Buscar

Física I P1A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��FOLHA DE QUESTÕES�NOTA:�������CURSO:����Ciclo Básico das Engenharias���PROVA:�DISCIPLINA:�PROFESSOR:�Data:��P1A�FÍSICA I�MARCELO DINIZ�27/09/11  ��Nº:�MATRÍCULA:�ALUNO:�TURMA:��������������� ��
ATENÇÃO: - É obrigatório conter o desenvolvimento das questões, á caneta azul ou preta;
- Todos os desenvolvimentos e cálculos deverão estar na folha de resposta. Não serão consideradas respostas em outra folha que não seja a folha de respostas.
- O uso de calculadora é permitido. O empréstimo da mesma durante a prova NÂO!
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	FORMULÁRIO:
	v = vo + at
	S = so + vt
	Ec = ½ mv2
	Fat = (.N
	EpG = mgh
	V = 2(rf = 2(r/T
	V2 = vo2 + 2a(S
	FR = m.a
	Ep = ½ k(x2
	V = ( . r
	EM = Ec + EP
	T = 2(/L
	S = so + vot + ½ at2
	T = 1\f
	Fc = mv2/r
	Fm = -k . (x
	( = 2(/T = (k/m)1/2
1- A figura mostra um carro vermelho e um carro verde que se movem um em direção ao outro. A figura é um gráfico do movimento dos dois carros que mostra suas posições Xoverde = 300 m e Xovermelho = 35,0 m no instante t = 0. O carro, verde tem uma velocidade constante de 20,0 m/s e o carro vermelho uma aceleração de 2,0 m/s2. Qual é a velocidade inicial do carro vermelho?
2- Um balão de ar quente está subindo a uma taxa de 12 m/s e está a 80 m acima do solo quando um tripulante deixa caiar um pacote. (a) Quanto tempo o pacote leva para atingir o solo? (b) Com que velocidade atinge o solo?
3- A posição de uma partícula movendo-se em linha reta é dada por x = 10t – 2t + (1/2)t2 no SI. A) Qual é a posição da partícula nos instantes t = 1,2,3 e 4s? B) Qual é o deslocamento da partícula entre os instantes t = 0 e t = 4s? C) Qual é a velocidade média para o intervalo de tempo compreendido entre os instantes? D) Construa o gráfico Vxt.
4- Um menino faz uma pedra descrever uma circunferência vertical com 2,0m de raio e com centro do solo, como mostra a figura. A corda se parte e a pedra é arremessada quando passa pela posição indicada. Sabendo que a pedra atingiu 2m acima do ponto em que foi lançada, determine:
a) o tempo gasto para atingir esta altura máxima, em relação ao solo;
b) a velocidade com que a pedra foi lançada;
c) a freqüência com que a pedra girava antes do lançamento ocorrer.
5- Duas rodovias se cruzam, como mostra a figura. No instante indicado, um carro de policia P está a uma distância dp = 80,0 m do cruzamento, movendo-se com uma velocidade escalar vp = 80 km/h. O motorista M está a uma distância dM do cruzamento, movendo-se com uma velocidade escalar vM = 100 km/h, quando percebe o perigo de colisão e passa a frear com 8m/s2. Qual deve ser o valor de dM para que os dois carros não colidam no cruzamento? 
vo
2,5m

Outros materiais