Buscar

BACIA DO RIO PARAGUAI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BACIA DO RIO PARAGUAI
BACIA HIDROGRÁFICA
O rio Paraguai, nasce em território brasileiro, nas Chapadas dos Parecis, no estado de Mato Grosso com o nome de "Paraguaizinho", e em um de seus trechos mais ao sul serve de demarcador de fronteira com a Bolívia.
 A foz do rio encontra-se no rio Paraná, sendo que a navegabilidade em suas águas é satisfatória próximo a Cáceres, Mato Grosso do Sul até a foz do rio Apa, delimitador da fronteira entre Brasil e Paraguai.
A bacia pode ser dividida em duas regiões:
A região de Planalto, que abrange terras acima de 200 m de altitude;
A região do Pantanal (no Paraguai, o pantanal local recebe o nome de "chaco"), de terras de menos de 200m de altitude;
 Predominam na área os biomas do Cerrado (região de Planalto) e do Pantanal.
HISTÓRIA
Rio Paraguai Seu nome é de origem guarani, e significa "um grande rio", e mais tarde o nome do rio batizou o país que hoje conhecemos como Paraguai.
A Região Hidrográfica do Paraguai, presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocupa uma área de aproximadamente 363 mil quilômetros quadrados no território brasileiro, onde residem mais de 1,9 milhão de pessoas. Essa região se estende pelos territórios da Argentina, Bolívia e Paraguai, formando a Bacia do Prata, que é a segunda maior da América do Sul.
MAPA DE SITUAÇÃO
O rio Paraguai é um curso de água da América do Sul que banha quatro países. Nasce no município de Alto Paraguai no estado brasileiro do Mato Grosso e banha também o estado do Mato Grosso do Sul, sendo afluente do rio Paraná. O rio, ao contrário da percepção popular comum, não define a fronteira Bolívia-Brasil, mas sim parte da fronteira Brasil-Paraguai e da fronteira Argentina-Paraguai
É de 1.398 mm, variando entre 800 e 1.600 mm, sendo os maiores valores observados nas áreas de Planalto. 
A vazão média do rio Paraguai é de 1.833 m³/s.
O rio paraguai possui 363.445 km² de extensão.
O rio paraguai passa só pelo território brasileiro.
1.887.401 habitantes, 1% da população do País, sendo 84,7% em áreas urbanas
Precipitação
É de 1.398 mm, variando entre 800 e 1.600 mm, sendo os maiores valores observados nas áreas de Planalto. O período chuvoso ocorre entre outubro e abril e a estiagem no restante dos meses. Evapotranspiração: A evapotranspiração total anual média é de 1.239 mm, ocorrendo os maiores valores no mês de agosto, quando é registrada a maior insolação.
Disponibilidade e Usos da Água:
A vazão média do rio Paraguai é de 1.833 m³/s (1% do total do País) (ANA, 2002c). Porém, há perdas no sistema devido à alta evapotranspiração potencial, concentrada principalmente no Pantanal, resultando em uma baixa vazão específica média (5 L/s/km²), e em contribuições negativas nas unidades hidrográficas do Baixo Cuiabá, Taquari, Negro e Nabileque.
PRINCIPAIS AFLUENTES
 rio São Lourenço
rio Taquari
rio Paraguai Mirim
 
rio Jaurú
rio Velho 
rio Sepotuba
11
Guerra do Paraguai
O rio Paraguai foi um dos principais palcos de uma das guerras mais sangrentas da América do Sul, a Guerra do Paraguai (1864 a 1870). Em suas águas ocorreram várias batalhas navais entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai).
Atividade econômicas
Atualmente, o rio é muito usado turisticamente, principalmente na região do pantanal mato-grossense. Em território paraguaio, ele é muito usado para a irrigação na agricultura e para a prática da pesca comercial.
 
Como é um rio com poucos acidentes geográficos, a navegação também é praticada (transporte de pessoas e carga). Esta ocorre, principalmente, no trecho final de seu percurso (entre o Paraguai e a Argentina).
 
CLIMA
Tipo Climático: Tropical de Savana
Temperatura: As temperaturas médias anuais variam entre 22,5 e 26,5 ºC, sendo novembro o mês mais quente (média de 27ºC) e julho o mês mais frio (média de 21ºC).
USO DOS PONTECIAIS
Geração de Energia: Pela sua configuração fisiográfica, a Região Hidrográfica não apresenta grande potencial para instalação de grandes usinas hidrelétricas. Atualmente existem 12 empreendimentos hidrelétricos instalados, totalizando 340.944 kW (0,05% do total do País) (ANEEL, 2002). A construção de cinco usinas termelétricas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, usando gás oriundo da Bolívia, irão aumentar a capacidade de geração de energia.
Aspectos Relevantes
Estabelecer diretrizes e implementar ações destinadas à contenção de queimadas e desmatamentos descontrolados. Adicionalmente, fiscalizar e incentivar a manutenção da faixa de vegetação das áreas de proteção ambiental laterais aos corpos d’água.
O uso inadequado do solo do Planalto (plantações de soja e criação de gado) aumentou o desmatamento, erosão e a contaminação por defensivos, causando o assoreamento e poluição de rios do Pantanal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando