Buscar

behavior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Aluna: Natalha Vicentina
Curso: Farmácia
Texto: Behaviorismo, O estudo do comportamento
O termo em Inglês behavior significa comportamento, Watson, criador desta tendência, postulou o comportamento como o objeto da psicologia tendo assim um objeto mensurável, cujos experimentos seriam reprodutíveis sendo desta forma uma importante contribuição para que a psicologia passasse a ser considerada como ciência.
Ele também defendia que o comportamento era afetado pelo meio, assim, estímulos diferentes levavam a diferentes respostas. Watson buscava uma psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos.
Destes tempos para cá houveram grandes mudanças no behaviorismo, o pensamento não é mais visto como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre o sujeito e o ambiente.
Nesta abordagem são usados os termos “resposta” e “estimulo” para se referir ao que o organismo faz e as respostas ambientais que interagem com o sujeito. Devido principalmente a duas razões são apontadas, uma metodológica e outra histórica.
Metodológica- o método analítico que passou a ser utilizado fez com que fosse necessária essa divisão para efeito de investigação
Histórica- tais termos foram escolhidos e se popularizaram sendo assim acabaram tendo seu uso consagrado.
A ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
Por volta de 1945 passa a surgir uma linha de estudo defendida inicialmente por Skinner que ficou conhecida como Behaviorismo radical, tendo sua base na formulação do comportamento operante.
O COMPORTAMENTO RESPONDENTE
O comportamento respondente, também denominado de comportamento reflexo ou não voluntário, inclui aquelas respostas que não estão condicionadas ao querer humano, ou seja, que por um processo fisiológico ou mesmo de aprendizagem ocorre quando o indivíduo é exposto a determinado estímulo independente de sua vontade, ao realizar seus estudos sobre este tipo de comportamento Skinner foi levado a teorizar sobre um novo tipo de comportamento que ficou conhecido por ele como comportamento Operante.
Segundo ele este comportamento opera sobre o mundo, e sua aprendizagem está condiciona á satisfação de alguma necessidade. Para a elucidação deste tipo de pensamento ele realizou uma série de experimentos utilizando ratos, os animais eram privados de água durante 24 horas em um ambiente denominado caixa de skinner, onde havia uma barra a qual estava ligada um mecanismo que liberava uma gota de água, em um primeiro momento o animal acionou o mecanismo acidentalmente, mas ao perceber que ao aciona-la saciaria sua sede era esperado que ele repetisse a ação inúmeras vezes. O comportamento operante refere-se à interação sujeito-ambiente. 
Nesta interação chama-se de relação fundamental à relação entre o indivíduo e as consequências, ela é considerada fundamental, porque o organismo se comporta de determinada forma, gerando uma ação que por sua vez age novamente sobre o indivíduo alterando a probabilidade de sua nova realização.
Assim segundo esta linha de pensamento o aprendizado está intimamente ligado à recompensa.
REFORÇAMENTO
Reforço é o nome da a consequência que vem em seguida de uma ação realizada e que altera a probabilidade de que o evento seja realizado novamente, no caso do experimento o reforçamento seria a gota de água, o reforçamento pode ser positivo ou negativo, sendo o positivo o caso ilustrado, em que uma recompensa é associada a uma ação e o negativo está associado retirada de algo indesejado, em novos experimentos Skinner fez com que o chão da caixa desse choques no animal, e ao acionar a barra, inicialmente por acidente os choques sessavam fazendo assim com que o rato repetisse essa ação.
Estes tipos de reforçamento também se dividem em outros dois, reforços primários que são aqueles que tendem a ocorrer da mesma forma para toda uma espécie, como beber ou comer.
E reforços secundários são aqueles em que a função é atribuída, com status social e dinheiro.
No reforçamento negativo dois processos se sobressaem, Esquiva e Fuga
Esquiva; ocorre quando o comportamento que se quer evitar é precedido por algum sinal, dando desta forma tempo para que o indivíduo possa e preparar parar evitar o minimizar a ação. Assim o “sinal de aleta” é conhecido como estímulo condicionado e faz com que o indivíduo apresente um comportamento condicionado a reduzir o segundo estímulo.
Fuga; nesse tipo de comportamanto se tenta evitar um evento adverso que já está em andamento. Havendo assim apenas um comportamento adverso incondicionado que quando apresentado será evitado pelo comportamento de fuga.
EXTINÇÃO
É um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforçada e desta forma diminuirá de frequência até extinção 
PUNIÇÃO
É um procedimento importante que consiste de uma consequência adversa a uma resposta, que causa desta forma diminuição desta resposta, porém estudos indicaram que a punição leva a supressão temporária da resposta, sem diminuição da sua motivação. Isto coloca em dúvida os procedimentos de punição (como por exemplo os que eram realizados em escolas) como forma de aprendizado.
CONTROLE DE ESTÍMULOS
Existe uma grande polêmica sobre a extensão dos estímulos que a natureza exerce sobre nossas ações, nesses estudos dois importantes processos devem ser citados, Discriminação e generalização.
Discriminação;
Ocorre quando uma resposta existe na presença de determinado estímulo, porém é diminuída na presença de outro 
Generalização;
Ocorre quando um estímulo é reforçado pela presença de um outro estímulo que é similar, mais diferente, ou seja, respondemos da mesma forma a estímulos parecidos, mas não idênticos.
BEHAVIORISMO: SUA APLICAÇÃO
A principal aplicação das ideias defendidas pelo behaviorismo é a educação, porém ela também é empregada em treinamento de empresas, clinicas psicológicas, publicidade, ... 
Na verdade, a análise experimental do nosso comportamento pode nos auxiliar em qualquer situação a compreender e modifica-los