Buscar

caso concreto 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Emericiane Gevezier
Mat.: 2013.01.17044-5
Caso Concreto 13
Profª: Munira
Questão discursiva: 
Leia o texto abaixo e responda as questões propostas: 
STF reconhece união homoafetiva por unanimidade
(O Estado de São Paulo, 05/05/2011) 
Os casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira já estabelece para os casais heterossexuais.
A partir da decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal (STF), as uniões homoafetivas passam a ser tratadas como um novo tipo de família.
O julgamento do Supremo, que aprovou por unanimidade o reconhecimento legal da união homoafetiva, torna praticamente automáticos os direitos que hoje são obtidos com dificuldades na Justiça e põe fim à discriminação legal dos homossexuais. 
"O reconhecimento, portanto, pelo tribunal, hoje, desses direitos, responde a um grupo de pessoas que durante longo tempo foram humilhadas, cujos direitos foram ignorados, cuja dignidade foi ofendida, cuja identidade foi denegada e cuja liberdade foi oprimida", afirmou a ministra Ellen Gracie. 
As uniões homoafetivas serão colocadas com a decisão do tribunal ao lado dos três tipos de família já reconhecidos pela Constituição: a família convencional formada com o casamento, a família decorrente da união estável e a família formada, por exemplo, pela mãe solteira e seus filhos. 
E como entidade familiar, as uniões de pessoas do mesmo sexo passam a merecer a mesma proteção do Estado. 
1- O texto se refere às uniões homoafetivas como um novo tipo de família. Tal afirmação pode ser considera correta do ponto de vista antropológico? Justifique a resposta. 
Não. Culturalmente temos a família tradicional Pai, mãe e filhos como o correto.
2- Cite algumas implicações sociais e jurídicas dessa decisão do Supremo Tribunal Federal.
Socialmente uma relação homoafetiva deve ser vista com mais naturalidade e reconhecida pela sociedade, trás a possibilidade de se ver com mais freqüência pessoas do mesmo sexo se amando e provando a sociedade que o amor existe.
Juridicamente Dificuldade em conseguir direitos simples como herança, a discriminação, dignidade, o direito de ir e vir entre outros.
Questão de múltipla escolha: 
Os papéis sociais foram, no passado, conhecidos como o resultado de uma divisão “natural” do trabalho. 
Para os cientistas sociais que estudam gênero, a divisão sexual de tarefas, longe de ser consequência natural de diferenças biológicas, é construção criada e mantida pela sociedade. 
Nesse sentido, assinale a única opção correta com relação aos objetivos da pesquisa de gênero, no âmbito das ciências sociais. 
A) Os estudos de gênero têm como objetivo exclusivo a distribuição do poder feminino no conjunto da sociedade. 
B) A pesquisa de gênero tem como objetivo mostrar para a sociedade que as mulheres possuem características inatas diferentes no que tange à divisão social do trabalho. 
C) A pesquisa de gênero tem como objetivo básico demonstrar que as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho são biologicamente determinadas. 
D) Os estudos de gênero realizados no âmbito das ciências sociais têm como objetivo restrito e exclusivo a introdução das mulheres no mercado de trabalho. 
E) Nas ciências sociais, a pesquisa de gênero procura estudar a distribuição de poder e de recursos entre homens e mulheres em uma dada sociedade, considerando a questão de gênero como uma dimensão fundamental da análise social.

Continue navegando