Buscar

GABARITO - UNIDADE III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO
UNIDADE III
1. D
2. D
3. B
4. C
5. C
6. C
7. C
8. E
9. B
10. C
COMENTÁIOS
UNIDADE III
1. a evidência fica a cargo da afirmação acerca da neutralidade, que se refere ao princípio da impessoalidade, segundo o qual não deve haver discriminações sem que haja a justificativa de interesse público.
2. Moralidade: trata de obedecer não somente a lei jurídica, mas também o código de ética da própria instituição, ou seja, o administrador público precisa seguir padrões éticos. Impessoalidade: aborda tanto a atuação impessoal, que objetiva a satisfação do interesse coletivo, quanto à própria administração pública. Legalidade: significa que a administração pública está sujeita aos princípios legais, ou seja, às leis ou às normas administrativas contidas na Constituição. Publicidade: diz respeito à divulgação oficial do ato para conhecimento público. Eficiência: exige que a atividade administrativa seja exercida de maneira perfeita, com rendimento funcional.
3. o poder de polícia deriva do poder de império do Estado sim, mas não pode ser delegado, ou seja, transferido a pessoas jurídicas de direito privado, pois se trata de uma atividade privativa. As demais assertivas estão corretas.
4. menor preço, melhor técnica, maior lance são os critérios de julgamento das licitações, sendo que o maior lance é específico da modalidade leilão, ou seja, a venda de bens que são considerados inservíveis pela administração. As modalidades, conforme a Lei 14.133/21, são: concorrência, pregão, leilão, diálogo competitivo e concurso.
5. as sociedades em comandita têm duas categorias de sócios, com deveres e responsabilidades distintos: os comanditários e os comanditados. Os sócios comanditários são aqueles que respondem de forma limitada (apenas até o valor de suas quotas) pelas obrigações da sociedade e podem ser pessoas físicas ou jurídicas que contribuem apenas com capital subscrito, ou seja, apenas com o valor que consta do contrato social (art. 1.045 ao 1.051, do Código Civil). Em outra mão estão os sócios comanditados, que são pessoas físicas que respondem solidariamente e de forma ilimitada pelas obrigações sociais, podendo contribuir com capital e trabalho, mas seu patrimônio pessoal responde pelas obrigações sociais.
6. conforme o art. 966, do Código Civil:
“Art. 966 Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.” Assim, as afirmativas II e III são falsas.
7. conforme previsto no art. 44, do Código Civil (CC):
“Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:
[...]
VI - as empresas individuais de responsabilidade limitada. 
Registre-se que com o surgimento da EIRELI houve a criação de um novo ente, que irá assumir os direitos e obrigações da atividade empresária.
Importante ressaltar que a EIRELI não tem natureza jurídica de sociedade empresária, ao contrário do que muitos podem imaginar, mas trata-se de uma nova categoria de pessoa jurídica de direito privado, que também se destina ao exercício da empresa. Tanto que a Lei 12.441/2011 incluiu "as empresas individuais de responsabilidade limitada" no rol de pessoas jurídicas de direito privado do art. 44 do Código Civil.
Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.”
8. a economia, embora esteja relacionada à atividade econômica, com ela não se confunde, pois não tem a intenção de lucro. A economia é dividida em dois grandes ramos: a microeconomia, que estuda os comportamentos individuais; e a macroeconomia, que estuda o resultado agregado dos vários comportamentos individuais.
9. no caso da questão, até o momento da aquisição, Fernanda era a empresária, o armarinho era a empresa e o imóvel de propriedade de Fernanda, dentre outros bens utilizados, era o estabelecimento. Conforme estabelece o art. 966, do Código Civil, “considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. Dessa maneira, observa-se que há alguns elementos a serem considerados na caracterização da figura do empresário (seja este empresário individual ou sociedade empresária). São eles: o exercício “profissional”; atividade econômica; organizada; para a produção ou circulação de bens ou de serviços. Essa terceira expressão (organizada) pressupõe que o empresário é aquele que articula fatores de produção (capital, mão de obra, insumos, tecnologia), coordenando tais fatores, supervisionando-os. Portanto, Fernanda qualificou-se como empresária, em nome próprio e por conta própria, até o trespasse.
10. os atos administrativos possuem os seguintes atributos: a) Presunção de legitimidade e veracidade; b) Imperatividade, pois se impõem aos seus destinatários, independentemente de sua concordância; c) Autoexecutoriedade, podendo a Administração como regra executar suas decisões, sem a necessidade de submetê-las previamente ao Poder Judiciário.

Continue navegando