Buscar

material aula de hje

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Escolas da Administração
Profª. Me. Izabela Leite Ribeiro Guimarães
Fundamentos de Administração e Economia 
Escola da Administração Científica
Principais autores: Frederick Taylor (1856-1915) e Henry Ford (1863-1947)
A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que as tarefas do cargo e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização.
Taylor
Taylor começou por baixo, junto com operários no nível de execução, efetuando um paciente trabalho de análise da tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los. 
Taylor publicou o livro Shop Management (1903) que em essência diz:
O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção;
Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris;
3
Taylor
3. Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas;
4. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida;
5. A Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico.
Taylor
Para Taylor, as indústrias de sua época padeciam de três males:
Vadiagem sistemática dos operários; desconhecimento pela gerência das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização; falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho.
Para sanar esses males Taylor idealizou a Administração Científica e propôs a Organização Racional do Trabalho: análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos; estudo da fadiga humana; divisão do trabalho e especialização do operário; desenho de cargos e tarefas; incentivos salariais e prêmios de produção; conceito de homo economicus; condições ambientais de trabalho, como conforto, iluminação etc; padronização de métodos e de máquinas e supervisão funcional.
Ford
Ford adotou uma abordagem revolucionária na fabricação de automóveis, utilizando princípios da administração científica. Após muito estudo, máquinas e trabalhadores foram colocados em sequência na fábrica de Ford de modo que um automóvel pudesse ser montado sem interrupções ao longo de uma linha de produção móvel. Utilizava-se energia mecânica e uma esteira para extrair o trabalho dos trabalhadores. Do mesmo modo, a fabricação das partes também foi radicalmente modificada. (Racionalização do Trabalho – Adam Smith).
Os custos caíram significativamente e o Modelo-T tornou-se o primeiro carro acessível a maioria dos americanos (custava U$500,00) e Ford dominou o setor por muitos anos.
Ford
Em 1914 Ford estabeleceu o salário-mínimo de 5 dólares por dia de 8 horas de trabalho, quando na maioria dos países a jornada era de 10 ou 12 horas.
Evidenciou, entre outros, os seguintes princípios:
1. Fazer as coisas da melhor maneira possível;
2. Distribuir com clareza as responsabilidades;
3. Escolher os servidores mais capazes, não importa a que preço;
4. Deduzir os juros na apreciação dos lucros;
5. Progredir sempre para não retroagir (em relação ao competidores que progridem).
Escola Clássica
Principal autor: Henri Fayol (1841-1925)
Esta escola amplia e supera a Escola Taylorista que dava ênfase à busca da eficiência atuando sobre as causas dos processos. Os tayloristas seguiram uma escala ascendente (do operário para o administrador) enquanto Fayol estudou inicialmente o administrador e, depois, o operário. Taylor estudou cientificamente o trabalho operário e as máquinas; Fayol enfocou o trabalho da gerência.
Fayol
Fayol trabalhava como presidente de uma empresa francesa de mineração e metalurgia, quando identificou, o que acreditava ser as funções essenciais da administração: Previsão, organização, comando, coordenação e controle.
Previsão e Planejamento: prever situações futuras e determinar as atividades a serem empreendidas, a fim de se obter os resultados desejados.
Organização: está relacionada com a forma como a estrutura organizacional está disposta, a fim de fornecer a lógica como são passadas e estabelecida a autoridade e responsabilidade, bem com, são dispostos os recursos da organização, para proporcionar a implementação dos planos estabelecidos.
Comando/Coordenação: estão relacionados com o processo de administração da força de trabalho por parte dos gerentes, com o objetivo de se obter a implementação dos objetivos e planos traçados. Este processo envolve: a comunicação eficaz, emprego de processos de recompensa e punição, comportamento gerencial, integração das atividades e outros processos. 
Controle: está relacionado ao monitoramento e avaliação dos resultados, em razão do que foi planejado e o que foi obtido.
Fayol
Outra contribuição significativa de Fayol foi os 14 Princípios Administrativos, para orientar o trabalho dos gerentes, a partir de certas capacidades e habilidades que podiam ser adquiridas através de treinamento, esta ideia acabou por levar aos programas de treinamento e educação gerencial, até hoje empregado pelas organizações empresariais.
Divisão de trabalho;
Autoridade;
Disciplina;
Unidade de Comando;
Unidade de direção;
Subordinação do indivíduo;
Remuneração;
Centralização;
Cadeia Escalar (hierarquia);
Ordem;
Equidade;
Estabilidade de pessoal;
Iniciativa;
Espírito de equipe.
Fayol
Fayol demonstrou que, qualquer que fosse a empresa e qualquer que fosse o seu fim, haveria apenas que observar 6 funções ou 6 grupos de operações destacadas. O objetivo, aqui, é distribuir os recursos humanos, financeiros e materiais, de forma que eles sejam aproveitados com eficiência. Não importa o que a empresa faça, seja grande ou pequena, ela deve estar distribuída por 6 vertentes, em 6 funções, a saber:
Operações Técnicas: compreendendo as atividades relativas à produção, à fabricação e à transformação. É naturalmente considerada como a função característica do empreendimento. Por exemplo: produzir sapatos;
b) Operações Comerciais: todas as atividades referentes às compras, vendas e trocas. Seu objetivo principal é prover o escoamento e a distribuição de tudo que as operações técnicas produzem. Exemplo: vender os sapatos;
Fayol
c) Operações Financeiras: procura a gestão de capitais. Cuida da gestão do capital próprio e de terceiros que o empreendimento tenha obtido. Em muitos casos uma má gestão das operações financeiras tem levado à quebra dos empreendimentos;
d) Operações Assecuritárias: proteção de bens, de coisas e de pessoas. Cuida da defesa do patrimônio físico, pessoal e tecnológico da empresa. Trata de reduzir os riscos de incêndios, roubos, acidentes no trabalho, ações judiciais, etc.;
e) Operações Contábeis: atividade de inventário e relatos econômicos. Ocupa-se dos registros sistemáticos das operações econômicas dentro da empresa;
f) Operações Escritoriais: ocupa-se do registro de atos administrativos (atas, contratos, etc), documentos (arquivo, biblioteca, etc), correspondência, mecanografia e outros serviços de natureza burocrática.
Escola Burocrática
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Max Weber
Max Weber – Sociólogo alemão se interessou por estudos relacionados à eficiência de diferentes tipos de estruturas gerenciais. Weber estudou as grandes estruturas que se mostraram eficientes na história como: o Império Egípcio, o Exército Prussiano, a Igreja Católica Romana e outras grandes organizações, a partir destas análises
desenvolveu a Teoria Burocrática, aonde fazia a descrição de uma organização eficiente ideal.
O modelo burocrático de Weber contempla tanto a diferenciação (pela divisão do trabalho e pela especialização) como a integração (pela hierarquia de autoridade, regras e regulamentos escritos) necessária para realizar um trabalho específico.
A burocracia de Weber coloca ênfase na racionalidade, na possibilidade de previsão, na impessoalidade, sendo este fator importante dentro da burocracia de Estado, aonde todos devem ser tratados de maneira igual.
As organizações burocráticas, segundo Weber devem apresentar as seguintes características: hierarquia de autoridade, regras e regulamentos formais; divisão de trabalho; seleção formal, impessoalidade e orientação de carreira.
Max Weber
Hierarquia de autoridade: a hierarquia demonstra a forma pela qual os superiores têm autoridade para dirigirem seus subordinados, o ato de dirigir deve promover a obtenção dos resultados desejados;
Regras e regulamentos formais: a elaboração de regras (procedimentos) formais asseguram uniformidade as ações desenvolvidas, bem como, maior controle no seu cumprimento;
Divisão de trabalho: o trabalho deve ser dividido em tarefas simples, proporcionando a execução eficiente e mais produtiva;
Seleção formal: a especialização é o critério primordial, todos os membros da organização devem ser selecionados com base em qualificações técnicas;
Impessoalidade: as regras e controles devem ser aplicados de maneira uniforme para todos dentro da hierarquia, evitando-se os privilégios e preferências pessoais; e
Orientação de carreira: os administradores são profissionais assalariados e devem seguir um plano de progressão da carreira dentro da organização.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais