Buscar

Histologia Veterinaria (Sistema Reprodutor Masculino)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Reprodutor Masculino
Sistema reprodutor masculino composto por um par de testículos, glândulas acessórias, ductos excretores e o pênis. 
O testículo fica armazenado em uma estrutura em forma de saco, chamado de escroto, possui uma capsula de tecido conjuntivo denso não modelado cobrindo internamente os testículos conhecida como túnica albugínea, possui numerosos vasos sanguíneos, essa túnica imite septos para o interior do testículo separando-os em lóbulos. Esses septos convergem e formam o mediastino testicular formado pelos túbulos retos e pela rede testicular, rico em vasos sanguíneos e linfáticos. O parênquima testicular consiste em um a quatro túbulos seminíferos, locais onde há a espermatogênese, constituídos por um epitélio estratificado germinativo, formado por espermatogonias, espermatócitos e espermátides, além de celulas de suporte (celulas de sertoli) que promovem a barreira hematotesticular. Essas celulas repousam sobre uma lamina propria de tecido conjuntivo, onde apresentam miofibroblasto e celulas endocrinas (celulas de Leydig) produtoras de testosterona. Os espermatozoides saem dos tubulos seminiferos e caem no tubulos retos que possui epiteio pavimentoso simples a cubico, passando a colunar conforme se aproxima da rede testicular e apresentam microvilosidades e cilios. A rede testicular é uma rede de canais anastomosados que armazenam temporariamente os espermatozoides, posui o mesmo epitelio do anterior. Deste seguem para os ductos eferentes que possui epitelio cubico simples a colunar ciliado ou não. Deste segue para o ducto do epidídimo que se divide em cabeça, corpo e cauda, sendo que a cabeça é a porção que recebe o conteudo e passa para o corpo onde ocorrerá a maturação destes. Ambos possuem epitelio cubico simples a colunar com dois tipos celulares, as celulas principais e as celulas basais. O epitelio modifica-se em algumas regiões para pseudoestratificado com estereocilios. Do corpo segue para a cauda onde serão armazenados por um certo período, o epitélio torna-se mais reduzido conforme se aproxima do ducto deferente, mas continua o mesmo, e está fixado sobre uma camada de tecido conjuntivo frouxo bem vascularizado. Em herbívoros forma-se uma camada muscular lisa bem desenvolvida. 
No final do ducto deferente forma-se a primeira glândula acessória, simples, mucosa e tuboloalveolar que posteriormente se dilata formando a ampola, ausente em gatos e varrões. 
A glândula vesicular é dupla no varrão e ausente no cão. Possui epitelio colunar estratificado nos equinos, mas normalmente é pseudo-estratificado nas demais espécies. Fornece volume do ejaculado e nutrientes para fornecer energia para os espermatozoides. Apresenta uma túnica conjuntiva frouxa bem vascularizada e uma túnica muscular. 
A Próstata cerca a uretra pélvica, é dividida em corpo e parte disseminada. É revestida externamente por uma capsula de tecido conjuntivo denso e apresenta múltiplos segmentos secretores tubuloalveolares.

Outros materiais