Buscar

2o. instrumento da 1a. avaliação - AFO 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) O são títulos públicos?
R: Títulos públicos são investimentos (ativos) de renda fixa, onde seu ganho pode ser calculado no momento da aquisição, ele é considerado de menor risco e conservador, diferente dos títulos variáveis (ações) que o retorno não pode ser calculado ou estimado durante o ato da aplicação. Os títulos são emitidos pelo governo Federal e são ativos de alta liquidez lançados no mercado através do Tesouro Direto. Ao comprar títulos públicos a pessoa empresta dinheiro para o governo brasileiro, que promove seus investimentos em setores indispensáveis para o crescimento do país como saúde, educação e segurança, onde o investidor espera futuramente receber um pagamento com juros em cima do que emprestou. Não existe um documento físico que represente o título, a garantia é dada através de um protocolo que é gerado a cada operação e o título que é adquirido fica registrado no CPF do investidor e pode ser consultado através do extrato no site do Tesouro Direto. 
2) O que é Tesouro Direto?
R: Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional em parceria com a BMF&F Bovespa para negociação de títulos públicos a pessoas físicas por meio da internet, democratizando o acesso às vendas desses títulos federais, permitindo aplicações de apenas R$ 30,00. Antigamente para as pessoas físicas investirem em títulos públicos somente era possível através de forma indireta, através de fundo de renda fixa que cobravam altas taxas de administração, principalmente em aplicações de baixo valor, diminuindo o interesse nesse tipo de negócios. Atualmente o Tesouro Direto é considerado uma opção de investimento de baixo custo e seguro, oferecendo boa rentabilidade e liquidez diária.
3) Quais são os tipos de Títulos negociados?
R: Os títulos negociados são divididos em duas categorias principais, os prefixados e os pós-fixados. Os títulos públicos prefixados são: Tesouro Prefixado (LTN) e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F). E os Títulos Pós-Fixados são: Tesouro Selic (LFT), Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal) e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B).
4) Quais são as principais características de cada Título?
R: Nos Títulos prefixados é possível saber a rentabilidade exata do título no momento da compra, dessa forma se sabe o valor certo que irá receber na data de vencimento do título. Por terem rentabilidade predefinida, seu rendimento é nominal, ou seja, é necessário descontar a inflação para obter o rendimento real da aplicação. 
Tesouro Prefixado (LTN): Título com taxa prefixada no momento da compra. Na data de vencimento o valor é recebido de uma só vez, ou na data que resolver vender o título antecipadamente, possuindo um fluxo de pagamento simples. A taxa básica de juros do país não tem implicação nesse título, uma vez que a mesma já foi fixada no momento da compra.
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F): É parecido com o LTN, por se tratar de um título com rentabilidade prefixada, mas a diferença esta na forma de como se recebe os juros. O pagamento dos juros é realizado semestralmente, o investidor recebe ao longo do período da aplicação, pagamentos semestrais que representam uma antecipação da rentabilidade contratada. E existe a incidência de imposto de renda (IR) sobre esses rendimentos.
 Os Pós-fixados são aqueles cujo valor é corrigido por um indexador, sendo a rentabilidade da aplicação composta por uma taxa predefinida no momento da compra do título mais a Selic (taxa básica de juros) ou pela variação do IPCA (índice de inflação).
Tesouro Selic (LFT): Título com rentabilidade diária vinculada à taxa de juros básica da economia (SELIC). O valor de mercado do título possui volatilidade muito baixa, evitando o risco de perdas no caso de venda antecipada, sendo indicado para um perfil mais conservador e também para quem não sabe exatamente quando precisará resgatar seu investimento. O pagamento é único e feito na data de vencimento do título ou de seu resgate. 
Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal): Título com a rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra. O pagamento é único e feito na data de vencimento. Ele proporciona rentabilidade real ao investidor, sendo uma taxa de juros prefixada e outra a variação da inflação (IPCA). 
Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B): Parecido com o NTN-B Principal, possui rentabilidade vinculada à variação do IPCA e acrescida de juros definidos no momento da compra. A diferença esta no recebimento dos juros que ocorre a cada 6 meses, o investidor recebe ao longo do período da aplicação pagamentos semestrais que representam uma antecipação da rentabilidade contratada. E existe a incidência de imposto de renda (IR) sobre esses rendimentos.
5) Como funciona a compra e venda de títulos públicos no Tesouro Direto?
R: Primeiro passo é possuir uma conta em uma instituição financeira e CPF, depois escolhe-se entre um banco ou corretora (agente de custódia) para intermediar as transações com o Tesouro Direto. Feito isso é necessário entrar em contato com a instituição financeira escolhida e solicitar o cadastramento para operações com o Tesouro Direto, fornecendo toda a documentação. Em seguida recebe-se uma senha provisória da BM&FBovespa para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto, em que são realizadas as operações de compra e venda, assim como consultas a saldos e extratos.
Deve-se trocar a senha provisória por uma nova que deverá conter entre 8 e 16 dígitos, composta por letras, números e caracteres especiais, ficando apto para começar a investir. É importante saber qual o título é mais adequado para o objetivo desejado, podendo utilizar a ferramenta Orientador Financeiro no site do Tesouro Direto. Não é preciso comprar um título inteiro, é possível adquirir frações do título desde que está fração respeite o valor mínimo para compra de R$ 30,00, onde a quantidade mínima é de 1% do valor de um título.
6) Por que investir em Títulos Públicos pode ser uma boa opção de investimento?
 R: Investir em Títulos públicos é uma boa opção, pois é um tipo de investimento com o menor risco de crédito da economia brasileira e com grande previsibilidade de retorno, liquidez diária, baixo custo e solidez de uma instituição enorme por trás. Alguns desses títulos possuem baixíssima volatilidade, enquanto outros podem apresentar oscilações de preço ao longo do tempo, porque a rentabilidade pode ser dimensionada de várias de formas diferentes, de acordo com o tipo de título.
Referências Bibliográficas:
Tesouro Nacional. Tesouro Direto. Disponível em: <http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto> Acesso em: 03/04/17.
Portal do Investidor. Títulos Públicos. Disponível em: <http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Investindo/Tipos_Investimento/Titulos_publicos.html>Acesso em: 03/04/17.
Infomoney. Tesouro Direto. Disponível em: <http://www.infomoney.com.br/tesouro-direto> Acesso em: 03/04/17.
UNIGRANRIO – Campus Nova Iguaçu
6º Período de Administração
Administração Financeira e Orçamentária II
1º Instrumento da 1ª avaliação de AFO II
Alunos: Aline Souza Nascimento
Fábio Souza Amaral
Luiz Felipe Barros Vilaça
Thais C. Arume de Oliveira
Rio de Janeiro
Abril/2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais