Buscar

A - Conceitos Basicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

I – CONCEITOS BÁSICOS DA ESTATÍSTICA
ESTATÍSTICA
É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados para utilização dos mesmos na tomada de decisões. A estatística compreende duas funções bem amplas. A primeira função é descritiva e a segunda é indutiva.
Estatística Descritiva – tem como objetivo observar os fenômenos de mesma natureza, coletar dados referentes a esses fenômenos, organizar e classificar os dados observados e fazer sua apresentação através de tabelas e gráficos, além do cálculo de coeficientes que permitem descrever resumidamente os fenômenos.
Estatística Indutiva ou Inferência Estatística – consiste em obter resultados sobre populações a partir das amostras, dizendo qual a precisão desses resultados e com que probabilidade se pode confiar nas conclusões obtidas.
UNIVERSO
É o conjunto de todos os elementos (pessoas, animais, objetos, etc.) que interessam a determinada pesquisa. O universo pode gerar infinitas populações.
POPULAÇÃO
O conjunto da totalidade dos indivíduos sobre o qual se faz uma inferência. A população congrega todas as observações que sejam relevantes para o estudo de uma ou mais características dos indivíduos. Uma população é estudada em termos de observações de características nos indivíduos e não em termos de pessoas ou objetos em si. Exemplo: as alturas dos cidadãos cearenses constituem uma população e poderemos ter uma população correspondente aos pesos desses mesmos cidadãos. A população pode ser:
	
Finita – Quando se consegue enumerar todos os elementos, que a formam. Ex.: N.º de pessoas que fazem a corporação da Polícia do Ceará
Infinita – Os elementos que a compõe não podem ser contados. Ex.: As alturas entre 1,10 e 1,90. 
AMOSTRA
É um subconjunto selecionado da população. Como vimos a Inferência tem por objetivo tirar conclusões sobre populações com base em resultados verificados em amostras retiradas dessa população. Porém para as inferências serem corretas, é necessário garantir que a amostra seja representativa da população, isto é, a amostra deve possuir as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenômeno que desejamos pesquisar.
CENSO
É a operação que consiste numa apuração dos valores que constituem uma população. É o levantamento total da população. Ex: Censo agrícola. 
VARIÁVEL
É a avaliação de um característico de qualidade ou quantidade. Embora na grande maioria dos problemas estatísticos os dados sejam de natureza quantitativa, muitas vezes estes se apresentam sob o aspecto qualitativo. Por essa razão, a variável pode ser:
�� EMBED Equation.3 
	
II -FASES DE UM TRABALHO ESTATÍSTICO
DEFINIÇÃODO PROBLEMA
A primeira fase do trabalho estatístico consiste em uma definição correta do problema a ser estudado. Além de considerar detidamente o problema objeto de estudo, o analista deverá examinar outros levantamentos realizados no mesmo campo e análogos, uma vez que parte da informação de que necessita pode, muitas vezes, ser encontrada nesses últimos.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
 
Consiste, em se definir:
Procedimento adotado na coleta dos dados
Exame das informações disponíveis ( dados primários e dados secundários
Cronograma das atividades
Custos envolvidos
COLETA DOS DADOS
Consiste na busca de informações sobre o fenômeno em estudo.
CRÍTICA DOS DADOS
Objetiva identificar erros capazes de provocar distorções na apresentação e análise, devendo, portanto suprir valores estranhos ao levantamento.
APRESENTAÇÃO DOS DADOS
Organiza os dados de maneira prática e racional, para o melhor entendimento do fenômeno em estudo. Sua apresentação pode ocorrer por meio de tabelas ou gráficos. A organização dos dados denomina-se Séries Estatísticas. Conforme o critério de agrupamento as séries estatísticas podem ser:
Cronológica ( os dados são observados segundo a época de ocorrência. Ex. Registro do número de roubos ocorridos mensalmente, no período de janeiro a dezembro de 1.998.
Geográfica ( as informações são agrupadas segundo a localidade de ocorrência. Ex: Levantamento dos roubos registrados em cada delegacia em abril de 1.999.
Específica ( os dados são agrupados baseado na modalidade de ocorrência. Ex: Estudo dos tipos de delitos registrado na 32ª Delegacia em março de 1.999.
Distribuição de Freqüência ( agrupamento das informações no ponto ou por intervalo. Ex.: N.º de erros em um livro: 0, 1 ,2, ..... Levantamento do quantitativo de infratores por faixa de idade.
Composta ( é a junção de duas ou mais séries. Ex.: Estudo dos Tipos de delitos ocorridos mensalmente no período de janeiro a abril de 1.999. 
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
A análise dos dados estatísticos está ligada ao cálculo de medidas, cuja finalidade principal é descrever o fenômeno. Nesta etapa, o interesse maior reside em tirar conclusões que auxiliem o pesquisador a resolver seu problema. Assim, realizadas as fases anteriores (estatística descritiva), fazemos uma análise dos resultados obtidos, através dos métodos da (inferência estatística), que tem por base a inferência, e tirarmos desses resultados conclusões e previsões.
_991310930.unknown
_991310952.unknown
_989352349.unknown

Outros materiais