Buscar

Transporte Passivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O transporte passivo tem três tipos, osmose, difusão simples e difusão facilitada, que consiste na passagem de substâncias pela região lipídica da membrana plasmática, de um local de maior concentração para um de menor concentração ou, em outras palavras, a favor do gradiente de concentração. Esse evento tem como finalidade igualá-las, mas sem que haja gasto de energia. 
A difusão simples consiste na passagem espontânea de moléculas pequenas e/ou lipossolúveis, como as de água, gás carbônico e oxigênio, pela região lipídica da membrana plasmática, ou seja, não é necessário ajuda das proteínas.
Difusão facilitada ocorre quando íons e moléculas maiores que não são lipossolúveis, não conseguem passar a membrana rapidamente ou simplesmente não conseguem passar, este processo chama-se permeabilidade seletiva. Como não conseguem, ligam-se a proteínas que atravessam a membrana para que estas possam transportá-las de um local para o outro. É importante ressaltar que para cada tipo de substancia há uma proteína de passagem especifica. 
Já a osmose é caracterizada pela difusão de moléculas de água por meio de uma membrana semipermeável de um meio hipotônico para um hipertônico
Esses três tipos de difusão são imprescindíveis para a sobrevivência da célula e sua manutenção. Um exemplo é à entrada de gás oxigênio e a saída de gás carbônico de nossas células, feitas por difusão simples.
O outro processo é o transporte ativo que é quando a gasto de energia usada pelas células para transportar substâncias através de sua membrana plasmática. Há dois tipos de transporte: primário e secundário (acoplado), onde no secundário há o cotransporte e contratransporte.
 O processo de transporte ativo envolve uma proteína transportadora denominada bomba, que executa o transporte carregando uma substância, através da membrana celular, de uma área de menor concentração para outra de maior concentração. Além desta função, a proteína bomba age ainda como uma enzima, que por sua vez, realiza a quebra do ATP. Por expelir íons sódio (Na+) e introduzir íons potássio (K+), essa proteína também é conhecida como bomba de sódio-potássio (Na+ / K+), é através delas, que se torna possível manter uma baixa concentração de íons sódio no citosol, e, em contrapartida, uma maior concentração de íons potássio. 
No primário o transporte da partícula se realiza com hidrolise de ATP e ocorre contra o gradiente de concentração.
Já no secundário é quando uma substancia pega meio que carona com outra durante o seu transporte e ocorre contra ou a favor do gradiente de concentração. Há dois tipos de “carona” a contratransporte que é enquanto uma entra e outra sai da célula, sendo que uma é jogada contra o gradiente de conscentração a outra é jogada a favor, já no cotransporte ambas substancias estão fora da células e serão jogadas para dentro, sendo que uma entrará a favor e contra o gradiente de conscentração.

Outros materiais