Buscar

tecn.assistiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
Visão Subnormal ou baixa visão
Por Taila Scotto 
Polo – Pelotas
Data 12/08/2017
Lupa de mão
 
Fonte: site oftalmologia RJ 
Visão subnormal ou baixa visão não deve ser confundida com cegueira, pois esta condição se caracteriza quando há uma perda significativa da visão mas com alguma funcionalidade preservada, não podendo ser corrigida ou atenuada com uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia, porém existem dispositivos que auxiliam a usar a visão restante mantendo a qualidade de vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS) a baixa visão pode ser classificada como: leve perda de visão próximo a normal, baixa visão moderada, grave deficiência visual, baixa visão profunda, quase total deficiência visual e cegueira total, sendo a avaliação do paciente continua e periódica. A adaptação de novos recursos ópticos e não ópticos de acordo com os novos interesses e necessidades apresentadas pelo indivíduo possibilitam melhor desempenho visual.
A legislação brasileira garante ao apoia as pessoas portadoras de deficiência, estabelecendo sua integração social, porém muitas vezes por falta de informação as pessoas portadoras da baixa visão deixam de aproveitar seu resíduo visual através da adaptação de recursos. O pedagogo, em conjunto com outros profissionais de diferentes áreas, tem papel socializador com o objetivo da inclusão social do indivíduo.
Elenco aqui algumas tecnologias assistiva que auxiliam os portadores de baixa visão: Lupa manual sem iluminação, lupa manual com luz acoplada, lupa de apoio tipo régua e lupa de apoio tipo peso de papel.
Fonte: Site Instituto Oftalmologia do Rio de Janeiro
Claro que a realidade nas escolas nem sempre possibilitam de recursos mais sofisticados, mas nem por isso deixará de atender estes alunos, pois além destes recursos o professor pode fazer uso de outros como cartazes de letras grandes, atividades ampliadas conforme a necessidade do aluno, cadernos de tarja larga, cores contrastantes nos matérias didáticos nos degraus e direções, boa iluminação, etc. 
Os PCNs esclarecem que uma das primeiras responsabilidades do professor é promover ajustes na utilização dos espaços da sala de aula, além de organização didática e seleção de métodos acessíveis aos alunos. 
Sendo a instituição escolar frequentada estudantes que possuem características únicas, culturas diferentes e necessidades distintas necessitamos de uma escola acolhedora que comporte a todas as especificidades de nossos alunos. Garantir que haja inclusão escolar é permitir a todos o acesso igualitário ao ensino sistematizado.

Outros materiais