Buscar

saúde mental.

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201510516549)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Realizando uma comparação entre a obra do escritor brasileiro Machado de Assis - O Alienista - e a Lei da Reforma Psiquiátrica, nº 10.216, de 6 de abril de 2001, faça uma leitura atentiva do texto e assinale a opção correta. F. F. A., sexo masculino, 23 anos, solteiro, natural do Rio de Janeiro, encontrado na cama da enfermaria masculina, foi admitido no dia no 11/09/13, trazido pela irmã. Consta em seu registro de admissão: procedente de sua residência, apresentando sintomas de agressividade e agitação. Já esteve internado em outras ocasiões devido a problemas psiquiátricos. Vive com a mãe, a irmã e o irmão em casa própria. Não tem vida social ativa e apresenta dificuldade de relacionamento familiar. Em casa o paciente faz uso de medicamentos há 06 anos, mas a irmã não soube especificar quais. Relata ainda, fazer uso de substâncias psicoativas (álcool). Na sua história familiar existem antecedentes psiquiátricos (irmão com transtornos mentais). Mostrou-se calmo e calado durante toda a entrevista de enfermagem. A sua história patológica pregressa é de Esquizofrenia. Com isso, levando em consideração os caminhos e tendências das Novas Políticas de Saúde Mental, qual seria a melhor proposta de modelo assistencial para o caso, após sua alta hospitalar, construído de forma a evitar que a pessoa cuidada não seja excluída do processo da Reforma.
		
	
	(B) SHRad - Serviços Hospitalares de Referência para Álcool e outras Drogas (SHRad) para municípios com população superior a 200.000 habitantes: estas unidades estão em fase final de regulamentação pelo Ministério da Saúde. Os principais objetivos dos SHRad serão o atendimento de casos de urgência/emergência relacionados a álcool e outras drogas (Síndrome de Abstinência Alcoólica, overdose etc.) além da redução de internações de etilistas e dependentes de outras drogas em hospitais psiquiátricos.
	
	(A) Programa De Volta Para Casa - integração social, fora da unidade hospitalar, de pessoas acometidas por transtornos mentais, com história de longa internação psiquiátrica (2 anos ou mais) ininterruptos.
	
	(E) Os CAPSi são especializados no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais, dão resposta à demanda em saúde mental em municípios com mais de 200.000 habitantes. Funcionam durante os cinco dias úteis da semana, e têm capacidade para realizar o acompanhamento de cerca de 180 crianças e adolescentes por mês. A equipe mínima para estes serviços é de 11 profissionais de nível médio a superior.
	
	(D) CAPS III, serviços de atendimento durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados. Possuem no máximo cinco leitos, com acompanhamento noturno e internações curtas (de algumas horas a, no máximo, sete dias), com equipe mínima de 16 profissionais de nível médio a superior, e outras para atendimento noturno e de final de semana.
	 
	(C) CAPS ad - De acordo com a deliberação da III Conferência Nacional de Saúde Mental em 2001, que propôs a reorientação dos modelos assistenciais em saúde mental, a ampliação dos Programas de Redução de Danos (PRDs) e o cuidado proposto no CAPSad. (BRASIL, 2002), instituiu as práticas transversais de saúde ao conectar às forças sociais do território os serviços de saúde, promovendo múltiplas dimensões de cuidado e atenção para os usuários.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510516640)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O objetivo geral do Centro de Atenção Psicossocial é:
		
	
	Oferecer atendimento a população sem área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	Oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, sem realizar o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	 
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico geral e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	 
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e comunitários
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510516918)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Maria, 32 anos, deu entrada na emergência de um hospital psiquiátrico, apresentando o seguinte quadro: ¿agitação psicomotora, fala acelerada e discurso desconexo, dizendo estar vendo um homem vestido com uma capa olhando para ela no canto esquerdo do consultório (o canto da sala estava vazio). Maria, também relata estar ouvindo vozes que a ameaçam. A mesma apresenta um quadro de?
		
	
	 Delírio
	
	Logorreia
	
	Taquipsiquismo
	
	 Ilusão
	 
	Alucinação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510516638)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os CAPS, assim como os NAPS, os CERSAMs e outros tipos de serviços substitutivos, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002, e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS. Quanto ao que dispõe esta Portaria, NÃO é possível afirmar:
		
	
	(A) Para atendimento em um CAPS, pode-se procurar este serviço, ser encaminhado via Estratégia de Saúde da Família ou por qualquer outro serviço, desde que a pessoa esteja acompanhada por um familiar ou responsável legal.
	
	(B) Os usuários dos CAPS podem ter tido uma história de diversas internações psiquiátricas, podem nunca ter sido internados, ou podem já ter sido atendidos em outros serviços de saúde.
	 
	(D) As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico que lhes impossibilita viver e realizar projetos de vida.
	 
	(C) CAPS I são para atendimento diário e noturno de adultos durante 7 dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510516677)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Ministério da saúde criou os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), por meio da Portaria 106/2000. Com referência a este serviço, assinale abaixo as alternativas corretas.
		
	 
	Os SRT são moradias inseridas preferencialmente na comunidade, destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e/ou que não possuam suporte social e laços familiares que viabilizem a sua inserção social.
	 
	Os SRT não precisam estar vinculados ao SUS e podem estabelecer convênios com entidades filantrópicas, associações e ONGs para a implementação e acompanhamento destes. .
	 
	Garantir um Projeto Terapêutico individual centrado na reinserção social.
	 
	Estes serviços são exclusivamente de natureza pública, vinculados diretamente ao gestor estadual.
	 
	O SRT deve estar vinculado ao CAPS ou programa de SM.

Continue navegando