Buscar

Resenha Crítica do Capitulo 8 do livro FUNDAMENTOS DE METODOS CIENTIFICOS 7ªED - MARCONI E LAKATOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha Crítica
MARCONI, Maria de Andrade & LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica – 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Este capítulo tem como objetivo mostrar de forma sintetizada todas as etapas de uma pesquisa desde seu conceito até a coleta de dados de forma sucinta para que o leitor absorva de forma mais fluida e possa aplica-los em sua própria pesquisa.
O capitulo em questão de número 8, entre as páginas 139 até 149, tem como titulação: Pesquisa. Neste mesmo a intenção inicial é conceituar o que é pesquisa e suas utilizações dentro de um trabalho científico.
Segundo Ander-Egg (1978:28) a pesquisa em seu conceito é um procedimento de uso sistemático, reflexivo, controlado e crítico que permite a descoberta de novos dados e fatos que possa ser utilizado para incrementar os dados existentes. De certa forma a pesquisa é um grande otimizador de dados que auxiliam em qualquer campo do conhecimento e faz com que haja novas verdades a serem analisadas.
Para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa são feitos 6 passos que são:
Seleção da problemática para investigação.
Definição e diferenciação do problema.
Levantamento de hipótese de trabalho.
Coleta, sistematização e classificação dos dados.
Analise e interpretação dos dados.
Relatório do resultado da pesquisa.
Essas etapas fazem que com haja uma divisão adequada das ações que o pesquisador deverá tomar em seu estudo de forma organizada e com todo o planejamento sendo seguido.
No que se refere ao planejamento da pesquisa existem etapas a serem seguidas para um andamento linear do projeto de pesquisa, estas etapas são: Preparação; Fases da pesquisa e execução da pesquisa. 
 Essas etapas citadas se subdividem em outras pequenas fases que constituem a etapa da pesquisa fazendo com que seja dada sequência. No tangente à preparação da pesquisa, a decisão de escolha do tema e a especificação dos objetivos irão dar o norte da pesquisa e assim o cumprimento das primeiras fases, em seguida será elaborado um esquema e divisão de trabalho dentro da esquipe de pesquisa, se este for constituído de um, junto com o levantamento de recursos e o cronograma que fará com que haja um cumprimento de prazos dentro da pesquisa.
No tocante as fases da pesquisa o primeiro passo de todos é a decisão do tema e em seguida o levantamento de dados para que assim seja formulado a problemática e a definição dos termos que irão ser utilizados. O passo seguinte é a construção da hipótese e o levantamento das variáveis para que haja a delimitação da pesquisa que nada mais é que estabelecer limites para a investigação, esses limites podem ser: Ao assunto para que não fique extenso ou repetitivo; à extensão que define a abrangência da pesquisa; uma série de fatores, que podem restringir o campo de ação como por exemplo meios humanos e econômicos.
No que se refere à amostragem, é a escolha de uma parcela da população que se encaixe nos parâmetros da pesquisa. A seleção dos métodos e técnicas vem em seguida e é utilizada para que se utilize o método ideal para a o problema escolhido para estudo, dando continuidade as fases da pesquisa, A organização do instrumental da pesquisa que são todos os recursos que serão utilizados durante a investigação.
Por fim tem o teste de instrumentos e procedimentos que consiste em testar os instrumentos da pesquisa em uma pequena parte da população escolhida antes de ser aplicada definitivamente, afim de se evitar que a pesquisa chegue a um resultado falso. Portanto esse pré-teste serve para mostrar o limite de veracidade da pesquisa com o mínimo de erros. Esses testes são utilizados não só em pesquisas, mas também em diversos outros seguimentos como o processo de manufatura que se utiliza do teste amostral para decidir a qualidade de um certo lote.
A importância desse capitulo para aprendizado sobre pesquisa faz com que todo o livro seja uma ótima base para entendimento da metodologia cientifica e utilização do conteúdo para a melhoria do trabalho cientifico em vários aspectos. Este livro que já está em sua sétima edição é a melhor escolha para as pessoas que irão iniciar algum projeto de pesquisa e ainda não possui uma base teórica.
As autoras deste livro são Mariana de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos. Mariana é Doutora em Ciências antropológicas pela UNESP, Eva era graduada em Administração e jornalismo e pós-graduada em ciências sociais, além de mestre e doutora em ciências. Ambas as autoras são de nacionalidade Brasileira.

Continue navegando