Buscar

3prova_microcontroladores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
MICROCONTROLADORES – Prof. EVERTON REIS - abril/2013
Data: 04/04/13
3ª prova
Nome:__________________________________________________________________________
Obs: A interpretação das questões da prova faz parte da prova! Microcontrolador adotado: PIC16f877a e a linguagem de programação é o CCS C. A prova é individual e pode ser consultada.
Deseja-se acender um LED no pino RB7 do microcontrolador enquanto um botão conectado no pino RB0 estiver pressionado, caso contrário o LED é apagado. Mostre o hardware e o software em C. (2 pt)
Faça um programa que meça uma tensão analógica proveniente de um sensor de temperatura ligado ao pino RA0. Se a temperatura for superior a 30 ºC, um LED conectado no pino RB0 é aceso, caso contrário é apagado. A relação entre a tensão analógica do sensor e a temperatura medida é dada pela seguinte equação: (2 pt)
	
	
Implemente um programa que meça o período de uma rede elétrica de 50 Hz e forneça uma sinalização caso a frequência estiver fora dos limites permitidos. A tolerância para a frequência da rede elétrica é de 1%. Então, caso a frequência da rede ultrapassar os limites aceitáveis, um LED conectado no pino RB0 é aceso, caso contrario é apagado. (2 pt)
Implemente um programa que faça um LED piscar, utilizando somente um dos três temporizadores do microcontrolador da seguinte maneira: O LED conectado no pino RB0 passa 20ms aceso e 40 ms apagado. (2 pt)
Faça um programa para que o microcontrolador forneça um PWM com razão cíclica variável no tempo. A frequência do PWM é de 20kHz e a razão cíclica D inicia de zero. A cada 10 ms, a razão cíclica é incrementada em 1%. Após 100% de razão cíclica, a razão retorna a 0 %, e o ciclo é repetido novamente. (2 pt)
 
� DATE \@ "dd/MM/yyyy" �02/04/2013�	Prof. Everton Reis	� PAGE �1�
_1426411615.unknown

Outros materiais

Outros materiais