Buscar

Questionário Unidade IV Projetos e Práticas de Ação Pedagógica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questionário Unidade IV Projetos e Práticas de Ação Pedagógica
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus sentimentos e sua cultura. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc.
“É possível dizer [...] que arte são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos: se não conseguimos saber o que é arte, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.” (COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Brasiliense, 1996, p. 8).
Diante do exposto pelo autor, assinale o que for correto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
 A definição de obra de arte varia no tempo e no espaço, porém a definição de arte como manifestação da atividade humana é a mesma em todas as sociedades no passado e no presente. Sob este ponto de vista, a arte deve interpenetrar o universo escolar.
	Feedback da resposta:
	 Gabarito: (b)
Comentário: a proposta do ensino de arte não pode deixar de assumir papel relevante no processo educativo, por ser um instrumento de conhecimento de si próprio e do mundo, uma atitude crítica e uma forma de ação para a transformação. Por isso, trazer para a escola as manifestações culturais e artísticas com movimento vivo, dinâmico e dialético é uma forma de nos apropriarmos de nossa identidade cultural, revivendo-a e reconstruindo-a continuamente.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo o Art. 5º da RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, o egresso (o professor que já está formado) do curso de Pedagogia deverá estar apto a: 
Assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Desenvolver seu próprio trabalho de maneira individualizada, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
 
	
	
	Feedback da resposta:
	Gabarito: (e)
Comentário: como tem sido amplamente discutido, o professor deve trabalhar nas instituições escolares de forma integrada, buscando articular o projeto político-pedagógico ao projeto de trabalho, criando uma conexão entre os saberes e todos os segmentos da comunidade escolar.
 
	
	
	
Segunda-feira, 14 de Agosto de 2017 11h08min22s

Outros materiais

Outros materiais