Buscar

apanhado de Intituições de direito

Prévia do material em texto

Instituições de Direito
1-A Constituição Federal prescreve inúmeros direitos e garantia fundamentais em seu art. 5°. Tratam-se daqueles direito inalcançaveis por lei inferior. Nos últimos 50 anos, o povo brasileiro enfrentou uma série de restrições de liberdade.... Em relação ao acima aludido, assinale a alternativa correta, de acordo com tais garantias salvaguardadas pela Constituição:
E) Todas as alternativas estão corretas.
2- A Constituição Federal Brasileira adotou a separação dos poderes. São poderes do Estado brasileiro, exceto:
R: C) Poder moderador
3-Ao afirmar que uma norma constitucional é uma clausula pétrea, estamos afirmando que:
R: B) Ela é imutável e só pode ser alterada se outra constituição for criada..
4-As fases da licitação são. Exceto:
R: C) Edital
5- A subdivisão da classificação dos direitos e garantias fundamentai é , exceto:
R: E) Direito moderador
6-De acordo com o previsto no art. 60, parágrafo 4º da CF/88, qual das alternativas a seguir Não Faz parte das chamadas “Cláusulas Petreas”?
R: C) O transporte particular
7-João é carregador de feira livre. Trabalha diariamente para a mesma barraquinha. Recebe salário, tem horário a cumprir e recebe ordens de Pedro, o vendedor de frutas. Um dia Pedro, sem qualquer justificativa, dispensa João dos seus serviços, alegando que nada deveria pagar, uma vez que não se trata de relação trabalhista, mas uma simples prestação de serviços e que, por este motivo, nunca o registrou. Sobre o texto assinale a alternativa correta:
R: A) De acordo com a CLT, João era empregado e, portanto, possui direito ao registro em carteira, bem como todos os direitos trabalhistas.
8-Matéria veiculada no jornal folha de São Paulo, em 20 de fevereiro de 2011, sobre corrupção, menciona: crime organizado só existe com a participação da policia. Essa é a avaliação do sociólogo Claudio Beato, diretor do crisp (Centro de estudo em criminalidade e segurança pública) da UFMG.
Para ele a corrupção no Rio de Janeiro tem “raízes históricas” e é “bobagem” crer em policiais “anjinhos” enquanto a sociedade brasileira convive com escândalos de corrupção. Beato diz que o Estado precisa de ações mais rígidas contra o desvio policial, como foi feito nos Estados Unidos, e defende corregedorias independentes. Acerca dos poderes e deveres do administrador público, é incorreto afirmar que tem:
R: D) O principio da legalidade não atinge a administração pública, pois pode a administração alterar os métodos dispostos em lei para o seu trabalho caso cada órgão encontre a maneira mais eficiente de realizar sua função
9-Não é agência reguladora:
R:E) Comissão de valores mobiliários
10-Não é considerado fonte de direito:
R:A) O mandado de injunção
11-No inicio de 2010, a Toyota convocou milhões de consumidores para solucionar um defeito no acelerador de alguns modelos de carro por ela fabricados. Não é o primeiro recall que a empresa precisa realizar como forma de se redimir perante sua clientela e evitar maiores prejuízos aos mesmos e até à sua reputação. No que tange à responsabilidade do fabricante, construtor, produtor ou importador por vícios do produto, e observando os preceitos do Código de defesa do consumidor, assinale a alternativa correta:
R: E) Caso o produto colocado no mercado apresente defeito de fabricação, serão responsabilizados independentemente de serem fabricantes ou não do produto.
12-Nos contratos de consumo celebrados dentro do estabelecimento comercial, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento no prazo de:
R: E) Nenhuma das alternativas está correta.
13- O artigo 482 da consolidação das leis do trabalho (CLT) abarca a possibilidade da dispensa do empregado por justa causa. A justa causa é modalidade de demissão que caracteriza cessamento de direitos do empregado devido a uma conduta praticada por estes que venha prejudicar a empresa de alguma forma. Assinale a lternativa que não contempla a possibilidade de justa causa constante no artigo citado.
R: D) Condenação criminal do empregado, não passado em julgado.
14-O código de defesa do consumidor estabelece:
R: E) A política nacional das relações de consumo, um conjunto de medidas destinadas à proteção do consumidor no mercado de consumo, composta por objetivos princípios e instrumentos.
15- O Constituinte brasileiro, ao promulgar a constituição federal de 1988, recepcionou e criou remédios para que o sistema legal se resguardasse de possíveis abusos legais á constituição. Entre estes remédios, podem se destacar as chamadas ações constitucionais, como: Mandado de segurança, habeas data, habeas corpus, mandado de injunção e ação popular. Estas ações tem identidade com o respeito ás individualidades do ser humano, aos direitos sociais consagrados internacionalmente, e ao Estado Democrático de direito. Assinale a alternativa correta:
R: E) Todas as alternativas estão corretas
16-O jornal folha de São Paulo de 23 de Abril de 2010 menciona “Em meio a confusão e as incertezas do leitão da Usina de Belo Monte, as empreiteiras que desistiram ou que foram derrotadas na licitação, como a Andrada Gutierrez, já viram os olhos para outros dois projetos bilionários do governo na área de energia: as usinas do rio teles pires, em Mato Grosso, e as do rio tapajós, no Pará, que devem ser licitados até o fim do ano, juntas as obras nas duas regiões equivalem a uma belo monte... “Acerca das licitações, quais as modalidades previstas na Lei n°8.666/937
R: A) A concorrência
17-O supremo Tribunal Federal é a corte constitucional, responsável.
R:A) Pelo último pronunciamento do poder judiciário Brasileiro.
18-Os direitos básicos do consumidor são, exceto:
R: C) Responsabilidade subjetiva
19-Para compreender uma ciência, é fundamental conhecer as suas fontes. A ideia de estudar as fontes do direito tem como objetivo compreender a origem das normas jurídicas. Ensina Martins que “O estudo das fontes do direito pode ter várias acepções, como sua origem, fundamento e validade das normas jurídicas e a própria exteriorização do direito”, Das alternativas abaixo, qual Não representa uma fonte de direito?
R: E) Coerção
20-Para fins principalmente didáticos, o direito brasileiro foi dividido primeiramente em dois grandes grupos. O direito publico e o direito privado. Entende-se por direito público aquele que visa resguardar o direito da coletividade cidadã, enquanto o direito privado regula relações de caráter individual e interpessoal. Desta forma, assinale a alternativa que contenha as figuras corretas sobre o direito publico e privado:
R: E) O direito civil é um ramo do direito privado
21-Poder constituinte significa o poder de criar ou modificar uma constituição. Chama-se poder Constituinte originário aquele que tem competência para criar uma constituição e derivado, o de modificar (emendar) parcialmente a constituição.
O poder constituinte originário, no dizer de Kelson apud Bastos (1990, p.26). “se apoia na norma básica fundamental, que não é uma norma legal positiva (posta), mas uma norma pressuposta”. Segundo a doutrina nacional, a nossa constituição federal é tida como rígida em razão de:
R: E) Ser modificada somente se observados os requisitos de maior solenidade, como o quorum de maioria absoluta para a votação da emenda e a necessidade de votação nas duas câmaras.
22-Possuem natureza de pessoa jurídica de direito publico interno, exceto:
R: D) As fundações
23-São princípios contratuais, exceto:
R: A) Extorção
24-São modalidades de licitação, exceto:
R: B) Doação
25-São órgãos do poder judiciário, exceto:
R:C) Tribunal de contas.
26-São defeitos do negócio jurídico, exceto:
R:E) Doação
27-Uma empresa identificou um fornecedor de matéria-prima, firmando um contrato no qual obrigou-se a entregar os produtos e efetuar os pagamentos com periodicidade semanal. O contrato foi executado por dois anos e três meses. Ocorre que, diante de uma situação absolutamente imprevisível, tornou-se impossível para o fornecedor de matéria-prima a continuidade do contrato. Sobre o casorelato, assinale a alternativa correta:
R: E)O fornecedor pode rescindir o contrato com fundamento na teoria da imprevisão.
Discursivas:
1-Ao Longo da história, os povos desenvolveram inúmeras vias de controle de constitucionalidade. No Brasil, praticamente todas as formas foram admitidas e contempladas no direito positivo pátrio, a partir de previsões táticas, legitimidade e competências diversas. Indique os sistemas de controle admitidos no direito brasileiro, explicando as hipóteses de cabimento e previsão daquelas realizadas no âmbito do poder judiciário.
Resposta: São proposto 3 tipos de controle de constitucionalidade
Controle jurídico – É o controle feito por qualquer juiz ou tribunal, geralmente efetuado a posteriori, e nas hipóteses de controle concentrado, normalmente centralizado no órgão de cúpula do poder judiciário
Controle político – considera-se por órgãos do poder legislativo ou do executivo, bem como o controle efetuado pelos órgãos distintos dos 3 (três poderes, como o conselho constitucional francês.
2- Cite os instrumentos da democracia direta.
R: Representação, voto, bloqueio, plebiscito referendo, plebiscito de Destituição, iniciativa popular.
3-Conceitue o fornecedor nos termos do código de defesa do consumidor, dando exemplos de fornecedores.R: Segundo o artigo 3º do CDC, é toda a pessoa jurídica ou física, pública ou privada, nacional ou estrangeira, ou antes despersonalizados que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação e distribuição.
4-Explique a evolução dos direitos fundamentais á luz da dicotomia direito natural/ direito positivo.
R: Os romanos distinguiam o Ius Civile, direito do cidadão romano, dos jus gentium, direitos dos estrangeiros residentes do Império Romano depois os distinguiram dos jus naturale tendo por fonte a natureza. Esta dicotomia atingiu maior expressão no século XIX. Durante o século XIX, o positivismo de inspiração comtiana alcançou ampla repercussão no âmbito do direito, colocando-se em posição antagônica ao Just naturalismo.
A existência de um direito inerente a natureza do homem surge a partir do século XVII, XVIII, fruto da laicização e racionalização ocorrido em países em regra.
5-O que são sociedades de economia mista? Cite exemplos.
As empresas públicas e as sociedades de economia mista são EMPRESAS ESTATAIS, isto é, sociedades empresariais que o Estado tem controle acionário e que compõem a Administração Indireta. Sociedade de Economia Mista é Pessoa Jurídica de Direito Privado, constituída por capital público e privado, por isso ser denominada como mista. são exemplos de sociedades de economia mista a Petrobras, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e a Eletrobras
6-O contrato Faz lei entre as partes e pode ser realizado de forma quase instantânea ou demandar algum tempo no curso de suas fases. Para o seu cumprimento, a lei prevê a inserção de cláusulas contendo garantias contratuais; na hipótese de execução defeituosa, o Direito prevê ações especificas. Indique e explique as fases de formação dos contratos, mencione as garantias contratuais previstas na Lei civil e discorra sobre as ações cabíveis nos casos de cumprimento defeituoso.
R: Negociação preliminar, Proposta, Aceitação, Conclusão. É a cláusula que estipula pena ou multa para a parte que descumprir a obrigação ou retardar o seu cumprimento. Ela tem por função servir como um meio de coerção, a fim de induzir o devedor a cumprir o contrato. Fixa antecipadamente o valor das perdas e danos devido à parte inocente, no caso de inexecução do contrato pelo outro contratante. Podendo ser de natureza compensatória ou moratória.
7-O direito do consumidor representa ramo novo do direito brasileiro, formado a partir da evolução da teoria contratual civilística e permeado pelo principio da função social do contrato, na pratica caracterizado pela intervenção do Estado em favor da parte menos favorecida, o hipossuficiente. A caracterização da relação de consumo, entretanto, nem sempre é clara e imediata, pois possui marcante proximidade de identidade com os contratos civis e mesmo os empresariais, demandando atenta observância de alguns elementos.Indique e explique os elementos essenciais que caracterizam a relação de consumo e sua consequente submissão ao código de defesa do consumidor.
R: Os elementos são o fornecedor, o consumidor, o produto ou serviço e sua destinação. Quando tais elementos estiverem presentes, caracterizar-se-á a relação de consumo. Se houver a falta de um desses elementos não há relação de consumo, daí aplica-se o direito civil/comercial.
8-Todas as relações contratuais estão sob a égide do código de defesa do consumidor?
R: Apenas as relações de consumo, as demais relações contratuais privadas permanecem sob a égide do direito civil ou empresarial. 
9-Trace a diferença entre atos administrativos vinculados e discricionários.
R: Vinculado: A administração é obrigada à determinada conduta previamente estabelecida por Lei.
Discricionário: é aquele que o direito concede a administração de modo explicito ou implícito, para a prática de atos administrativos com liberdade de escolha de sua conveniência.

Continue navegando