Buscar

Cult. Brasileira e Hist. dos Povos Indígenas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703158547)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O etnocentrismo pode ser definido como uma atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo¿. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.) Com base no texto, assinale a alternativa que há uma atitude etnocêntrica: 
		
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas. 
	
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado. 
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703280986)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O conceito de cultura de acordo com o antropólogo Tylor (1871, 72) pode ser compreendido, como: "todo complexo que inclui os conhecimentos, a crença, a arte, as leis, a moral, os costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade". Tendo por base o transcrito acima, é correto afirmar que: 
		
	
	A cultura passa a ser vista como sendo todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão biológica, genética. 
	
	A cultura de um povo caracteriza-se por sua dimensão individual, jamais coletiva. 
	
	O termo cultura diz respeito somente às festas e cerimônias tradicionais de um povo, ao seu modo de vestir, ao seu modo de se alimentar e a seu idioma.
	
	A cultura passa a ser vista como conhecimento transmitido geneticamente. 
	
	O termo cultura deve ser somente associado às manifestações artísticas, como teatro, música, pintura e escultura. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703158674)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O conceito que representa certa visão unilateral que centraliza determinada cultura como sendo superior a outra, segundo uma definição preconceituosa e estereotipada, é conhecida por: 
		
	
	Etnocentrismo
	
	Globalização
	
	Mundialização
	
	Multiculturalismo
	
	Nacionalismo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703187783)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As afirmativas abaixo dizem respeito a possíveis definições para o conceito de cultura, EXCETO:
		
	
	A História apresenta desde a Antiguidade exemplos de culturas inferiores que foram dominadas ou mesmo eliminadas por outras, superiores e mais desenvolvidas. Essas diferenças entre uma e outra cultura podem ser explicadas a partir de limitações biológicas e/ou geográficas.
	
	É mais coerente falar em "culturas" em vez de "cultura", já que as leis, os valores, as crenças, as práticas e as instituições variam de formação social para formação social, as quais devem ser compreendidas cientificamente, principalmente a partir do estabelecimento da Antropologia no século XIX.
	
	Cultura compreende a totalidade das criações dos homens (ideias, valores, manifestações artísticas, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, construções etc.) elaboradas a fim de satisfazer suas necessidades e viver em sociedade.
	
	A cultura é transmitida através de herança social, ou seja, o sujeito apreende a cultura no grupo social em que vive, e não por herança genética. Desse modo, uma geração transmite cultura a outra por meio da socialização, que corresponde ao processo segundo o qual assimilamos as normas e valores da sociedade em que vivemos.
	
	A cultura se manifesta por meio de diversos sistemas (valores, normas, ideologias) que influenciam a personalidade das pessoas, determinando sua forma de pensar e de agir. Ademais, a cultura nos apresenta um repertório de significados das coisas e nos permite construir a nossa própria identidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703158878)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Escolha a opção que melhor descreve o convívio entre portugueses e índios ao longo de todo o Século XVI.
		
	
	tomando como referência a Carta de Caminha foram amistosas; 
	
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus escravizaram os índios desde o início do contato; 
	
	tomando como referência Américo Vespúcio, primeiro a relatar o canibalismo, os europeus evitaram o contato e/ou mataram todos os índios que deles se aproximaram; 
	
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus primeiros estabeleceram alianças com algumas tribos e praticaram o escambo, em um segundo momento escravizaram-nas; 
	
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus praticavam o escambo com os índios das tribos pacíficas e escravizaram os índios das tribos violentas.

Outros materiais