Buscar

Relatório 1

Prévia do material em texto

Relatório de Mecânica dos solos 
Prática 1- Análise tátil visual
Frascos com tipos de solos nas cores vermelho, rosa e bege ficaram dispostos na bancada do laboratório para serem analisados. O frasco escolhido pelo grupo foi o de solo na cor vermelha. 
Na análise visual percebe que o solo é na cor vermelha por ser rico em óxido de ferro, não possui brilho e nenhum odor, assim não é um solo orgânico. Chegando à conclusão que poderia ser de argila ou areia, por ser um pouco áspera e ter uma sensação de farinha ao tato. 
No teste de sujar as mãos colocamos uma pequena quantidade do solo na mão e adicionamos água, para sentir a textura, assim sentiu poucos grãos e ficou pastoso. Ao lavar as mãos a amostra do solo custou a sair, podendo ser observado que o solo pode ser argila. 
Já no teste de desagregação do solo submerso, ao colocar o torrão de solo num recipiente com água sem deixar totalmente submerso, o mesmo se desfez bem pouco. 
No teste de resistência a seco colocamos uma pequena quantidade de solo entre os dedos e apertamos o mesmo, notando que o solo possui grande resistência. 
Para o teste de dispersão em água colocamos uma quantidade de solo na proveta até marcar 130ml e adicionamos água por cima do solo, misturando por 10 segundos até ficar homogêneo e colocando em repouso. O repouso das partículas no fundo da proveta demorou entre 15 e 30 segundos, identificando que o solo tem uma quantidade significativa de areia. 
Na mobilidade da água intersticial colocamos uma quantidade de solo na palma da mão misturando com pouca quantidade de água e dando leves batidas no peito da mão para observar se o solo irá pular. Sendo observado que o solo não pulou, identificamos como argila. 
No teste de tenacidade foi feito uma mistura de solo com água para fazer um rolo e balançar, sendo observado que o rolo não balançou identificou uma pequena quantidade de silte.
Um método para solucionar o problema de identificação do solo seria utilizando uma peneira que contém vários diâmetros diferentes, assim confeccionando a curva granulométrica, que seria de fácil identificação do tipo de solo. 
O teste de análise tátil visual nos levam a crer que por ser um pouco áspera e ter uma sensação de farinha ao tato, sentir poucos grãos e o solo ficar pastoso ao entrar em contato com água custando a sair das mãos com água corrente, se desfazendo pouco quando submerso e ter rápida sedimentação quando disperso em água, podendo ser identificado uma pequena quantidade de silte. Concluímos dessa forma, que podemos chamar este solo de Argila areno siltoso.

Continue navegando