Buscar

CONTABILIDADE APLICADA SLIDES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIDADE APLICADA
TRABALHO 6° SEMESTRE
 
INTRODUÇÃO
A contabilidade de custos, que é um ramo da ciência contábil, comumente utilizada em empresas industriais que tem por objetivo ajudar no controle e gerenciamento dos custos das organizações e fornecer informações importantes para a tomada de decisão.
Sua principal motivação é contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, transferindo conhecimentos, metodologias e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Meio Ambiente por meio da Capacitação de Educadores Ambientais, Educação Ambiental para Estudantes de Escolas Públicas e Educação Ambiental para Agricultores e Comunidades Rurais-Urbanas.
DESENVOLVIMENTO
Base de cálculos.
 Que é divido em Receita Líquida, Resultado Operacional e Folha de Pagamento.
Indicadores Laborais.
 Evidencia os gastos relacionados a Alimentação, Encargos sociais compulsórios, Previdência privada, Saúde, Segurança e medicina no trabalho, Educação, Cultura, Capacitação e desenvolvimento profissional, Creches ou auxílio creche e outros benefícios. 
 Indicadores Sociais: trata dos Tributos Sociais (Excluídos os Encargos Sociais)
 Tecnologias Desenvolvidas e Transferidas à Sociedade (TD) :evidencia os investimentos e separa os investimentos relacionados às atividades da empresa dos programas ou projetos transferidos a sociedade.
Lucro Social 
 Indicadores do Corpo Funcional descreve os números de empregados ao final do período, de admissões durante o período, de empregados terceirizados, de estagiários, de empregados acima de 45 anos, de mulheres, de negros e de portadores de deficiência ou necessidades especiais que trabalham na empresa, além do percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres e por negros.
 Usado para evidenciar outras informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial. Através de ferramentas da estatística a mais apropriada podemos analisar os dados dos cinco primeiros critérios que são números.   
LEI DA DESPESA PÚBLICA
É exigida anualmente e observadas as normas de execução orçamentária e de programação financeira do exercício, as unidades orçamentárias estarão em condições de utilizar seus créditos, dotações orçamentárias, tendo em vista a realização ou a execução da despesa. A despesa pública é executada em três estágios: Empenho, liquidação e pagamento.
 
 
EMPENHO
É o primeiro estágio da despesa. Segundo a lei 4.320/64, o empenho da despesa “é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição”. ( art 48) . O empenho é prévio, ou seja, precede a realização da despesa e está restrito ao limite de crédito orçamentário (art. 59). É vedada a realização da despesa sem prévio empenho. A formalização do empenho se dá com a emissão do pedido de empenho, pelos setores competente, e devidamente autorizados, no módulo financeiro. 
LIQUIDAÇÃO
É o segundo estágio da despesa. Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. É nesse estágio que se verifica se o contratante cumpriu o implemento de condição. A liquidação tem por finalidade reconhecer ou apurar- a origem e o objeto do que se deve pagar;-a importância exata a ser paga-a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.
  
PAGAMENTO
É a última fase da despesa. Esse estágio consiste na entrega de recursos equivalentes à dívida líquida ao credor, mediante ordem bancária. A emissão de ordem bancária será precedida de autorização do titular da unidade Gestora, ou de seu preposto, em documento próprio da Unidade.
DESPESAS PÚBLICAS
Pode ser definida como sendo o gasto ou o compromisso de gasto de recursos governamentais, devidamente autorizados pelo poder competente, com o objetivo de atender as necessidades de interesse coletivo prevista na lei do orçamento. Elaborada em conformidade como plano plurianual de investimentos, com a lei de Diretrizes Orçamentarias e com a LRF.
	DESPESAS PÚBLICAS EFETIVAS 
  São aquelas que, além de provocarem redução na situação liquida financeira (SPF), também provocam redução no Saldo Patrimonial (SPT). Ou seja, a Despesa Pública Efetiva é aquela em que os desembolsos ou comprometimentos de disponibilidades de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes, e por isto alteram a situação liquida patrimonial. Exemplo destas são os salários, aluguéis e energia elétrica.
DESPESAS PÚBLICAS NÃO EFETIVAS
são aquelas que , ao mesmo tempo em que 
 provocam redução da situação liquida financeira, provocam um aumento no Patrimônio Permanente. Ou seja,é aquela em que o desembolso ou comprometimento da obrigação, ou gerou um elemento no Ativo Permanente, e por isto não altera a situação liquida patrimonial. São exemplos destas despesas as relativas à aquisição de um Bem Móvel ou à amortização da Dívida Fundada.
DESPESAS CORRENTES
 
São aquelas resultantes da manutenção das atividades próprias do Estado, tais como custeio da estrutura administrativa o que não gera o aumento do patrimônio do Estado, contribuindo apenas para sua continuidade .Essas despesas podem ser prestadas diretamente ou indiretamente pela Administração Pública e estão vinculadas as despesas de custeio (despesas com material,pessoal,etc...
DESPESAS DE CAPITAL
 São aquelas que no momento da sua realização , não ocasionam a sua redução do patrimônio do ente, pois constituem fatos contábeis permutativos que se conectam ao conceito de investimento do setor público, pois estes gastos irão ser utilizados para aquisição ou constituição de bens de capital, criando, assim, a produção de novos bens e serviços. Despesas de capital são aquelas também cujo resultado será o aumento do patrimônio público e, assim da capacidade produtiva como um todo através de investimentos, inversões financeiras e transferência de capital.
CONCLUSÃO
Para o sucesso e perfeito funcionamento de qualquer empreendimento é necessário uma boa gestão empresarial, que permita executar o planejamento, a captação e gerenciamento de todos os recursos disponíveis sejam eles humanos, financeiros ou operacionais.
A gestão empresarial se aplicada eficientemente através de suas ferramentas é um ótimo auxilio ao administrador na tomada de decisão, a prática dessa função, pode evitar que haja perdas no empreendimento decorrentes do mau gerenciamento do dinheiro e ainda possibilita a maximização dos resultados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando