Buscar

QUESTIONÁRIO DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS - Sistema Tegumentar - respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO DE ANATOMIA DESCRITIVA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS
Sistema Tegumentar
Descreva as funções do sistema tegumentar.
— O sistema tegumentar é responsável por proteger o animal de sofrer desidratação por meio da impermeabilidade da pele (auxiliada pela camada de queratina sobre a epiderme, por exemplo), detecção de problemas nos órgãos.
Cite os componentes do sistema aludido na questão anterior.
— O sistema urinário é composto de: pele e anexos de natureza córnea (casco, castanha, esporão, bico, pelos) ou glandular (glândulas sudoríparas, sebáceas, mamária).
Onde são produzidos os hormônios renina, eritropoetina? Qual a função destes?
— Ambos são produzidos no rim. A eritropoetina é responsável pela estimulação da produção de hemácias e a renina está relacionada com o fluxo de íons e a regulação da pressão arterial.
O que é néfron?
— Néfron é a estrutura morfofuncional do rim, composta por: Túbulo contorcido proximal, glomérulo, cápsula renal, alça de Henle túbulo contorcido distal e tubo coletor.
Descreva o rim de acordo com a espécie.
— O rim é considerado uma glândula mista (tanto endócrina quanto exócrina); um órgão parenquimatoso e tem cobertura peritoneal (cápsula adiposa). O rim dos suínos está disposto em posições equivalente, é liso e multipiramidal. Os equinos, pequenos ruminantes e carnívoros têm rim unipiramidal e as outras espécies (suínos e bovinos) tem rim multipiramidal. O rim dos bovinos é lobado. O rim tem cobertura retroperitoneal na região ventral.
Quais hormônios são produzidos nas glândulas adrenais e em que região da mesma? 
— Adrenalina (medula, reação de luta-e-fuga), glicocorticoide (regula o estresse, serve como anti-inflamatório), aldosterona (córtex, auxilia na regulação da P. A.) e hormônio sexual (córtex, desenvolvimento das gônadas, características próprias do sexo, etc.). É importante lembrar que a medula dos adrenais é um gânglio do Sistema Nervoso Autônomo Simpático.
Descreva o significado dos termos:
monótoca:
— mono= um. Fêmeas que geram um filhote por gestação
polítoca:
— poli=vários. Fêmeas que geram mais de um filhote por gestação.
criptorquidismo:
— Situação patológica em que apenas um dos testículos desce ou a descida do par ou de um dos testículos é incorreta, diferente da normal (que é para dentro do escroto).
orquiectomia:
— Castração do animal macho, remoção cirúrgica dos testículos. 
Descreva o ureter e a bexiga.
— É um tubo muscular que conduz a urina do rim à bexiga, eles sofrem leve peristaltismo. A bexiga tem sua região do trígono vesical que é altamente inervada, que, quando a bexiga está cheia, manda um estímulo ao cérebro para realizar a eliminação da urina.
Qual é a diferença do sistema urogenital das aves quanto aos outros animais estudados?
— Aves não tem uretra, estão presentes apenas: rim, ureter e cloaca (divida em: coprodeu (sistema digestório), urodeu (sistema urinário) e proctodeu (sistema reprodutor)). O rim é primitivo e dividido nas regiões: cranial, média e caudal.
Descreva o testículo.
— Testículo é um órgão parenquimatoso, é envolvido por três túnicas: túnica albugínea, túnica vaginal e túnica dartos. O parênquima testicular é composto pelos túbulos seminíferos, que produzem o espermatozoide e se confluem na região denominada mediastino. 
Qual é a função das células de lydig e de Sertoli? 
— As células de Sertoli se localizam entre os túbulos seminíferos e... Já as células de Leydig, tem como função...
Descreva o trajeto do espermatozoide.
— O espermatozoide é produzido nos túbulos seminíferos dispostos no parênquima testicular, e, depois, ele se direciona à região do mediastino. De lá, ele chega à cabeça do epidídimo e passa pelo corpo até chegar à cauda do epidídimo, que é onde ocorre a maturação do mesmo. Após a maturação, o espermatozoide segue pelo ducto deferente até passar pela ampola do ducto deferente (exceção: suínos não tem ampola) e chegar à uretra e ser expelido durante a ejaculação.
Do que é constituído o sêmen e onde ele é formado?
— O sêmen é composto de líquido seminal e espermatozoides. É formado na uretra na região do colículo seminal (óstios prostáticos + óstios ejaculatórios + ducto deferente).
Explique o mecanismo de termorregulação testicular.
— O plexo pampiniforme, que é a anastomose de veias, que envolve a artéria testicular em função de diminuir a temperatura do sangue. O músculo cremáster também auxilia quando o animal está exposto a temperaturas altas ou baixas, contraindo ou relaxando para equilibrar a temperatura testicular. Nas aves, os sacos aéreos realizam a termorregulação testicular.
Explique a distribuição das glândulas sexuais acessórias de acordo com a espécie animal.
— Carnívoros em geral possuem apenas a próstata e bulbo da glande. Bovinos tem próstata compacta e disseminada, bulbouretral e glândula vesicular. Pequenos ruminantes possuem apenas a próstata disseminada e as outras glândulas. Equinos tem vesícula seminal, próstata e bulbouretral. 
Quais são os tipos de pênis?
— Musculo cavernoso (predominância do corpo esponjoso, presente em equinos e carnívoros) e fibroelástico (predominância de corpo cavernoso, presente em suínos e ruminantes). Os pênis do tipo fibroelástico possuem flexura sigmoide (“s” peniano) e são acompanhados pelo músculo retrator do pênis. O pênis dos suínos possui divertículo prepucial (comporta o esmegma, que é composto por suor, urina, sêmen e cebo) e não possui glande. O pênis dos felinos possui espículas, que, ao entrar em contato com o corpo da fêmea, produz um estímulo doloroso que provoca a ovulação.
Onde são produzidos o estrógeno e progesterona?
— O estrógeno é produzido pelos folículos dispostos no ovário. A progesterona é sintetizada nas células lúteas.
Quais são as fases do ciclo estral?
— Diestro, Metaestro, Proestro (corresponde à limpeza da parede do útero, nas cadelas) e Estro (cio).
Descreva o ovário.
— O ovário é um órgão parenquimatoso, recoberto pela túnica albugínea e que abriga os óvulos, que são recobertos pelos folículos. Os folículos são rompidos na ovulação, liberando o óvulo e forma-se o corpo hemorrágico no ovário, o qual se torna o corpo albicans. O corpo lúteo preenche o vazio deixado pelo óvulo. O ovário dos equinos possui fossa ovariana e, por isso, esta espécie é a única que não possui bolsa ovariana.
Do que é composta a tuba uterina e a bolsa ovariana?
— A tuba uterina é um tubo muscular que capta o óvulo expulso do ovário (pelo óstio abdominal da tuba uterina). A tuba uterina é dividida em: infundíbulo, ampola (local da fecundação) e istmo. A bolsa ovariana é composta de mesossalpinge, mesovário e ovário.
Descreva o útero e suas particularidades.
— O útero é composto de três camadas: endométrio, miométrio e mesométrio. Em ruminantes, há projeções da mucosa denominadas carúnculas, que é onde será o ponto de fixação da placenta. Coelhas tem duas cérvix/cérvice/colo do útero, assim como, também, os coelhos tem um pênis duplo correspondente.
Descreva o oviduto.
— O oviduto é uma estrutura presente nas aves, composta de: infundíbulo, magno (produção da clara), istmo (produção da primeira membrana da casca), útero (produção da casca calcificada) e vagina.
Descreva a placenta.
— A placenta é um órgão temporário que possui características diferentes de acordo com a espécie animal. Pode ser difusa (suínos e equinos), zoonária (carnívoros), múltipla/cotiledonária (ruminantes) ou discoidal (humanos, roedores e primatas).
Glândulas vestibulares...
— ...
Córion...
— ...
O que é gubernáculo e qual sua relação com o canal inguinal? 
— ... 
Descreva onde ocorre a ejaculação e sua particularidade de acordo com a espécie relacionando função e estrutura anatômica.
— No cão, osso peniano, ejaculação do sêmen por gotejamento. Nos Suínos (?) a ejaculação tem um efeito “tampão” para que...

Outros materiais