A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
MIDI PYRENEES

Pré-visualização | Página 1 de 1

UFBA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
NUTA30 – ATELIÊ GASTRONÔMICO II
DOSCENTE: MAURO DISCENTES: IURI,MARCUS VINICIUS E THUANNE.
MIDI PYRENEES
O midi pyrenees...
Se divide em 8 departamentos e ficam no sul da França;
Com diversos tipos de territórios diferentes, fato que fez sua cozinha muito diversa;
A região possui diversos produtos com indicação geográfica e de renome mundial;
O MIDI PYRENEES...
Uma das mais antigas sociedades gastronômicas do mundo, a confraria da jubilação, foi fundada no século XVIII em Toulouse, uma das mais importantes cidades da região de midi pyrenees.
GASTRONOMIA...
Midi-Pyrénées é o berço do queijo Roquefort, do foie gras, da trufa negra de Quercy, do safrão e de mais de cem produtos distinguidos pela sua qualidade.
Mais típicos: o feijão tarbais, o cordeiro dos Pirenéus ou ainda o aligot (puré de batata com queijo e natas) a garbure (cozido a base de couves, carne e feijão)
Os queijos dos Pirenéus, de leite de vaca ou de ovelha, ou a pastelaria tal como a croustade (folhados) o pastis, a fouace ou o gâteau à la broche, podem ser servidos com os vinhos de Jurançon, Gaillac, Cahors ou vinho de Madiran ou Armagnac.
Os produtos: o alho.
Uma variedade local de alho que está acima dos outros para o tom de pele cor de rosa, mais discreto e mais vivo;
Não apenas um argiloso solo fértil, mas também calor e sol, que são tão favoráveis;
Suas propriedades curativas superou o culinário;
Os produtos: o queijo roquefort.
No século XV, o povo de Roquefort-sur-Soulzon, uma aldeia ao pé da Combalou, teve a ideia de não simplesmente tomar suas cavernas apenas para seus próprios queijos;
Antes do início da elaboração do queijo, colocam quantidades de esporos de fungos, colocadas em milhares de litros de leite fresco de ovelha;
O sistema de dutos aéreos em queijo feito com este procedimento facilita a implantação do molde, que dura pelo menos um mês.
OS PRODUTOS
ARMAGNAC;
COGUMELOS (CÉPES) DO PERIGORD
FOIE GRAS, CONFIT, GRAISSE (DE GANSO E DE PATO)
LINGUIÇAS DE TOULOUSE
TRUFAS;
RECEITAS IMPORTANTES...
CASSOULET: Popular cozido de feijões brancos, carne de porco e linguiças (aromatizado com alho e ervas), tem sua origem disputada pelas cidades de Carcassone, Toulouse e Castelnaudary. 
A combinação de carnes — pato, ganso, carneiro, cordeiro e porco – varia de lugar para lugar. Seu preparo é longo e deve ser seguido à risca – os puristas, por exemplo, acham que o alho deve ser apenas esfregado no interior da panela de cerâmica (cassole) e a fina crosta dourada que se forma deve ser quebrada várias vezes antes de servir.
400g de feijão branco lingot
250 bacon 
1 osso de presunto
2 cebolas
2 cenouras
1 folha de louro
2 talos de tomilho
12 dentes de alho
60cm de Saucisse de Toulouse
2 confits de canard com muita gordura
200g de costela de porco
400g de pescoço de porco
Sal grosso
Pimenta grossa
RECEITAS IMPORTANTES...
SOUFFLÉ AU CANTAL: Queijo francês feito com leite de vaca, da região de Auvergne, produzido sem cozimento, em cilindros de 35 a 45 cm. de diâmetro e outro tanto de espessura. De consistência macia.
80g de queijo cantal
2 colheres de manteiga
125ml de leite
Sal e Pimenta recém moídas
3 ovos, separada a gemas das claras
1 picada de noz moscada
Manteiga para untar
RECEITAS IMPoRTANTES...
FOUACE/FOUGASSE (rosca): Bolo ou pão redondo de origem francesa, existente na forma de doce ou salgado. Também conhecido como fouace. É dos mais antigos tipos de pão da França, onde conta com diferentes receitas em cada região. Geralmente doce, faz-se com massa de brioche.
15g de levedura
100ml de água morna
250g de farinha de trigo
1 colher de sal
75g de açúcar
100g de manteiga
RECITAS IMPORTANTES: Croustade aux pommes.
Muito popular na região de Midi-Pyrénées e uma especialidade do Gers e da Ariège, é frequentemente comparada à torta de maçã alsaciana. Originalmente, a massa finíssima da torta – feita com manteiga ou gordura de ganso – levava maçãs normandas e Calvados, o destilado de sidra. É servida quente, quando o recheio está macio.
Receitas importantes: Garbure.
Prato tradicional dos Pireneus, especialmente de Bigorre. É um tipo de cozido feito com um caldo grosso de vegetais, couve, gordura de ganso e fatias finas de pão. Variações o tornaram ainda mais rico – com feijão branco, batatas, pedaços de presunto ou bacon. Novas versões incluem pedaços de pato e linguiças ao final do cozimento.
Outras receitas...
Aligot de aubrac
La gateau a la broche
Le pastis gascon
La bougnette
Le pounti
La mique au petit salé
Le millas
Le pumpet

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.