Buscar

Aquecimento por indução 2.1

Prévia do material em texto

Aquecimento por indução:
Como sugere o nome “eletromagnetismo”, a eletricidade e o magnetismo estão estreitamente relacionados. Esse relacionamento permite que eles se influenciem sem contato. Toda corrente elétrica tem um campo magnético que a cerca e, segundo a Lei de Faraday: A força eletromotora induzida em qualquer circuito fechado é igual à mudança do fluxo magnético ao longo do circuito, em cada dada unidade de tempo. 
Sob a Lei de Faraday, a corrente elétrica é induzida apenas se o campo magnético estiver mudando ou o condutor se movendo. A lei de Lenz nos demonstra que o sentido da corrente elétrica induzida é tal que ela origina um fluxo magnético induzido que se opõe à variação do fluxo determinado pelo indutor.
 Verifica-se que uma corrente elétrica em mutação está cercada por um campo magnético em mutação associado, o que por sua vez gera uma corrente elétrica em mutação em um condutor instalado em seu interior, o qual por sua vez tem um campo magnético próprio e assim por diante.
Quando um campo magnético produzido por uma corrente alternada atua sobre um material ferromagnético, são induzidas correntes em domínios fechados cuja intensidade depende da intensidade do campo.
Uma bobina condutora é excitada em uma frequência específica. O campo eletromagnético oscilando nesta frequência é capaz de gerar correntes induzidas em objetos ferromagnéticos que sejam colocados próximos a ele. Estas correntes induzidas vão circular nos objetos e causar aquecimento pelo efeito joule. É importante perceber que não há nenhum contato direto entre a fonte geradora de eletricidade e o objeto que está sendo aquecido. 
Os princípios básicos de aquecimento por indução são conhecidos e aplicados na indústria desde 1920. Durante a Segunda Guerra Mundial, a tecnologia desenvolveu-se rapidamente para atender as necessidades urgentes da guerra, para um processo rápido e confiável de endurecer peças metálicas do motor.
A indução é o princípio que torna possível os motores elétricos, geradores e transformadores, bem como itens mais caseiros como escovas de dente elétricas recarregáveis e aparelhos de comunicação sem fio. Atualmente, o processo de aquecimento por indução é utilizado em indústrias e até em fogões domésticos.
Rascunho/ Bibliografia:
A Lei de Faraday, descoberta em 1831 por Michael Faraday, dispõe que a
força eletromotora induzida em qualquer circuito fechado é igual à
mudança do fluxo magnético ao longo do circuito, em cada dada unidade
de tempo. Sob a Lei de Faraday, a corrente elétrica é induzida apenas
se o campo magnético estiver mudando ou o condutor se movendo.
Geradores, por exemplo, giram um cabo elétrico em torno de um ímã para
produzir uma corrente constante  [fontes: BBC, National Academy of
Sciences, Cassidy et. al.].
fontes: 
BBC, National Academy ofSciences, Cassidy et. al.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/549-como-funciona-o-fogao-ou-panela-de-inducao-art035
https://www.youtube.com/watch?v=yuRWx62DV54
https://www.youtube.com/watch?v=EbWQ7ln2jHM

Continue navegando