Buscar

Métodos , economia e eficiência nos estudos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA – FACEAR
Curso: Direito
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Cientifica
Professor(a): Karla Knihs
Aluno(a): Ketlin Dayane Andrade Macedo
RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006, p. 19-33.
Resumo
Métodos, Economia e Eficiência nos Estudos
A mudança de um estudante de ensino médio para o ensino superior é de grande impacto pra si, pois em uma universidade não se exige diversos rigores que eram exigidos no ensino médio. O principal impacto trazido pela universidade é o de que no ensino superior o aluno deve saber orientar seus estudos utilizando alguns métodos para melhor desempenho, sendo que muitos alunos não aprenderam a estudar no ensino médio. 
Para melhor desempenho naquilo que se deseja, é preciso descobrir tempo para estudar, o qual poderá ser feito através de um quadro destacando seus afazeres dia-a-dia, assim será visível novos espaços para o estudo, entretanto, não basta somente achar tempo para o estudo, como também é necessário desenvolver técnicas produtivas para tornar aquele tempo produtivo. Além de determinar horários para estudo, é necessário também determinar o que será estudado a cada tempo, pois se não determinado, será tempo jogado fora. Para melhor desenvolvimento no curso, organizar horários de preparação para aula, utilizar horário das revisões das aula e horários das revisões para provas e exames, irá proporcionar melhores resultados. O principal responsável pelo aprendizado, não é o professor e sim o próprio aluno, embora o professor é de grande importância para o aprendizado, ele é apenas intercessor entre o programa e o aluno. Frequentar as aulas são de grande importância para o desenvolvimento do aluno, a participação do mesmo em sala também são de grande importância, bem como o silencio exterior e inferior, pois são condições fundamentais para um boa aula. 
Para um bom proveito em trabalho em grupos, no início do semestre é aconselhável que já sejam organizados os grupos de estudos. Existem algumas exigência para um bom trabalho em grupo, quais sejam: programar reuniões e distribuir as tarefas; leitura prévia dos textos sobre o assunto; apresentar entre si os conteúdos de cada textos; Aprofundar debates só após primeira leitura do texto; e por fim debater entre o grupo ideias e opiniões referente ao assunto. Sendo assim o estudo em grupo é muito proveitoso sob todos os aspectos, quando todos os seus componentes assumem sua parcela de responsabilidade e se dispõem a trabalhar, contribuir e participar ativamente.

Continue navegando