Buscar

P. Saúde - Representações Brasileiras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
 Psicologia da Saúde
Faculdade Leão Sampaio
Prof. Nadya Ravella
*
*
*
	“Precisamos fazer com que as pessoas incluam em seus projetos de vida um conjunto de atitudes e comportamentos favoráveis à promoção da saúde e à prevenção de doenças”
Bellkiss Romano
*
*
*
Bellkiss Romano – Diretora do serviço de Psicologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo, implantado por ela em 1973;
Em 1984 criou e passou a coordenar o Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia de São Paulo;
Responsável pelos programas de Aprimoramento em Cardiologia e de Pacientes Crônicos do Hospital das Clínicas da FMUSP;
*
*
*
	“O ser humano é, acima de tudo, um ser falante, que sempre tem algo a dizer e precisa ser ouvido”
Marisa Decat de Moura
*
*
*
Marisa Decat de Moura – Uma das fundadoras da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH), em 1997;
Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicologia Hospitalar na Universidade Fumec, em Minas Gerais, e diretora da Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte.
*
*
*
Marisa Sá Leitão – Fundadora do Centro de Psicologia Hospitalar e Domiciliar (CPHD), Recife-PE, em atividade desde 1983, que oferece conceituado curso de especialização em Psicologia Hospitalar.
Projeto “Bola na Rede”: Interação com agentes de saúde e líderes comunitários; visitas domiciliares e aos Postos de Saúde da Família. Quebra de barreiras! 
*
*
*
Em busca de conceitos
“A Psicologia da Saúde agrega o conhecimento educacional, científico e profissional da disciplina Psicologia para utiliza-lo na promoção e na manutenção da saúde, na identificação da etiologia e no diagnóstico relacionado à saúde, às doenças e às disfunções, bem como no aperfeiçoamento do sistema de política da saúde”.
Gimenes apud Matarazzo, 1994.
*
*
*
Em busca de conceitos
A ousadia é necessária para que possamos embasar uma prática profissional que se mostre soberana na abrangência de nossa realidade, que deve ser o rumo de nossas investigações e desenvolvimento profissional.
*
*
*
Em busca de conceitos
A Psicologia da Saúde está abraçando a necessidade de construção de novos parâmetros para a realidade contemporânea;
Essa nova psicologia envolve todos os profissionais da saúde como artífices de sua construção. Embora a sua prática seja uma atividade inerente aos psicólogos, a elaboração teórica de seus limites e abrangência não poderá prescindir dos recursos dos demais profissionais da saúde.
*
*
*
Em busca de conceitos
Uma verdade psicológica tem de ser ao mesmo tempo uma verdade social, econômica, familiar e quantas outras conceituações puder abarcar. 
A historicidade das condições e variáveis que envolvem a vida de uma determinada pessoa não podem ficar ausentes de qualquer análise psicológica.
*
*
*
Em busca de conceitos
A Psicologia da Saúde é o que se apresenta como mais promissor nos caminhos rumo à perspectiva de uma nova dinâmica na prática clínica e, por assim dizer, nos próprios sustentáculos onde se constrói a psicologia contemporânea.
*
*
*
Diretrizes Curriculares Nacionais
Art. 4º, Alínea “c”, sobre as competências e habilidades gerais na formação em Psicologia:
	Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.
*
*
*
Bibliografia
ANGERAMI, Valdemar Augusto Angerami – Camon. O ressignificado da prática clínica e suas implicações na realidade da saúde. In: Psicologia da saúde: um novo significado para a prática clínica. São Paulo: Pioneira, 2002.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais