Buscar

Slide 2 Diferentes abordagens metodológicas (2).pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diferentes Abordagens Antropológicas e seus Métodos Investigativos
Prof. Dr. Cássio Eduardo Soares Miranda
1
OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
A Antropologia como ciência do biológico e do cultural tem seu objeto de estudo: o homem e suas obras.
O objeto da antropologia engloba o conhecimento de sociedades humanas, letradas ou ágrafas, extintas ou vivas, existentes nas várias regiões da Terra.
O antropólogo tem a tarefa de explicar os princípios da formação e do desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.
Toda investigação antropológica vale-se do método comparativo em busca de respostas para os por quês, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre os grupos humanos.
Exemplo: brancos e negros; língua diversificadas; a indumentária do índio e do não-índio; o culto do sol e a presença da pirâmide no Egito e nas civilizações pré-colombianas...
2
OBJETIVO DA ANTROPOLOGIA
O estudo da humanidade como um todo
visa o homem como expressão global: biopsicocultural 
o homem como ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade
3
DIVISÕES E CAMPO DA ANTROPOLOGIA
A Antropologia se divide em dois grandes campos de estudo:
Antropologia Física ou biológica
Divide-se em:
1.1 – PALEONTOLOGIA
1.2 – SOMATOLOGIA
1.3 – RACIOLOGIA
1.4 – ANTROPOMETRIA
1.5 – ESTUDOS COMPARATIVOS DO CRESCIMENTO.
2. Antropologia Cultural
Divide-se em:
2.1 – ARQUEOLOGIA
2.2 – ETNOGRAFIA
2.3 – ETNOLOGIA
2.4 – LINGUISTICA
2.5 – FOLCLORE
2.6 – ANTROPOLOGIA SOCIAL
2.7 – CULTURA E PERSONALIDADE
4
ANTROPOLOGIA FÍSICA
Paleontologia. (Palaios = antigo + onto = ser + logos = estudo). Estuda a origem e a evolução humana através do conhecimento das formas fósseis do passado.
Somatologia. (Somato = corpo humano + logos = estudo). Estuda as variedades existentes do homem, diferenças físicas individuais e diferenças sexuais (tipos sangüíneo, metabolismo basal, adaptação etc.
Raciologia. (Raça = etnia + logos = estudo). Estuda a história racial do homem, a classificação da espécie humana em raças, a miscigenação (mistura de raças), características físicas etc.
5
ANTROPOLOGIA FÍSICA
Antropometria. (anthropos = homem + metria = medida). Usa as técnicas de medição, procedimento quantitativo que fornece medidas do corpo humano (crânio, ossos etc.), elaboradas por instrumentos especiais, como o antropômetro.
Estudos comparativos do crescimento. É uma ampliação do campo de estudo do somatólogo que querem conhecer as diferenças grupais relacionadas aos índices de crescimento e outros aspectos como alimentação, exercícios físicos, maturidade sexual etc.
6
ANTROPOLOGIA CULTURAL
Arqueologia. (archaîos = antigo + logos = estudo) estuda as culturas do passado, extintas. Divide-se em: 
Arqueologia clássica: tenta reconstruir as antigas civilizações letradas (Egito, Grécia, Mesopotâmia, Etrúria etc.)
Arqueologia Arqueológica: trata dos primórdios da cultura, relativa às populações extintas (culturas do Paleolítico, Mesolítico e Neolítico).
Paleolítico (Idade Antiga da Pedra) ou pedra lascada. De 2 Milhões de anos a 10.000 anos atrás.
Mesolítico (Idade Média da Pedra). De 10.000 ao aparecimento da agricultura 8.000 (?) anos atrás.
Neolítico (Idade Nova da Pedra). Ou pedra polida. Início com o aparecimento da agricultura e término com o aparecimento da escrita 4.000 a.C.
7
ANTROPOLOGIA CULTURAL
Etnografia. (Éthnos = povo + graphein = escrever). Consiste em descrever as sociedades humanas. O objeto de estudo são as culturas simples conhecidas como primitivas ou ágrafas. O etnógrafo é um investigador de campo, um coletor de informações. Ex. No Brasil, em 1957, dos 143 grupos tribais, 33 estavam ainda isolados, 45 em contato permanente etc. (D. Ribeiro).
Etnologia. (Éthnos = povo + logos = estudo). Utilizando dos dados fornecidos pelos etnógrafos, o etnólogo analisa, interpreta e compara entre as mais diversas culturas existentes, considerando suas semelhanças e diferenças.
Lingüística. A linguagem é um meio de comunicação e também um instrumento de pensamento. Há uma diversidade de línguas que acompanham as diversas culturas.
8
ANTROPOLOGIA CULTURAL
Folclore. É um dos campos de investigação da Antropologia. Define –se como o estudo da cultura espontânea dos grupos humanos rurais ou urbanos. Ex. danças, artesanato, canções etc.
Antropologia Social. Estudo dos processos culturais e da estrutura social, seu interesse está centrado na sociedade e nas instituições. Preocupa-se com aspecto da vida social – o familiar, o econômico, o político, o religioso, o jurídico – compreendido e estudado em relação aos demais grupos humanos.
Cultura e Personalidade. Campo de investigação antropológico que estuda o indivíduo não como um simples receptor e portador de cultura, mas como um agente de mudança cultural, desempenhando papel dinâmico e inovador.
9
CIÊNCIAS AFINS
A Antropologia como ciência social liga-se a:
Sociologia
História
Psicologia
Geografia
Economia
Ciências Políticas
Como ciência Biológica, liga-se:
Biologia
Genética
Anatomia
Fisiologia
Embriologia
Medicina
10
MÉTODOS DA ANTROPOLOGIA
Método Histórico: Consiste em investigar eventos do passado, a fim de compreender os modos de vida do presente, que só podem ser explicados a partir da reconstrução da cultura e da observação das mudanças ocorridas ao longo do tempo.
Método Estatístico: Os dados, depois de coletados, são reduzido a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, gráficos, quadros etc.
11
MÉTODOS DA ANTROPOLOGIA
Método Comparativo: Permite verificar diferenças e semelhanças apresentadas pelo material coletado. A Antropologia Física compara fósseis ou grupos humanos existentes, analisando características anatômicas: cor de pele, do cabelo, dos olhos, índice cefálico etc.
Pesquisa de Campo
Técnicas de Pesquisas da Antropologia:
Observação
Entrevista
Formulário
BB. MARCONI, Maria de Andrade. Antropologia: uma introdução. 6.ed. – 3. reimpr.- São Paulo: Atlas, 2007.
12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES-MA/ZOTTI, Alda Judith e Fernando Gewandsjnajder, O Método nas Ciências Naturais e Sociais: Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa, Pioneira, São Paulo. Capítulo S, 6, 7 e 8.
VVAA - Guia Prático de Antropologia, São Paulo, Editora Culturix, 1966
13

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando