Buscar

CÁRIE OCULTA: CAUSAS, DIAGNÓSTICO E POSSIVÉIS TRATAMENTOS

Prévia do material em texto

CÁRIE OCULTA: CAUSAS, DIAGNÓSTICO E POSSIVÉIS TRATAMENTOS
CAVALCANTI, A.M.F1.; SILVA, T.D.S2. & COSTA, R.V.M1.; BATISTA, R.C.S¹.; ARRUDA, C.V.B¹. SILVA, T.D.S2
1Graduando em Odontologia FACOL; 2Docente Núcleo de Saúde FACOL 
INTRODUÇÃO
A cárie oculta pode ser definida como um tipo de cárie que se desenvolver na dentina, sem que o esmalte seja danificado visualmente. (CORBELLINI, CARVALHO, LIMA-ARSATI, 2009; DE JEAN et al., 2009). De etiologia desconhecida a cárie oculta vem sendo estudada por diversos pesquisadores como Hyatt (1931) que descreveu como uma cavidade pode chegar a progredir em profundidade, a partir de estruturas como sulcos e fissuras, sem deixar evidências clinicas. Podendo ser denominada como síndrome do flúor ou cárie escondida, as lesões em dentina podem ser visualizadas a partir de radiografias interproximais, em que visualmente o esmalte oclusal encontra-se sadio ou minimamente desmineralizado (CONSOLARO, 1996).
Tendo em vista que essas lesões têm um avanço silencioso e muitas vezes não são vistas nos exames clínicos rotineiros, este trabalho visa uma revisão literária com intuito de alertas aos cirurgiões dentistas a importância de radiografias interproximais em exames clínicos de rotina mesmo que o paciente não demonstre sinais de cárie. 
OBJETIVOS
Desenvolver uma pesquisa baseada em artigos científicos relacionados a artigos publicados que possam contribuir para o tema numa análise Analisar e discutirssão de os fatores que causam ao paciente a cárie oculta, incluindo assim o diagnóstico, o tratamento e possíveis prevenções.
MATERIAL E MÉTODOS
A pesquisa descritiva que ora se inicia, faz um resumo sobre o tema cárie oculta mostrando de forma sucinta as causas, forma de diagnóstico e um possível tratamento. Realizada através de uma revisão literária os dados foram coletados e analisados de forma comparativa a partir de artigos já publicados e revistas digitais.
O presente estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, descritiva que se fundamenta na tentativa de buscar a definição da cárie oculta, buscando os fatores que levam ao desenvolvimento desse problema, os métodos de diagnóstico e preventivo, além de adquirir conhecimento a partir do empenho pela busca de informações já produzidas e catalogadas em artigos, livros, revista eletrônica, entre outros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Cárie é uma doença infectocontagiosa, multifatorial, que atinge a estrutura dentária ocasionando lesões. Atualmente, com o avanço da ciência é possível diagnosticar diversos tipos de cárie, dentre elas temos a cárie oculta, que vem atingindo grande parte da população .(PRAKKI et al., 2002; SANTOS et al., 2003; BRASIL, 2003; CORBELLINI, CARVALHO, LIMAARSATI, 2009; ARAÚJO et al., 2010).
De acordo com (FERNANDES. C. F, 2015) a cárie oculta é definida como lesões na dentina sob superfície do esmalte, que aparenta estar saudável ou minimamente desmineralizado, o que torna o seu diagnóstico difícil.
As bactérias atravessam rapidamente o esmalte, chegando à dentina, deixando-a amolecida e devido ao seu difícil diagnóstico, muitas vezes a lesão cariosa atinge a polpa, sendo necessário recorrer para um tratamento endodôntico. (CORBELLINI, CARVALHO, LIMA-ARSATI, 2009; DE JEAN et al., 2009).
A cárie oculta não possui uma causa bem definida, mas existem as possíveis causas:
- Ddefeitos na estrutura dentária, como a cárie oculta atravessa o esmalte dentário, a deficiência na sua estrutura facilitará a penetração das bactérias, deixando o dente mais suscetível ao aparecimento da cárie oculta .(PRAKKI et al., 2002; CORBELLINI, CARVALHO, LIMA-ARSATI, 2009; DE JEAN et al., 2009). 
- Ddieta, excessiva ingestão de carboidratos fermentáveis (sacarose)açúcares. (CORBELLINI, CARVALHO, LIMA-ARSATI, 2009; DE JEAN et al., 2009).
- má higiene bucal.
Devido a sua difícil identificação, o diagnóstico da cárie oculta não pode ser feito apenas através do exame clínico visual, sendo necessário o uso de métodos complementares como a radiografia interproximal. (Mestriner, 2006)
Após ser diagnosticado, esse tipo de lesão deve ser tratado preservando o máximo da estrutura sadia do dente (PEREIRA, 2008). A técnica da réplica oclusal individual de acrílico vem sendo empregada nestes casos, pois permite uma cópia da face oclusal, eliminando a fase da escultura e minimizando os desgastes nas estruturas circundantes à restauração, além de ser uma técnica rápida, de baixo custo e de fácil execução (GUIMARÃES e REIS, 2004; PEREIRA et al., 2008; SUSIN et al., 2008); logo, uma técnica que pode substituir as clássicas técnicas restauradoras por apresentar essas vantagens.
Para evitar esse tipo de lesão faz se necessário que haja uma visita regular ao dentista, uma boa higiene oral e evitar o consumo excessivo de carboidratos açucares como por exemplo a sacarose, que proporciona uma grande suscetibilidade a doença cárie.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Mostrou-se que a cárie oculta corresponde a um tipo de cárie que se desenvolve na dentina, onde o esmalte está visualmente saudável.
Pontuou-se a complexidade em fazer o diagnóstico da cárie oculta, sendo o diagnóstico apenas através do exame radiográfico interproximal.
Apresentou-se que a melhor forma para o tratamento desse tipo de lesão é a remoção da dentina cariada, e aplicação de um material restaurador.
Conclui-se que essas lesões tem uma progressão silenciosa, não vista apenas com o exame clínico visualmente, tornando imprescindível o uso das radiografias interproximais como método complementar para o diagnóstico da cárie oculta, facilitando assim o tratamento e evitando a progressão da lesão, que posteriormente poderia atingir a polpa. 
A cárie oculta é um tipo de cárie que provoca danos há dentina ao qual o esmalte é danificado minimamente. De etiologia desconhecida, mas podendo ser relacionada ao uso excessivo de flúor, e a má formação do esmalte muito ainda vem sendo discutido a respeito da cárie oculta. Tendo como tratamentos, a remoção do esmalte e do tecido cariado do dente que em seguida deve ser restaurado. 
É imprescindível, que as radiografias interproximais sejam realizadas em exames clínicos de rotina mesmo que o paciente apresente uma boa higiene bucal, pois está auxiliará na identificação de cáries em dentes que aparentam está bem. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CONSOLARO, A. Cárie Dentária: e correlações
clínico-radiográficas. São Paulo: Consolaro, 1996.
CORBELLINI, C.; CARVALHO, A.S.; LIMA-ARSATI, Y.B.O. Diagnóstico e tratamento da cárie oculta: relato de caso clínico. Revista Saúde. 2009.
FERNANDES, F.C. Cárie oculta: saiba mais sobre o problema, como diagnosticar e tratar. Rio de Janeiro, 2015.
GUIMARÃES, R.; REIS, R. Reconstrução da morfologia oclusal através da técnica da matriz individual de acrílico. Rev Ibero-am odontol Estet Dent, v. 3, n. 10, p. 154-9, 2004.
MESTRINER, S.F; PARDINI, L.C; MESTRINER, W.Jr. Impact of the bitewing radiography exam inclusion on the prevalence of dental caries in 12- year-old students in the city of Franca, São Paulo, Brazil. J Appl Oral Sci. 2006.
PEREIRA, R.F; GOMES, H. Lesão de cárie oculta: restauração utilizando a técnica da matriz oclusa. Revista INPEO de Odontologia, v.2, n.1 p 1-76, Cuiabá, 2008.
PRAKKI, A.; CAMPOS, B.B.; REGALADO, D.; BRESCIANI, E.; CAMPELOZZA, A.L. Cárie oculta: uma visão atual. Salusvita. 2002.
CONSOLARO, A. Cárie Dentária: Histopatologia e correlações
clínico-radiográficas. São Paulo: Consolaro, 1996.
GUIMARÃES, R.; REIS, R. Reconstrução da morfologia oclusal através da técnica da matriz individual de acrílico. Rev Ibero-am odontol Estet Dent, v. 3, n. 10, p. 154-9, 2
PRAKKI, Anuradha et al. Cárie oculta: uma visão atual. Salusvita, Bauru, v. 21, n. 1, p. 67-76, 2002.
FERNANDES, F.C. Cárie oculta: saiba mais sobre o problema, como diagnosticar e tratar. Rio de Janeiro, 2015

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes