Buscar

PSICOLOGIA JURÍDICA

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA JURÍDICA: CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA E
INSTRUMENTOS UTILIZADOS
A psicologia e o direito se reúnem na psicologia forense, esta definida como a interseção de psicologia e direito.
O objetivo da Psicologia Forense é instruir profissionais do direito com informações psicológicas dos envolvidos em determinados casos em que haja qualquer dúvida sobre a integridade da saúde mental dos indivíduos envolvidos, mostrando se o cidadão é capaz de exercer suas faculdades mentais civilmente no meio social.
A atuação de profissionais na área da psicologia forense é ampla, em diversos setores como, Psicologia Jurídica e o Menor, Psicologia Jurídica do Trabalho, Psicologia Criminal, Psicologia Jurídica e Direitos Humanos, entre várias outras áreas. Porém por ser uma ciência relativamente nova no Brasil, há uma deficiência desta profissão, há pouco conhecimento, publicação, e falta de profissionais de qualidade.
Foram feitas pesquisas com profissionais sobre sua formação, motivação para o trabalho e a caracterização da prática social, a fim de conhecer melhor o perfil destes profissionais e as deficiências encontradas ao exercer tal profissão de suma importância para o bem social.
Com base nas pesquisas feitas, percebe-se que o número de profissionais na área ainda não é satisfatório, devido à grande demanda de trabalho existente. 
Pode-se observar também a carência de materiais específicos referentes a pesquisas de abrangência da área analisada. 
Fica claro o quanto temos que evoluir se tratando desta profissão.

Continue navegando