Buscar

Exercício Fixação Aula4a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: JOSE ANTONIO PEREIRA
	Matrícula: 201701001608
	Disciplina: GST0444 - FRANQ. PARCER. COM. 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
		1.
		Possibilidade de o franqueado realizar vendas ou prestar serviços fora de seu território ou realizar exportações, é um exemplo de informação que deve constar na COF relativamente à:
	
	
	
	
	
	Referência do Franqueador;
	
	
	Resolução de Conflitos;
	
	
	Informações Financeiras;
	
	 
	Atuação Geográfica;
	
	
	Apresentação do Negócio;
	
	
		2.
		Sempre que o franqueador tiver interesse na implantação de sistema de franquia empresarial, deverá fornecer ao interessado em tornar-se franqueado uma circular de oferta de franquia, por escrito e em linguagem clara e acessível, contendo obrigatoriamente as seguintes informações:
I - histórico resumido, forma societária e nome completo ou razão social do franqueador e de todas as empresas a que esteja diretamente ligado, bem como os respectivos nomes de fantasia e endereços;
II - balanços e demonstrações financeiras da empresa franqueadora relativos aos dois últimos exercícios;
III - situação perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial - (INPI) das marcas ou patentes cujo uso estará sendo autorizado pelo franqueador
Estão corretos os itens :
	
	
	
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	 
	I, II e III
	
	
	Todos estão errados
	
	
	I e II
	
		3.
		Histórico resumido, forma societária e nome completo ou razão social do franqueador e de todas as empresas a que esteja diretamente ligado, são informações que obrigatoriamente devem constar na COF relativamente à:
	
	
	
	
	Informações financeiras;
	
	
	Apresentação do negócio;
	
	
	Atuação geográfica;
	
	 
	Referência do Franqueador;
	
	
	Resolução de conflitos;
	
		4.
		A ABF (Associação Brasileira de Franchising) pode ser compreendida como uma entidade sem fins lucrativos. Criada em julho de 1987, tem como missão, segundo a própria ABF, divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional deste moderno sistema de negócios. De acordo com seu Código de Ética, constitui infração toda e qualquer conduta comissiva ou omissiva praticada por qualquer Associado, que viole as regras e procedimentos dispostos em tal Código. Conforme dispõe esta norma citada, constituem infrações graves, exceto:
	
	
	
	
	Ausência de fornecimento de informações e dados financeiros e/ou comerciais das franquias aos candidatos a franqueados, deixando de apresentar as demonstrações reais com áreas geográficas e período de tempo analisado;
	
	
	Realização de publicidade e divulgação de franquias, marcas, produtos ou serviços que contenham ambiguidades, ou seja, enganosas ou tendenciosas a ilusões por parte de potenciais franqueados;
	
	
	Ser conivente com erros técnicos;
	
	
	Realização de anúncios, promoções ou quaisquer meios de divulgação e expansão de franquias, produtos ou serviços sem a clareza, transparência ou objetividade necessárias para uma exata compreensão por terceiros interessados;
	
	 
	A prática de marketing de rede multinível (pirâmide) para incluir novos candidatos ao Sistema de Franquia, ainda que os tenha submetido anteriormente a um processo criterioso de avaliação;
	
		5.
		Complete a frase: A Circular de Oferta de Franquia deverá ser entregue ao candidato a franqueado no prazo mínimo de ____ antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia ou ainda do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado ao franqueador ou a empresa ou pessoa ligada a este.
	
	
	
	
	
	45 (quarenta e cinco) dias;
	
	
	30 (trinta) dias;
	
	
	2 (dois) meses;
	
	 
	10 (dez) dias;
	
	
	15 (quinze) dias;
	
	
		6.
		Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para as assertivas a seguir:
 
(    ) No sistema de Franchising, a empresa franqueada fica limitada na sua autonomia para selecionar e escolher futuros fornecedores, o que pode acarretar riscos operacionais maiores.
(    ) O contrato de franquia deve ser sempre escrito e assinado pelos empreendedores, e nele devem ser definidos os limites para uso da marca ou patente e do direito de uso de tecnologia detida pelo franqueador.
(    ) Em uma relação de franchising, os riscos, incertezas e experiências são compartilhados entre o franqueado e franqueador por meio da união entre o capital do franqueador e o know-how do franqueado.
 
Com relação às assertivas acima, assinale a opção com a sequência correta.
	
	
	
	 
	V, V, F
	
	
	F, F, F
	
	
	F, F, V
	
	
	V, F, F
	
	 
	V, V, V
	
		7.
		Com relação ao contrato de franquia, assinale a alternativa correta
	
	
	
	
	A liberdade de contratar não sofre limitações, face o princípio da autonomia;
	
	 
	A liberdade de contratar deve ser exercida em razão e nos limites da função social do contrato;
	
	
	Por ser de adesão, havendo cláusulas ambíguas e contraditórias, o contrato, por inteiro, deverá ser decretado nulo;
	
	
	Não pode ser anulado, apenas ser decretado nulo;
	
	
	Por ser de adesão, havendo cláusulas ambíguas e contraditórias, estas deverão ser interpretadas mais favoravelmente ao Franqueador;
	
		8.
		A empresa RTGF comércio eletrônico está realizando apresentações como empresa FRANQUEADORA, onde ela mostra aos interessados (candidatos à franquia), o mercado que atua, o plano de negócio, os valores previstos a serem investidos na unidade franqueada, o prazo estimado do retorno do capital, prazo do contrato, relação de franqueados. Este documento deve ser entregue ao Candidato à Franquia pelo menos com 10 dias de antecedência a assinatura do Contrato de Franquia. Que documento é este?
	
	
	
	
	
	termo de compromisso
	
	 
	Circular de oferta
	
	
	Taxa de inicialização
	
	
	Conpromisso prévio
	
	
	relação de interesse

Outros materiais