Buscar

EXERCÍCIOS PROGRAMADOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EP 1
	Qual o caminho para se acessar?
	Sala de tutoria;
R.: Na tela principal da plataforma clicamos na disciplina que queremos acessar a sala de tutoria, e seguimos o seguinte caminho: Tutoria > Sala de Tutoria.
	Calendário das Aps;
R.: Informações Acadêmicas > Calendário de Provas.
	Sistema acadêmico ( Sistema onde o aluno acessa suas notas)
R.: Sistemas Complementares > Sistema Acadêmico.
	Guia de curso;
R.: Informações Acadêmicas > Guia de curso.
	Cronograma da disciplina;
R.: Na tela principal da plataforma clicamos na disciplina que queremos acessar o cronograma, e seguimos o seguinte caminho: Materiais > Cronograma.
	Regras acadêmicas;
R.: Informações Acadêmicas > Regras Acadêmicas.
	A ferramenta para se pedir revisão de AP;
R.: Na tela principal da plataforma clicamos na disciplina que queremos acessar a ferramenta, e seguimos o seguinte caminho: Avaliações > Gabaritos e Revisão > Revisão de AP.
EP :: 2
Exercício Programado Introdução :: Gabarito
[1] O que é um computador?
Existem muitas definições para descrever o que são os computadores. Embora o termo computador possa ser aplicado virtualmente a qualquer equipamento que tenha um microprocessador, a maioria das pessoas pensa no computador como um dispositivo que recebe do usuário dados através de dispositivos de entrada como mouse e teclado, processa esses dados e os  exibe em um dispositivo de saída como um monitor, por exemplo.
[2] Diga a diferença entre Hardware e Software exemplificando cada um.
De uma forma didática podemos dizer que os computadores são formados por hardware e software. Hardware é o conjunto de componentes eletrônicos e mecânicos que formam a parte física dos computadores. Exemplo de hardware: placa-mãe, memórias, teclado etc. 
Software são as sequências de instruções ou procedimentos criados para executar determinada função. Exemplo de software: Navegador para Internet (Mozilla Firefox), sistema operacional (Linux) etc
[3] Cite cinco exemplos de software dizendo suas funções.
(1) BrOffice.org Writer = editor de texto, digitação e formatação de texto; (2) BrOffice.org Calc = planilha de cálculos, software para cálculos matemáticos, estatísticos e contábeis; (3) BrOffice.org Impress = editor de apresentações de slides; (4) Mozilla Firefox = navegador para Internet, permite o acesso a páginas na Internet e (5) Gimp = software para tratamento de imagens.
[4] Cinte cinco exemplos de hardware dizendo suas funções.
R. Um computador pessoal é composto basicamente pelos seguintes componentes: processador, memória, HD, placa-mãe e placa de vídeo. 
a) O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. 
b) Depois do processador, temos a memória RAM, usada por ele para armazenar os arquivos e programas que estão sendo executados, como uma espécie de mesa de trabalho. 
c) A memória RAM funciona como uma mesa de trabalho, cujo conteúdo é descartado a cada boot. Temos em seguida o disco rígido, também chamado de hard disk (o termo em Inglês), HD ou até mesmo de "disco duro" pelos nossos primos lusitanos. Ele serve como unidade de armazenamento permanente, guardando dados e programas. 
d) Depois do processador, memória e HD, a placa de vídeo é provavelmente o componente mais importante do PC. As placas de vídeo são dispositivos que mostraram o conteúdo da memória de vídeo no monitor. 
e) A placa-mãe é o componente bastante importante do computador, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. 
Resposta extraída do site Hardware, Guia Definitivo
[5] A distribuição Linux do seu polo é a Ubuntu. Pesquise sobre sobre a distribuição Linux Ubuntu.
“Ubuntu is a concept that we have in our Bantu languages at home. Ubuntu is the essence of being a person. It means that we are people through other people. We cannot be fully human alone. We are made for interdependence, we are made for family. When you have ubuntu, you embrace others. You are generous, compassionate. If the world had more ubuntu, we would not have war. We would not have this huge gap between the rich and the poor. You are rich so that you can make up what is lacking for others. You are powerful so that you can help the weak, just as a mother or father helps their children. This is God's dream.” (Desmond Tutu) Texto extraído do site http://www.beliefnet.com/story/143/story_14326_1.html
Traduzindo: “Ubuntu é um conceito que nós temos nos dialetos Bantu. Ubuntu é a essência de ser pessoa. Significa que nós somos pessoa através de outra pessoa. Nós não podemos ser totalmente humanos sozinhos. Nós fomos feitos para a interdependência, nós fomos feitos para a família. Quando você tem ubuntu, você acolhe os outros. Você é generoso e compassivo. Se o mundo tivesse mais ubuntu, nós não teríamos guerras. Nós não teríamos essa enorme distância entre ricos e pobres. Você é rico, então você pode prover o que está faltando para os outros. Você é poderoso, então você pode ajudar os fracos, como um pai e uma mãe ajudam seus filhos. Esse é o sonho de Deus”O que é o Linux (ou Gnu/Linux)?
R. Linux é um sistema operacional.
[6] O que é um sistema operacional?
R. Um sistema computacional nos dias de hoje é um conjunto formado por um ou mais processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída de dados. Desenvolver programas que mantenham controle sobre esses componentes é uma tarefa bastante complexa, por isso, os computadores têm um software denominado sistema operacional. A função de um sistema operacional é gerenciar os componentes de hardware e fornecer aos aplicativos e programas do usuário uma interface mais simples. (Tanenbaum, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003)
[7] Dê exemplos de sistemas operacionais
R. Linux, Windows, Mac OS (Macintosh Operating System), Android
[8] O que é uma distribuição Linux ?
R. É uma forma de instalação. Pelo fato de o Linux ser um software de livre distribuição, muitas pessoas e até mesmo empresas se empenham em organizar o kernel, uma série de aplicativos e manuais para que o sistema fique cada vez mais amigável. A esse conjunto de aplicativos mais o kernel dá-se o nome de distribuição Linux. (Definição disponível em http://www.conectiva.com/doc/livros/online/10.0/usuario/pt_BR/ch01s03.html)
[9] Nos laboratórios do CEDERJ os computadores possuem o sistema operacional  Linux instalado. O Linux é um sistema operacional livre, ou seja, ele é um software livre. O que caracteriza o Software Livre ?
Software Livre é um software disponibilizado com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, gratuitamente ou com custo. 
Software Livre se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software: 
A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0) 
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade no. 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. 
A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2). 
A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade. “ (Extraído de http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html)
[10] Uma das tarefas de um sistema operacional é auxiliar o usuário a gerenciar seus arquivos. Para isso ele dispõe de uma janela chamada Navegador de Arquivos. 
[10.1] Cite três exemplos do que você pode fazer com o  Gerenciador de Arquivos ou Navegador de Arquivos. 
R: Com um gerenciador de arquivos ou navegador de arquivos podemos acessar e manipular todos os arquivos
e pastas armazenados nos discos rígidos (hds), outros computadores na rede local, CDs/DVDs, pendrives ou outros dispositivos que armazenem dados, como por exemplo um smartphone. É possível:
Criar e exibir pastas e documentos: Criar novos arquivos, organizá-los em pastas e salvá-los 
Copiar e mover pastas e arquivos, utilizando os comandos padrão utilizados em qualquer sistema operacional : "Crtl + C" (copiar), "Crtl + X" (recortar), e "Crtl + V" (colar) 
Executar programas 
Abrir arquivos através dos programas associados a tipos de arquivos 
Pesquisar e gerenciar arquivos: Classificar arquivos e procurá-los por sua classificação 
Abrir locais especiais no computador: Acessar a rede local e salvar os arquivos 
[10.2] O que vem a ser um arquivo?   Para que serve a extensão de arquivo ?
R. Um conjunto de informações armazenadas em meios físicos e que aceitam informações digitais, como por exemplo, CDs, discos rígidos e pen-drives, é chamado genericamente de arquivo. Estes arquivos podem conter, por exemplo, textos, dados e programas. Para que possam ser armazenados e posteriormente recuperados ou executados, possuem um formato padrão e recebem uma identificação. Esta identificação é colocada na sua extensão que são as três letras depois do ponto que se seguem ao nome do arquivo. O arquivo a meugato.jpg é um arquivo que contém uma imagem arquivada no formato JPG (muito comum nas máquinas fotográficas digitais).
[10.3] Observe, abaixo, a imagem do Navegador de Arquivos do Ubuntu (Nautilus) e responda as questões propostas. 
[a] Descreva a função dos recursos listados abaixo, acessíveis na barra de ferramentas. Descanse por alguns segundos o mouse sobre esses recursos e surgirá um banner informado sua função.
1. Seta para a esquerda (Voltar) – Vai para a última localização visitada
2. Seta para a direita (Avançar) – Vai para a próxima localização
3. Seta para cima – Abre a pasta pai ( a pasta que contem as subpastas mostradas)
4. Ícone com a figura de uma pasta com uma casinha desenhada – Abre a pasta pessoal do usuário que acessou o sistema
5. Ícone com a figura de um computador – Navega por todos os discos e pastas locais e remotas acessíveis no computador
6. Valor percentual ladeado por duas lupas, uma com o sinal de (+) e outra com o sinal de (-) - Altera o tamanho da interface do gerenciador que está sendo mostrada.
7. Ícone com a figura de uma lupa – Pesquisa documentos e pastas por nome 
[b] Descreva a função dos recursos, listados abaixo, acessíveis na barra de títulos da tabelas de arquivos
1. Nome – Nome dado ao arquivo e sua respectiva extensão
2.Tamanho – tamanho em KB do arquivo ou quantidade de documentos contidos em uma pasta
3. Tipo – mostra o tipo de arquivo que serve para identificar em qual programa foi processado e ou mesmo tempo qual o programa que pode editá-lo
4. Data de modificação – data da gravação do arquivo ou de sua ultima alteração
[c] Qual o nome do usuário que acessou o sistema - sandro
[d] Quando a pasta Documents foi criada ou modificada? - 17 de Agosto de 2010 às 20 h 50min
[e] Qual o maior arquivo visível na imagem da pasta D2-B-Sandro? (em quantidade de bytes)   HardwaredoPC-RevisãoSandro.doc 
[11] Pesquise no link os tipos de licença de software 
a) Shareware - nesse tipo de licença, o autor e legal titular dos direitos da obra oferece, gratuitamente, uma parte limitada do software ou do conteúdo a ser posteriormente comercializado. É uma figura que se assemelha muito com a venda a contento. O usuário conhece e lança mão de alguns recursos limitados do software (ou de outro conteúdo digital). Se gostar, pode comprar a licença full para obter todos os recursos da versão oficial.
 
b) Freeware - o freeware é o próprio conteúdo disponibilizado gratuitamente, muitas vezes com restrições para a redistribuição comercial. O importante é que, para ser um freeware, o programa ou aplicação devem proporcionar todas os recursos do programa original
c) Trialware -  muito parecido com o shareware, no entanto possui um ou dois níveis do aplicativo completos para uso. Após isso, é necessário pagar para continuar.
d) Demo - tipo de licença geralmente usada em jogos, propõe um nível completo para exploração como promoção do software comercial.
 
e) Ad-aware - programa gratuito, com todas as funcionalidades, com o adicional de apresentar publicidade online no meio do programa (que geralmente custeiam o software e seu fabricante).
 
f) Donantionware - é um freeware, que dispõe de uma seção em que seu autor informa dados bancários ou de pagamento online para, aqueles que quiserem, aportarem recursos para manter a boa qualidade do software.
 
g) Copyleft - é um dos conceitos que Richard Stallman implantou com o manifesto GPL (Licença Geral Pública). Em ironia ao copyright, no copyleft o usuário pode redistribuir o software ou outro conteúdo digital livremente, mantendo a possibilidade de terceiros de produzirem trabalhos derivados, sob a mesma licença, abrindo essas alterações a quem se interessar.
 
h) Creative Commons - essa organização não governamental também visa a regularizar um modelo de cópia e transferência de conteúdo mais liberal que o copyright. A Creative Commons propõe diversas licenças, algumas que permitem apenas o uso e a redistribuição com fins não comerciais, outras que permitem o uso gratuito, mas que não permitem nem a redistribuição e nem ao menos a produção de trabalhos derivados.
 i) BSD - A Berkeley Software Distribution (da Universidade da Califórnia) é um dos modelos mais usados para distribuição do software livre. O grande diferencial dele para a Licença Geral Pública, no caso, está na necessidade de dar crédito a cada um dos desenvolvedores envolvidos no projeto, bem como prestar informações de suas origens. O BSD é o modelo que mais se aproxima do domínio público, permitindo a seu usuário fazer trabalhos derivados de software e destiná-lo como bem entender, sem a necessidade, por exemplo, de divulgar o códifo fonte.
 j) GPL - Licença Geral Pública - A GPL baseia-se me quatro princípios: a liberdade de executar o programa, qualquer que seja o propósito; a liberdade de estudar e adaptar o programa às suas necessidades; a liberdade de redistribuir o trabalho produzido; a liberdade de aperfeiçoar o programa e de divulgar essa melhoria para toda a comunidade gratuitamente. 
[12] Qual da diferença entre software proprietário e software comercial ? 
R. Software Proprietário Software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida proibidos pelo seu proprietário. Para usar, copiar ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo. 
Software Comercial Software comercial é o software desenvolvido por uma empresa com o objetivo de lucrar com sua utilização. Note que 'comercial' e 'proprietário' não são o mesmo. A maioria do software comercial é proprietário mas existe software livre que é comercial, e existe software não-livre não-comercial. 
[13] Se os dados são apagados da memória RAM do computador quando ele é desligado, portanto, torna-se necessário a existência de dispositivos para o armazenamento definitivo de dados. Cite três dispositivos de armazenamento permanente de dados e explique as vantagens e desvantagens de cada um deles.
HD, CD-R (CD-ROM) e pen-drive. O principal dispositivo de armazenamento do computador é a unidade de disco rígido (HD), essas unidades são velozes e armazenam uma grande quantidade de dados, mas não podem ser facilmente removidas para serem transportadas. O HD permite também regravação. O CD-R permite que dados possam ser transportados, sua capacidade é bem menor que o HD, porém, não permite regravação de dados. O pen-drive é um dispositivo portátil de armazenamento de dados, acessível através da porta USB. Sua capacidade varia de modelo para modelo, mas os pendrives mais atuais já passam dos gigabytes de memória. Por ser pequeno e ter uma grande capacidade, ele já marcou a morte dos velhos e saudosos
disquetes de 3,5 polegadas. Os CDs até tentaram substituir os discos flexíveis, mas sua portabilidade e praticidade não é maior que a dos pendrives. Não há hoje nenhuma mídia portátil tão rápida na gravação e leitura dos dados, como é com os pendrives, o que os tornou populares muito rapidamente. 
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/844-o-que-e-pendrive-.htm#ixzz1kUV7gFoD
EP :: 3
[1] Em relação ao LibreOffice
[a] Qual o nome do Processador de textos ?
R. Writer
[b] Qual o nome da planilha de cálculos ?
R Calc
[c] Qual o nome do gerador de apresentações ?
R. Impress
[d] Qual o nome do Editor de fórmulas matemáticas ?
R. Math
[2] Explore a Barra de Menu do LibreOffice Writer, exercite e descreva qual a sequência para:
[a] Ajustar o tamanho (zoom) da página
R Exibir > Zoom
[b] Exibir e ao mesmo tempo ocultar a barra de desenho
R. Exibir> Barra de Ferramentas > Desenho
[c] Inserir cabeçalho
R. Inserir > Cabeçalho > Padrão
[d] Inserir rodapé
R. Inserir > Rodapé > Padrão
[e] Inserir Índice Automático
R. Inserir > Índices e Tabelas > Indices e Sumários 
[f] Inserir Tabela
R. Tabela> Inserir
[g] Localizar uma palavra
R. Editar > Localizar e substituir
[h] Alterar o tamanho da margem do papel
R. Formatar > Página
[i] Inserir uma fórmula matemática
R. Inserir > Objeto > Fórmula
[j] Exportar um arquivo para o formato PDF
R. Arquivo > Exportar como PDF
[l] Desfazer uma ação
R. Editar > Desfazer Digitação ou Ctrl+Z
[m] Copiar uma parte do texto ou palavra
R. Editar > Copiar ou Ctrl+C
[n] Colar uma parte do texto ou palavra
R. Editar > Colar ou Ctrl+V
[o] Formatar uma letra em sobrescrito, como no exemplo n3
R. Formatar > Caractere > Posição em seguida selecionar Sobrescrito
[p] Qual a sequência para inserir :
(1) um hyperlink -  Inserir > Hyperlink
(2) um cabeçalho - Inserir > Cabeçalho
(3) um rodapé - Inserir > Rodapé
(4) uma tabela - Inserir > Tabela
[q] O ícone de alinhamento de texto que está selecionado alinha o texto à esquerda, direita ou centralizado ?
R. Centralizado
[3] A sequência Inserir > Figura > Do arquivo, pretende que  tipo de ação ?
R. Inserir uma imagem
[4] Ainda explorando a Barra de Menu do LibreOffice Wirter cite três ações possíveis a partir dos menus abaixo.
[a] Arquivo
R. Abrir um novo arquivo, Salvar e Salvar como
[b] Editar
R. Cortar, Colar e Copiar
[c] Exibir
R. Zoom, Layout de impressão, Tela inteira
[d] Inserir
R. Cabeçalho, Rodapé, Figura
[e] Formatar
R. Parágrafo, Página, Alinhamento
[f] Ferramentas
R. Contagem de palavras, Ortografia e gramática, Opções de autocorreção
[5] As teclas de atalho, são um modo rápido de com um combinação de tecla, executar alguma função de forma a não termos que tirar a mão do teclado, usar o mouse nos menus para  procurar uma função. Descreva a funcionalidade para as teclas de atalho listadas a seguir.
[a] Ctrl+O – Abrir
[b] Ctrl+S – Salvar
[c] Ctrl+P – Imprimir
[d] Ctrl+X – Recortar texto selecionado
[e] Ctrl+C – Copiar texto selecionado
[f] Ctrl+V – Colar texto selecionado
[6] 12. Podemos ver no menu Arquivo, que o LibreOffice Writer permite a criação de “Documento HTML”. O que é um documento HTML ?
R.“Documento HTML” é um tipo de documento que pode ser publicado na Internet. A sigla HTML deriva da expressão Hyper Text Markup Language. Trata-se de uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Internet. Esses códigos podem ser interpretados pelos browsers para exibir as páginas da World Wide Web.
[7] Cite quatro dentre as possibilidades de tipo de arquivos geradas pelo LibreOffice Writer
R. Documento de texto .ODT, documento de texto .DOC (Microsoft Office), documento de texto TXT (texto sem formatação) e documento eletrônico no formato PDF 
[8] O que é um plug-in e para que serve?
R. Plug-in  é um software que aumenta a funcionalidade do navegador ou de um aplicativo/programa. Ex. O Flash Player permite visualizar sites que incluem animação de qualidade e som feitas com o software Flash da Adobe/Macromedia.  Outro exemplo de plug-in é Adobe Acrobat Reader exibe e imprime documentos criados no formato Portable Document Format (PDF).
[9] O significa dizer que um arquivo está compactado? O que é compactação de arquivos?
Basicamente, a compactação de arquivos é utilizada para aumentar a capacidade de armazenamento dos meios magnéticos e diminuir o volume de tráfego em uma rede. Isso é conseguido aplicando-se uma série de procedimentos computacionais (algoritmos), que são capazes de armazenar, no mesmo espaço, mais dados que o normal. Ou seja a compactação diminui o tamanho do arquivo. Exemplos de extensão de arquivos compactados: .jpg, .mp3, .zip, .png.
[10] Como pode ser realizado a conversão de arquivo com a extensão .odt para .pdf?
   1- Abra o arquivo .odt no Open Office Writer.
   2- Selecione "Arquivo" no menu superior esquerdo e clique em "Exportar como PDF".
   3- Ajuste as opções conforme necessário. A aba "Geral" lhe permite configurar um conjunto de páginas a serem convertidas e a qualidade da compressão da imagem. As abas "Visualização Inicial" e "Interface de usuário" lhe permitem ajustar como o PDF criado será visto na primeira vez que for aberto. A aba "Segurança" lhe permite configurar senhas de permissão e restrições de visualização. Se você está convertendo um arquivo .odt somente texto para uso geral, as configurações padrão devem ser suficientes
   4- Clique no botão "Exportar". Insira um nome para o arquivo .pdf e indique o local onde ele vai ser salvo.
EP :: BrOffice.org Impress
Exercícios Programados ::  LibreOffice - Impress
01 - O que é o LibreOffice - Impress e para que ele serve?
02 - Quais as operações adicionais que podem ser aplicadas em um ou mais slides simultaneamente no Painel de Slides?
03 - Quais as seções do Painel de Tarefas? E quais as sua funcionalidades?
04 - Descreva três tipos de layouts possíveis no LibreOffice-Impress.
05 - Quando o Painel de Tarefas não está sendo exibido, como recuperá-lo?
06 - Se o Painel de Tarefas estiver oculto como é possível adicionar a Transição de Slides?
07 - Em Modificar a Transição encontramos um menu Velocidade. A que se refere essa Velocidade ?
08 - Cite cinco ferramentas da barra de Desenho.
09 - Descreva um caminho para inserir uma figura na apresentação.
10 - É possível colocarmos uma imagem como marca d'agua no slide? Explique
11 - Descreva o caminho para inserir um gráfico a partir da ferramenta disponível no slide.
12 - É possível inserir uma tabela no slide? Explique
13 - Cite dois tipos de arquivos de filmes e de áudio possíveis de serem inseridos em uma apresentação de slides do LibreOffice - Impress.
14– Que tipo de formato de imagem é o mais apropriado para inserir em apresentações ? Por quê?
15 - Qual a finalidade da seguinte sequência “Apresentação de slides >Apresentação de slides”?
16 – Sobre o LibreOffice - Impress é correto afirmar:
(  ) Não é possível inserir uma figura nos slides.
(  ) Através do painel de tarefas podemos controlar o tempo de exibição dos slides durante a apresentação.
(  ) É possível inserir gráficos nos slides.
(  ) A extensão padrão dos arquivos do LibreOffice - Impress é .odp.
(  ) Os arquivos com extensão .ppt não são visualizados no LibreOffice  - Impress.
(  ) Os arquivos do LibreOffice - Impress podem ser salvos com as extensões .odp, .otp, .sxi, .ppt.
17 - Cite cinco dicas para uma boa apresentação (O site Efetividade.net oferece dicas interessantes para elaboração de apresentações de slides).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais