Buscar

ANOTACÕES IMPORTANTES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANOTACÕES IMPORTANTES
Hoje, a Contabilidade é tida como a linguagem dos negócios, uma bússola que orienta os gestores (públicos e privados) na tomada de decisão. Seu estudo parte do entendimento e da apreensão de sua base conceitual.
Contabilidade é um sistema de informação que ajuda as pessoas tanto jurídicas quanto físicas, a saber, como fazer para abrir uma empresa, lhes informam sobre a situação de seu patrimônio ou empresa, etc. 
Para Marion, a “ciência contábil é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”. Já segundo Ribeiro, a “Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa”. De acordo com Franco, Contabilidade é “a ciência (ou a técnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpretam os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação destes fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.
Segundo Marion, “são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade as suas respostas”.
	
Objetos da Contabilidade: Patrimônio de uma entidade.
Objetivos da Contabilidade: Apresentar corretamente o patrimônio; apreender e analisar as causas das suas mutações (mudanças); prover os diferentes usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio (registros, diagnósticos, demonstrações, análises, prognósticos, relatos, pareceres, planilhas, entre outros).
Segundo Ribeiro, sua finalidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico administrativas.
Técnicas Contábeis para atingir metas: 
Escrituração - registro em livros próprios (Diário Razão, Caixa, Contas Correntes) de todos os fatos administrativos que ocorrem no dia a dia das empresas. 
Demonstrações Contábeis - confecção de quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis das empresas. As mais importantes são o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Auditoria e Perícia - verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações contábeis, através de um exame minucioso dos registros e dos documentos que deram origem a esses registros; 
Análise e Interpretação das Demonstrações Contábeis - exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis, transformando estes dados em informações (indicadores) úteis para os diversos usuários da Contabilidade.
Bens são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas. Se referindo à contabilidade, são bens que podemos trocar vender, trocar ou consumir.
Bens de uso são: maquinas, impressoras, mesas etc.
Bens de consumo são: materiais de expediente como cartuxos folhas A4 etc.
Bens de troca são: Dinheiro, mercadorias.
Os bens também podem ser considerados com tangíveis e intangíveis. Sendo tangíveis bens palpáveis como carro, moto, casa. Intangíveis são aqueles não palpáveis como marca, gasto de organizações etc.
Os bens tangíveis podem ser considerados móveis e imóveis sendo moveis aqueles eu podem ser mudados de lugares e os imóveis não podem ser deslocados.
Segundo Ribeiro constituem direito para as empresas todos os valores a serem recebidos resgatados ou restituídos. No caso das empresas o caso mas comum são as vendas a prazo, pois o pagamento será feito no futuro, isso se dá o nome de clientes, duplicatas etc.
Bens e direitos são representados como componentes positivos do patrimônio, dinâmicos, que produzem ganho para a empresa, daí estarem representados no grupo patrimonial ATIVO.
Obrigações são representadas como componentes patrimoniais negativos, representando capitais de terceiros investidos na empresa, daí estarem representados no grupo patrimonial PASSIVO. Esses recursos, por sua vez, provêm de duas fontes:
Débitos de funcionamento: obrigações que surgem em decorrência da gestão normal da empresa. Por exemplo: fornecedores, obrigações fiscais, trabalhistas, etc.;
Débitos de financiamentos: recursos obtidos pela empresa através de terceiros em forma de empréstimos.
Representação gráfica dos patrimônios pagina 14.
Patrimônio Líquido é a diferença dos bens mais os direitos e as obrigações de uma entidade em um determinado momento.
Situações líquidas patrimoniais página 15.
Situação Líquida Patrimonial Ativa, Positiva ou superavitária: è quando o ativo é maior que o ativo, ou seja, pagando as obrigações com os bens e direitos da empresa, sobra dinheiro que é o situação líquida.
Situação Líquida Patrimonial Passiva, Negativa ou Deficitária: é quando o ativo é menor que o passivo, onde o dinheiro dos bens e direito não é suficiente para a empresa cumprir com suas obrigações.
Situação Líquida Patrimonial Nula, Compensada ou Inexistente: é quando o ativo é igual o passivo, ou seja, o situação líquida da empresa é zero.
ASPECTOS QUANTITATIVO E QUALITATIVO DO PATRIMÔNIO PAGINA 18
Lucro obtido no negócio=patrimônio líquido
O termo capital significa “recursos”. Capital próprio significa “recursos dos proprietários” (sócios ou acionistas) aplicados na empresa. Capital de terceiros, por outro lado, significa “recursos de outras pessoas” aplicados na empresa (fornecedores, bancos, etc.).
CAPÍTULO 2- FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS DA CONTABILIDADE
A estrutura básica da contabilidade é considerada um conjunto de regras.
A Resolução do CFC nº 750/93 dispõe sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade e é composta dos seguintes princípios: 
a. Princípio da Entidade; 
b. Princípio da Continuidade;
c. Princípio da Oportunidade; 
d. Princípio do Registro pelo Valor Original; 
e. Princípio da Atualização Monetária; 
f. Princípio da Competência; 
g. Princípio da Prudência.
Quando alguma empresa sofre algum tipo de autuação, ela certamente deixou de cumprir algum principio da contabilidade.
Os procedimentos contábeis devem considerar a continuidade dos negócios da entidade, uma vez que esses negócios se renovam por meio de seu ciclo de operações e investimentos.
Convenção da Materialidade estabelece que não se deve perder tempo com registros irrelevantes do ponto de vista contábil; registros cujos controles podem se tornar mais onerosos que os próprios valores a serem registrados. A aplicação dessa convenção é relativa à natureza da empresa e seus registros, por isso exige bom senso.
Receita Aumenta o Patrimônio Líquido.
Despesas Diminui o Patrimônio Líquido. Referentes a valores investidos para produzir receitas.
Custos Gastos da fábrica: custo dos produtos, serviços prestados, mercadorias vendidas.
Gastos Gastos do escritório e administração: vendas, administrativas e financeiras.
 DRE (completa) 
RECEITA 
(-) DEDUÇÕES 
(-) CUSTOS 
(-) DESPESAS 
(-) _________ 
(-) _________ 
DRE (simples) 
 
 RECEITA = Lucro ou prejuízo 
(-) DESPESA 
= Lucro ou prejuízo 
Estrutura básica da DRE página 78.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando