Buscar

Resumo Aula 02 - Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 2 – A Bússola da Contabilidade
	O fazer contabilidade depende de um conjunto de regras que orientará as atividades do Contador. Na verdade essas regras, que poderão ser postulados, princípios, convenções, etc, surgiram da necessidade de se apresentar uma linguagem comum, para se preparar e interpretar os Relatórios Contábeis, que iremos entender na próxima aula.
	
	Para simplificar o entendimento sobre este tema usaremos apenas, a terminologia “Princípios Contábeis”, para definir esta linguagem do fazer contabilidade.
	Os Princípios Contábeis mais importantes são:
1 – ENTIDADE CONTÁBIL
 - qualquer indivíduo, empresa ou entidade, que efetue movimentações quantificáveis monetariamente, desde que haja necessidade de registros contábeis, será tratado com Entidade Contábil.
 - não há necessidade de conotação jurídica para ser uma Entidade Contábil, ou seja, dispensa registro em Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, etc.
 - é importante, no entanto a distinção entre Pessoa Física da Pessoa Jurídica, principalmente quando o dono da empresa (pessoa física) reside nas instalações da empresa (pessoa Jurídica).
2 – CONTINUIDADE
 - contabilmente, as empresas são consideradas como empreendimento em prosseguimento, em operação, em andamento.
 - bens permanentes, ou seja, que tem vida útil longa, deverão ser avaliados pelo preço de aquisição, pois não se destinam à venda.
 - porém em processo de liquidação (descontinuidade), a avaliação desses bens será a preço de mercado (venda).
3 DENOMINADOR COMUM MONETÁRIO
 - bens, direitos e obrigações, que formam o patrimônio da empresa, deverão ser avaliados monetariamente através de uma única unidade, que no Brasil é o Real.
4 – OBJETIVIDADE
 - os registros contábeis deverão ter suporte em documentação que comprove sua legitimidade. Não havendo esta documentação, o Contador deverá chamar um Perito Contábil para avaliar aquela transação contábil.
5 – CUSTO HISTÓRICO COMO BASE DE VALOR
 - os registros contábeis serão efetuados com base no valor de aquisição dos bens.
6 – CONSITÊNCIA
 - deverá sempre, haver permanência dos mesmos critérios contábeis, pois em caso contrário, poderíamos dificultar a comparação dos relatórios contábeis. Porém quando houver mudança destes critérios, como por exemplo, avaliação do valor do estoque final no momento do inventário de mercadorias, deveremos colocar uma Nota Explicativa informando o método utilizado.
7 – MATERIALIDAD
 - em contabilidade deve-se levar em consideração apenas os fatos relevantes, analisar sempre o Custo X Benefício.
8 – CONSERVADORISMO
 - a posição conservadora (precaução) do contador será evidenciada no sentido de antecipar um prejuízo, se necessário, mas nunca um lucro que poderá não ser realizado.

Outros materiais