Buscar

AP II LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Graduação EAD – Pedagogia
	Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
	Tutor (a): Gislene P. Oliveira Martins 
	Aluno (a): Rose Maria Torres Fontana
	RGM: 15438996
	Polo presencial: São José do Rio Preto
	Unidade II – Unidade II - História da pessoa com surdez ao longo dos tempos 
	
Para iniciarmos nossa explanação temos que nos lembrar de que a história das pessoas com surdez se deu por grandes lutas e conquistas. Vimos que na Antiguidade não eram considerados humanos e não tinham direito à vida. Passando para a Idade média nos deparamos com a concepção de que os surdos eram incapazes e limitados prevalecia, eram privados do casamento, escolarização, religião, entre outros e é aqui que encontramos uma das primeiras tentativas de educação dos surdos mediadas por monges.
Chegando à Idade Moderna os estudos sobre a pessoa com surdez tornaram-se mais disponíveis, estudiosos renomados começaram a investigação da surdez. Na Idade Contemporânea encontramos vários estudiosos com interesse na educação onde tem-se a discussão de qual seria o melhor método ou seja a Língua Oral ou a Língua de Sinais. Só depois após anos de trabalho é que compreenderam que através da língua de sinais o surdo poderia sair do isolamento.
Ao assistirmos o vídeo vimos que a integração em escolas comuns é uma recomendação do MEC e vem sendo seguida pela rede Estadual de Educação onde mantém o propósito do modelo inclusivo. Porém a maioria dos pais entrevistados contam que não tiveram boas experiências no que diz respeito a seus filhos matriculados na Escola Regular, pois as escolas ainda não estão preparadas ao se deparar com o aluno surdo. Portanto não houve progresso com essas crianças. Os pais optaram por uma escola particular Especializada. Não devemos nos esquecer que é dever do Estado garantir a opção dos dois modelos de escola para que as famílias tenham liberdade de escolha.
Vimos que a melhor forma de comunicação para os surdos se dá com a Língua de Sinais e esta passou a ser considerada a língua materna dos surdos congênitos e seu aprendizado, realizado de forma natural e A LIBRAS foi reconhecida como a segunda língua oficial se nosso país. Uma vitória conquistada pelos surdos que durante muito tempo, não foi-lhes dada "voz", tendo sido negado o direito de escolha, direito de decidir sobre sua própria vida.

Continue navegando