Buscar

glossario divisão celular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE/CAMPUS CAMOCIM
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: BIOLOGIA GERAL
PROFESSOR: SERVIO QUESADO JR.
		GLOSSÁRIO DE BIOLOGIA
ANDREZA DA SILVA RODRIGUES FREITAS
BRUNO DOS SANTOS FELIPE
DÉBORA MARIA DA COSTA CARVALHO
FRABISO CARVALHO DA SILVA
FRANCISCA DAS CHAGAS MOREIRA SEGUNDO
JOSÉ LUCAS NICOLAU DE OLIVEIRA
LELIANE COSTA DOS SANTOS
MARIA CECILIA DA CRUZ JORGE
MARIA RIVANA FERREIRA DUTRA 
RAMILA PAIVA DA SILVA
REMINGTON PEREIRA DA COSTA
SILVANA BALICA DE SOUZA
CAMOCIM/CE
21/AGOSTO/2017
GLOSSÁRIO
C
CICLINA
É uma proteína responsável por se ligar a CDK e transferir um grupo fosfato para a proteína RB (retino blastoma) ativando a transição de G1 para S.
 CITOCINESE
Corresponde à divisão do citoplasma e da célula toda. A rigor, a citocinese normalmente se inicia no final da telófase, momento em que se pode perceber o início de um estrangulamento na região central da célula que está terminando sua divisão. Com a continuidade desse estrangulamento, a célula acaba por se separar completamente, o que caracteriza o fim da citocinese.
F
FISSÃO BINÁRIA
É o nome dado ao processo de reprodução assexuada dos organismos unicelulares que consiste na divisão de uma célula em duas, cada uma com o mesmo genoma da “célula-mãe”.G
G1 OU Gap2
É a primeira fase da interfase, onde a célula está em descanso e se preparando para a replicação do DNA. É nesse estado em que a célula recebe um estimula para iniciar o processo de duplicação e posteriormente a reprodução celular.
 G2 ou Gap2
É a última fase da interfase, é o momento em que a célula se prepara para a divisão celular. 
I
INTERFASE
É o momento em que a celular não está se dividindo e está se preparando para a divisão e faz parte do ciclo de divisão celular. É nesse estado que acontece a replicação de DNA. É dividido em G1, S e G2.
M
MITOSE X MEIOSE
São os meios responsáveis por reprodução celular nos organismos eucariontes.
MEIOSE
	
A meiose (sigla = R!) é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Ela é subdividida em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).
Na primeira etapa, também denominada de reducional, ocorre a diminuição do número de cromossomos. Na segunda, equacional, o número de cromossomos das células que se dividem é mantido igual aos das células que se formam.
MITOSE
A mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas. De forma geral, costuma-se dividir esse processo em dois momentos: o primeiro relacionado com a formação de dois núcleos e o segundo correspondente à citocinese (divisão do citoplasma). Contudo, ela é didaticamente detalhada em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
P
PONTO DE RESTRIÇÃO
É um ponto-chave de separação de estado de divisão celular. É nesses pontos que a célula “decide” se completa a divisão ou se interrompe o processo e, dependendo das condições.
PROTEINA Rb
É um supressor de tumor que tem o potencial de inibir o ciclo celular mas pode ser desativada pela fosforização no ponto em que o ciclo celular continua, passando pelo ponto de restrição.
Q
QUINASE DEPENDENTE DE CICLINA
É a proteína responsável por ativar o processo de divisão celular. È uma enzima que catalisa a transferência de um grupo fosfato do ATP para outra molécula. Acontece na transição do G1 para S.
 RE
REPLICAÇÃO 
É o processo de duplicação de uma molécula de DNA, fenômeno genético que assegura a autoduplicação das informações contidas nos cromossomos, especificamente nos genes. Esse processo ocorre durante a fase “S” da interfase.
SE
SEGREGAÇÃO
 
A separação de dois ou mais pares de genes alelos localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, para formação dos gametas. O principio para essa segregação tem suporte na anáfase I da divisão meiótica, instante em que ocorre o afastamento dos cromossomos homólogos (duplicados), paralelamente dispostos ao longo do fuso meiótico celular.
SINAL REPRODUTIVO
É o estímulo responsável por avisar a célula para ase multiplicar, que pode ser oriundo tanto no meio interno quanto do meio externo. A taxa reprodutiva de muitos procariontes responde ás condições ao ambiente. 
S ou SÍNTESE
É a segunda fase da interfase. É nessa fase e acontece a duplicação do material genético e encontramos cromátides irmãs ligadas e esperando a segregação para as novas células por mitose ou meiose.
QUESTÃO
Página: 204
Qual afirmação sobre os cromossomos eucarióticos não é verdadeira?
Às vezes consistem em duas cromátides.
Às vezes consistem apenas em uma única cromátide.
Normalmente possuem um único centrômero.
Consistem somente em proteínas. 
São claramente visíveis como corpos definidos sob o microscópio óptico. 
Resposta: D ( Consistem em DNA, nosso material genético)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando