Buscar

AULA 02 – AS TRÊS FASES DA ÉTICA EMPRESARIAL - RESUMO

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL – AULA 02 – AS TRÊS FASES DA ÉTICA EMPRESARIAL
ÉTICA EMPRESARIAL
Fase 1 – A era industrial 
1970 - Surge com ímpeto o tema da ética dos negócios ou, como definida pelos europeus, da ética das empresas.
1980 -O tema propaga-se pela Europa.
1990 - Propaga-se pela América Latina e pelo Oriente.
Questões com certo grau de complexidade, como:
Passaram a ter destaque, principalmente, no mundo reflexivo. Na verdade, um conjunto de dimensões que compõe o caráter de uma organização.
Adam Smith e Max Weber fizeram uma grande contribuição na era industrial ao garantir que existia uma conexão entre ética e empresa. Eles afirmaram que o sucesso empresarial seria alcançado quando a organização, dentro de sua estrutura, se preocupasse condições legais e morais.
Fase 2 – A era pós industrial
Em quarto lugar, novos desafios 
organizacionais levam a entender que a ética se fazia necessária na gestão.
Fase 3 – A era da informação 
Esta Ética Empresarial revitalizada depara-se com novos desafios, como a passagem da economia velha para a chamada nova economia e a era da informação.
Nesta era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial: integridade e transparência, para que haja viabilidade empresarial.
Na era da informação, uma coisa é patente: escândalos empresariais têm largos espaços nos veículos de comunicação, o que nos leva a reformular leis e, sobretudo, hábitos. 
A integridade e a transparência devem ser incorporadas ao caráter - das pessoas, do cidadão e da empresa. Somente assim haverá mudança de fato.

Continue navegando