superfícies ou objetos sujos, uma limpeza prévia com água e detergente é recomendada antes do emprego de agentes desinfetantes ou esterelizantes.
A correta higienização das mãos é imprescindível para a minimização do risco de infecções no ambiente hospitalar. Antes de realizar a técnica de higienização é necessário retirar adornos(anéis, pulseiras, relógio) pois tais objetos podem acumular microorganismos. Sobre outros aspectos da técnica marque a alternativa CORRETA:
Sempre antes de lavar as mãos é necessária a fricção de solução alcoólica em gel.
As luvas devem ser calçadas logo em seguida à lavagem das mãos, não havendo a necessidade de secagem.
A lavagem das mãos quando feita de maneira correta dispensa o uso de luvas na realização de procedimentos ambulatoriais.
É desnecessário lavar a região dos punhos, visto que o uso do jaleco fornece uma proteção para essa área.
A fim de se evitar acumulo de microorganismos sob as unhas, estas devem ser sempre mantidas curtas e em uma das etapas da lavagem das mãos elas de vem ser friccionadas para a remoção de sugidades.
O transporte manual de peso, os movimentos repetitivos, a postura inadequada de trabalho, que podem resultar em LER (Lesões por Esforços Repetitivos) ou DORT(Doenças Ósteo-musculares Relacionadas ao Trabalho) são agentes de que grupo de riscos para o trabalhador da saúde?
Riscos biológicos
Riscos ergonômicos
Riscos de acidentes
Riscos químicos
Riscos físicos
A injeção endovenosa consiste na introdução da droga diretamente na corrente sangüínea. Seu uso permite a administração de grande volume de líquidos e ação imediata do medicamento. Inicia-se pela colocação de uma tira elástica (garrote) acima do local escolhido(aproximadamente 5 a 10 cm), de modo a impedir o retorno venoso sem interromper o fluxo arterial. Por se tratar de um procedimento invasivo a antissepsia das mãos do profissional bem como da área do paciente onde será feita a injeção é obrigatória. Devido ao risco de extravasamento de sangue nesse procedimento o uso de EPIs também se faz obrigatório, sobretudo o uso de...
Luvas
Máscara
Óculos de proteção
Gorro
Pro-pés
Durante atividades laboratoriais, os profissionais ou estudantes devem adotar um conjunto de condutas e precauções conhecido como Boas Práticas Laboratoriais. Marque a alternativa INCORRETA acerca dessas condutas.
O trabalho deve ser executado em um ambiente limpo e organizado, com muita atenção e cuidados.
O material contaminado com produtos químicos ou agentes biológicos deve ser tratado adequadamente e/ou descartado em recipientes apropriados, contendo sinalização específica do risco.
Ao término das atividades no laboratório, bem como logo após a execução de técnicas específicas, as mãos devem ser exaustivamente lavadas com sabão líquido e enxugadas com toalha de papel.
Não é permitido fumar, comer e beber, mas é permitido portar ou conservar alimentos no recinto do laboratório desde que tampados.
O uso do jaleco, bem como o de calçados fechados é obrigatório em todos os níveis de segurança biológica.
A respeito do uso de equipamento de proteção individual (luvas), analise as proposições abaixo:
I - Em caso de contato com sangue, o profissional pode lavar as mãos calçadas com luvas, desde que esta não mostre sinais de desgaste.
II - As luvas devem ser trocadas previamente ao contato com outro paciente e a troca deve ser precedida de higienização das mãos.
III - As luvas não fornecem proteção total contra a contaminação das mãos. 
IV - O profissional, quando com luvas, não deve tocar superfícies e materiais (tais como telefones, maçanetas, portas).
V – O uso de luvas não substitui a necessidade de higienização das mãos com preparação alcoólica ou água e sabão.
VI – O uso desnecessário de luvas em situações não recomendadas representa desperdício de recursos.
As proposições INCORRETAS são:
I, III, V, VI
I, IV, V
I,II, VI
Somente a I
Somente a VI
“Para manipular materiais potencialmente infectantes e substâncias químicas utiliza-se luvas de proteção. Isto, no entanto, não elimina a necessidade de lavar as mãos regularmente e de forma correta. Na maioria dos casos, lavar bem as mãos com água e sabão é suficiente para a descontaminação, mas em situações de maior risco é recomendada a utilização de sabão germicida”.
(Adaptado de Manual de Biossegurança LACEN/SC)
De acordo com as normas de higiene pessoal para hospitais e laboratórios, marque a alternativa correta:
A lavagem das mãos é obrigatória somente em centros cirúrgicos, já que há um risco grande de infecção hospitalar.
A lavagem das mãos deve ser realizada ao iniciar o turno de trabalho; sempre depois de ir ao banheiro; antes e após o uso de luvas; antes de beber e comer; após a manipulação de material biológico e químico; ao final das atividades, antes de deixar o laboratório.
Ao lavar as mãos não é necessário retirar pulseiras, pois estas não entrarão em contato com a amostra ou paciente.
O mais adequado para enxugar as mãos é utilizar toalhas compartilhadas por todos os funcionários.
A lavagem das mãos pode ser substituída pela utilização de álcool gel 50%.
A Norma Regulamentadora 9 (NR-9) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.. Sobre os riscos apresentados na NR-9, marque a alternativa correta:
Os riscos descritos na NR-9 são somente: inflamável, tóxico, explosivo, biológicos e ergonômicos.
Os riscos descritos na NR-9 são: químicos, biológicos, econômicos, físicos e de quedas.
A NR-9 regulamenta os riscos ambientais, dentre eles os riscos químicos que podem ser divididos em ruído, vibrações, calor, radiação, umidade e frio.
Os riscos ergonômicos são associados ao manuseio ou contato com materiais biológicos e/ou animais infectados com agentes biológicos quepossuam a capacidade de produzir efeitos nocivos sobre os seres humanos, animais e meio ambiente.
Os riscos físicos são aqueles provocados por algum tipo de energia. Geralmente envolvem equipamentos que produzem temperaturas muito altas ou baixas, as radiações, pressões anormais, vibrações, ruídos, umidade e campos elétricos.
“Atualmente o termo infecção hospitalar tem sido substituído por infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS), healthcare-associatedinfection, na língua inglesa. Esta mudança abrange não só a infecção adquirida no hospital, mas também aquela relacionada a procedimentos realizados em ambulatório, durante cuidados domiciliares e a infecção ocupacional adquirida por profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros) ”.
De acordo com os seus conhecimentos, a infecção hospitalar pode ser:
Uma infecção adquirida antes da internação do paciente, porém se manifesta durante a internação.
De pacientes provenientes de outro hospital que se internam com infecção e são considerados portadores de infecção hospitalar do hospital de origem.
Infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada em até 24 horas.
Presença de microrganismos na urina no momento de saída do paciente do hospital.
Manifestação clínica de infecção que se apresentar a partir de 96 horas após a admissão.
Segundo a RDC 306/2004 “Resíduos que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade e toxicidade, são classificados como:
a) resíduos comuns
b) resíduos biológicos
c) resíduos químicos
d) resíduos radioativos
e) resíduos perfurocortantes.
Em uma empresa privada no estado do Rio de Janeiro, durante a elaboração do seu Mapa, foram identificados os seguintes riscos:
1. Situações de estresse físico e / ou psíquico. – Ergonômico ( Amarelo )
2. Presença de animais peçonhentos. – Acidentes ( azul )
3. Eletricidade. – Acidente ( Azul )
4. Postura Inadequada. – Ergonômico ( Amarelo )
5. Monóxido de Carbono. – Químico ( Vermelho )
Segundo a Classificação dos Riscos Ocupacionais (Anexo IV, da NR-5), os riscos acima enumerados são classificados, pela padronização de cores, em:
1-Amarelo; 2-Azul; 3-Azul; 4-Amarelo; 5-Vermelho;
1-Marrom; 2-Azul; 3-Verde; 4-Amarelo; 5- Marrom;
1-Verde; 2-Azul; 3-Azul; 4-Marrom; 5- Vermelho. 
1-Azul; 2-Vermelho; 3-Azul; 4-Marrom; 5- Verde;
1-Amarelo; 2-Marrom; 3-Verde; 4-Marrom; 5- Azul;

Continue navegando