Buscar

Apol 01

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
De acordo com o modelo das Cinco Forças de Porter, podemos dizer, corretamente, que a estratégia de enfoque é utilizada quando:
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	as empresas planejam usar suas competências essenciais para atender às necessidades de um determinado segmento ou nicho da indústria, em detrimento de outros;
Você acertou!
A resposta refere-se ao segundo parágrafo do tema 04 da rota 01.
	
	B
	as empresas planejam atender a maior gama de mercados possível;
	
	C
	as empresas perderam uma fatia considerável de mercado e pretende explorar mercados novos;
	
	D
	as empresas decidem investir e novos produtos e novos mercados;
	
	E
	todas as alternativas estão erradas.
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado nas rotas e no material disponível no livro, e reportando-se aos fundamentos da visão empresarial, escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Ferramenta de gestão que otimiza a distribuição das ideologias dos sócios, permitindo sequência correta de atividades, bem como de alocação das pessoas que irão desenvolver estas tarefas, é fator preponderante para a eficácia dos resultados empresariais.
	
	B
	Deixa claro que um conceito mais amplo, que pode ser definida como ação operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista”.
           
Você acertou!
Letra B
COSTA (2007, p.35) ao definir a visão deixa claro que o conceito é amplo, mas que pode ser definida como um “ conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista”.
 
	
	C
	Estratégia de ação que corresponde ao arranjo dos diversos pontos de vistas dos diversos sócios de uma organização, envolvendo além do lucro, a preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho
	
	D
	Estratégia de ação de representação ideológica mais utilizadas nas empresas e com ele se busca traduzir e mostrar de forma diferenciada, não apenas textual, as diversas formas e maneiras que traduzem como as coisas acontecem dentro de uma organização.
      
	
	E
	Procedimento de atuação estratégica que determina como se dá a representação ideológica da estrutura formal de uma organização empresarial, considerando sempre a hierarquia e as relações entre as suas unidades.
Questão 3/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Segundo Porter, três decisões estratégicas podem ocorrer em uma indústria. Analise as proposições abaixo:
I. integração vertical;
II. grande expansão da capacidade;
III. entrada;
IV. saída.
Assinale a alternativa que contém as três decisões estratégicas de Porter:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III
Você acertou!
A resposta refere-se ao primeiro parágrafo do tema 04 da rota 01.
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	III, IV e I
	
	D
	IV, I e II
	
	E
	Todas as alternativas estão erradas.
Questão 4/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A análise de cenários visando a adoção da ação e mentalidade estratégica, bem como a transformação estratégica e a identificação do diagnóstico estratégico é fundamental para a tomada de decisões estratégias com vistas a execução e implementação do processo estratégico.
A respeito da análise de cenários indique, dentre as alternativas abaixo, a única alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	A análise prospectiva funciona como resultado originado da análise de outras ações cujas premissas são antecipadamente verdadeiras e que mediante a analise delas se permitir concluir com a construção de um resultado logico, validando as hipóteses das outras ações mencionadas.
	
	B
	A lógica intuitiva parte do princípio da busca de diversos possíveis e futuros cenários, a partir de horizonte temporais específicos e tem como proposito definir estratégias capazes de favorecer a organização em função das probabilidades de ocorrência dos fatos prospectados, ou previstos, e, também, de outra forma, permitir a organização se preparar para enfrentar situações e acontecimentos que podem ser previstos dentro da sua área de ação e competência, ou mesmo fora da sua área de ação e competência, mas que podem produzir efeitos no seu ambiente organizacional.
	
	C
	Criação do método de Análise lógica de cenários prospectivos vê o enfoque do efeito de determinados eventos nas tendências das variáveis analisadas, em um dado período de tempo, diferentemente do que ocorre com a Lógica dos impactos tendenciais que procura perturbações e rupturas de tendências.
	
	D
	A identificação de cenários é pratica desenvolvida há muitos anos, haja vista, por exemplo, a estória da própria função estratégica utilizada pelos exércitos e por outras formas de atuação que requerem, antecipadamente, a pratica da previsão dos fatos e a adoção de estratégias operacionais ou de ação com as quais se busca a proteção e providencias visando superar as práticas do inimigo, ou da concorrência.
A análise de cenários visando a adoção da ação e mentalidade estratégica, bem como a transformação estratégica e a identificação do diagnóstico estratégico é fundamental. Sem o cenário, ou com um cenário mal identificado e inadequadamente previsto, é praticamente impossível obter resultados satisfatórios para com as metas de transformação estratégica e implantação de diretrizes e planejamento estratégico.
A identificação e análise de cenários sempre irá possibilitar a tomada de decisões que possam minimizar o impacto das constantes e, por vezes, profundas alterações que se processam nos ambientes empresariais e, em função disto, permitir resultados mais satisfatórios a respeito da transformação estratégica.
A identificação de cenários é pratica desenvolvida há muitos anos, haja vista, por exemplo, a estória da própria função estratégica utilizada pelos exércitos e por outras formas de atuação que requerem, antecipadamente, a pratica da previsão dos fatos e a adoção de estratégias operacionais ou de ação com as quais se busca a proteção e providencias visando superar as práticas do inimigo, ou da concorrência.
Em períodos mais recentes, como os que antecedem e sucedem os eventos das grandes guerras mundiais, surgem outros indícios e eventos de ações estratégicas com as quais se pode determinar ações previamente combinadas e alternadas visando, desta forma, agir em face a ação do inimigo.
 
	
	E
	A identificação de cenários é pratica desenvolvida há poucos anos, haja vista, por exemplo, a estória da própria função estratégica utilizada pelos autoridades governamentais norte americanas e da antiga União Soviética que, em decorrência da guerra fria, tinham necessidade de manter a pratica da previsão dos fatos e a adoção de estratégias operacionais ou de ação com as quais se busca a proteção e providencias visando superar as práticas do inimigo, ou da concorrência.
Questão 5/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado no material disponível na Rota de Aprendizagem e no livro, e reportando-se aos fundamentos da análise de Swot, escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A análise do ambiente interno é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
	
	B
	Na análise do ambiente externo, destacam-se como principais pontos fortes os recursos empresariais utilizados no seu dia a dia organizacional, tais como seus recursos tecnológicos, suas patentes, sua estrutura de colaboradores, seus recursos financeiros, seus acessos aos mercados, sua estrutura e ação administrativa, seus valores e propósitos de eficácia operacional, as competências operacionaise de produção.
	
	C
	A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
Você acertou!
O autor Kotler (2000), nos ensina que a ferramenta “ANÁLISE SWOT” se apresenta mediante a divisão do ambiente organizacional em ambiente interno e ambiente externo.
No ambiente interno, são analisadas as forças e fraquezas da organização e no ambiente externo são analisadas as oportunidades e ameaças da organização.
Na análise do ambiente interno, destacam-se como principais pontos fortes os recursos empresariais utilizados no seu dia a dia organizacional, tais como seus recursos tecnológicos, suas patentes, sua estrutura de colaboradores, seus recursos financeiros, seus acessos aos mercados, sua estrutura e ação administrativa, seus valores e propósitos de eficácia operacional, as competências operacionais e de produção, entre outros.
De outra forma, na análise dos pontos fracos mais importantes em face sua estrutura interna de operações, se pode destacar elementos semelhantes aqueles listados como pontos fortes, a depender de sua capacidade de gerar ou não as forças competitivas internas necessárias. Assim, por exemplo, os recursos empresariais ligados a tecnologia, a estrutura de pessoal e colaboradores, a sua estrutura de gestão administrativa, as dificuldades financeiras, ou necessidade de caixa financiada por terceiros, ou agentes bancários, por exemplo, podem se constituir em fraquezas importantes e perigosas para o sucesso da gestão empresarial e merecem, certamente, cuidados especiais.
Outras fraquezas não menos importante, no âmbito da análise interna das organizações, refere-se a eventuais déficits e incapacidade de planejamento, controle, execução de processos de gestão e de obtenção de resultados determinados como metas e objetivos ou, ainda, deficiências na capacidade produtiva, seja por ausência de processos adequados ou por obsolescência de instalações e equipamentos.
A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
 
	
	D
	A matriz SWOT que sua principal contribuição e conceito advém da ideia que a empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que tem capacidade maior para gerar rentabilidade e desta forma contribuindo para dar melhor suporte aos negócios realizados com produtos que precisam de caixa para poder se desenvolver e outrora tornarem-se lucrativos.
	
	E
	A matriz SWOT trabalha com aspectos relacionados as forças da competição e concorrência empresarial, aos aspectos do poder de negociação de compradores e de fornecedores e, também em relação a ameaça de novos entrantes e do poder de ação dos produtos substitutos.

Continue navegando