Buscar

Avaliação ambiental de risco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação ambiental de risco – 1) O EAR é constituído por seis etapas, identifique abaixo uma destas etapas. R: Caracterização do site e da região.
2) Quando se referimos a poluição crônica, estamos dizendo que é uma: R: Poluição de longo prazo que envolve a introdução de contaminantes de forma contínua e geralmente em pequena concentração, causando degradação do meio ambiente.
3) Identificação de perigos é: R: A aplicação de técnicas estruturadas para a identificação das possíveis sequências de acidentes, para a definição dos cenários acidentais a serem estudados de forma detalhada.
4) Os riscos ambientais estão divididos em riscos antrópicos e naturais. Os riscos antrópicos por sua vez estão divididos em tecnológicos e sociais. O que compreende os riscos sociais. R: Assaltos, guerras, conflitos, sequestros e atentados.
5) É uma técnica dedutiva que permite identificar as causas básicas de acidentes e de falhas num determinado sistema, além de possibilitar a estimativa da frequência com que uma determinada falha pode ocorrer. Qual esta técnica. R: Análise por Árvore de Falhas (AAF).
6) Documento de caráter preliminar a ser apresentado no processo de licenciamento ambiental no Estado de São Paulo. Tem como função instrumentalizar a decisão de exigência ou dispensa de EIA/RIMA para a obtenção da Licença Prévia. Assinale o nome deste documento. R: RAP.
7) A análise de vulnerabilidade é: R: Estudo realizado por intermédio de modelos matemáticos para a previsão dos impactos danosos às pessoas, instalações e ao meio ambiente, baseado em limites de tolerância estabelecidos através do parâmetro Probit para os efeitos de sobre pressão advinda de explosões, radiações térmicas decorrentes de incêndios e efeitos tóxicos advindos da exposição a uma alta concentração de substâncias químicas por um curto período de tempo.
8) Qual o significado de CL50. R: Concentração calculada e estatisticamente obtida de uma substância no ar que ingressa no organismo por inalação e que, em condições bem determinadas, é capaz de causar a morte de 50% de um grupo de organismos de uma determinada espécie.
9) Defina EIA (Estudo de Impacto Ambiental). R: Processo de realização de estudos para impedir ou mitigar impactos ambientais sobre um empreendimento, analisando e avaliando os resultados.
10) A explosão de nuvem de vapor não-confinado é: A rápida combustão de uma nuvem de vapor inflamável ao ar livre, seguida de uma grande perda de conteúdo, gerada a partir de uma fonte de ignição. Neste caso, somente uma parte da energia total irá se desenvolver sobre a forma de ondas de pressão e a maior parte na forma de radiação térmica.
11) Incêndio que ocorre numa poça de produto, a partir de um furo ou rompimento de um tanque, esfera, tubulação, etc.; onde o produto estocado é lançado ao solo, formando uma poça que se incendeia, sob determinadas condições. Assinale o correto. R: Pool fire. 
12) Quando se referimos a poluição crônica, estamos dizendo que é uma: R: Poluição de longo prazo que envolve a introdução de contaminantes de forma contínua e geralmente em pequena concentração, causando degradação do meio ambiente.
13) Os riscos ambientais estão divididos em riscos antrópicos e naturais. Os riscos antrópicos por sua vez estão divididos em tecnológicos e sociais. O que compreende os riscos sociais. R: Assaltos, guerras, conflitos, sequestros e atentados.
14) Segundo a CETESB, qual a definição do efeito dominó. R: Evento decorrente da sucessão de outros eventos parciais indesejáveis, cuja magnitude global é o somatório dos eventos individuais
15) As ações previstas no Plano de Gerenciamento de Riscos deve considerar os identificados no estudo de análise de riscos buscando a redução da frequência de eventuais acidentes. Quais dos itens abaixo Não Representa um ponto ------- gerenciamento de riscos ambientais em uma empresa. R: Aperfeiçoamento de programas ergonômicos
16) Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações e projetos aprovados incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionamento determinante. Assinale o correto: LI – Licença de implantação
17) O que são riscos tecnológicos? R: São aqueles cuja origem está diretamente ligada à ação humana, com por exemplo de substâncias nocivas provenientes de atividades industriais.
18) Explosão de nuvem de vapor não confinado é: R: é a rápida combustão de uma nuvem de vapor inflamável ao ar livre, seguida de uma grande perda de conteúdo, gerada a partir de uma fonte de ignição. Nesse caso, somente uma parte da energia total irá se desenvolver sobre a forma de ondas de pressão e a maior parte na forma de radiação térmica.
19) A contaminação por água de lastro é um problema que assola o Brasil a mais de 30 anos, legislação internacional e nacional existem. Por que não temos uma solução para este problema. R: As leis não são cumpridas por economia de combustível.
20) A liberação de energia, Poluição do ar, Poluição do solo, Poluição das águas e Incômodos da vizinhança, são exemplos de qual tipo de poluição. R: Poluição ordinária
21) Cessada a fonte, há uma tendência da recuperação do sistema impactado. Estamos definindo qual tipo de poluição. R: Poluição aguda
22) Através do diagrama de Venn Triplo, quais os componentes que formam o risco. R: Contaminantes, receptores e vias de exposição.
23) Diversas técnicas de análise de riscos podem ser utilizadas para a implantação de um projeto, sistema ou unidade. Sobre a Análise Preliminar de Riscos (APR), afirma-se que: R: é uma técnica qualitativa que pode ser usada para a análise preliminar de um projeto
24) Quanto as questões de riscos ambientais provocado por ação antrópico ou de situação natural, assinale o correto quanto a análise de riscos. R: Estudo quantitativo de riscos numa instalação industrial, baseado em técnicas de identificação de perigos, estimativa de frequências e consequências, análise de vulnerabilidade e na estimativa do risco.
25) Fenômeno causado pela combustão de uma mistura inflamável num ambiente fechado, com aumento na temperatura e na pressão internas, gerando uma explosão. Assinale a correta. R: Estamos descrevendo o CVE.
26) Assinale as técnicas para identificação de perigos. R:  Análise Preliminar de Perigos e análise de Perigos e Operabilidade.
27) Processo onde ocorre uma rápida e violenta liberação de energia, associado a uma expansão de gases acarretando o aumento da pressão acima da pressão atmosférica. Marque o correto. R: Conceito de Explosão.
28) Defina Risco Ambiental: R: É o potencial de realização de consequências adversas indesejadas para a saúde ou vida humana, para o ambiente ou para bens materiais.
29) Na técnica de Análise Preliminar de Risco, a Categoria de Severidade denominada Crítica significa a: R: possibilidade de degradação do sistema, com danos severos a equipamentos, instalações ou ao meio ambiente.
30) Os grandes acidentes de origem tecnológica envolvendo substâncias químicas, ocorridos nas décadas de 1970 e 1980, motivaram os órgãos governamentais a promover diversos programas para o gerenciamento de riscos impostos por atividades industriais. Baseado na afirmativa acima marque a resposta correta. R: As técnicas para a identificação de perigos e estimativa dos efeitos no homem e no meio ambiente decorrentes de incêndios, explosões e liberações de substâncias tóxicas, já amplamente utilizadas nas áreas aeronáutica, militar e espacial, foram gradativamente adaptadas e aperfeiçoadas e passaram a ser incorporadas como “ferramentas” para o gerenciamento de riscos em atividades industriais, em particular nas indústrias química e petroquímica.
31) Etapas para avaliação de riscos. Com o objetivo de alocar recursos destinados à remediação e de alcançar níveis aceitáveis e permitidos de concentrações de produtos químicos no meio ambiente, para áreas impactadas por derramamento de petróleo e seus derivados, foi realizada uma análise de risco em uma determinada área ao lado de um manguezal. As etapas apresentadas abaixo
representam exemplos de parte das fases metodológicas da avaliação de risco ambiental ou ecológico, realizadas neste estudo. I. Determinação das propriedades físico- químicas e comportamento das substâncias no ambiente (detalhamento dos meios de exposição).
II. Cálculo do quociente de risco. III. Identificação dos receptores e das espécies-alvo de análise e determinação das rotas de exposição. IV. Execução da função controle – determinação da redução do risco ou alcance de padrões limites aceitáveis. Escolha a alternativa que organize corretamente as etapas realizadas com as fases metodológicas de avaliação de risco ambiental, a saber: Identificação do perigo, Análise de exposição, Análise de toxicidade, Caracterização do risco e Monitoramento. R: III, I, II, IV.
32) Sobre a avaliação de risco ambiental marque a alternativa INCORRETA: A identificação e quantificação dos riscos em uma determinada área contaminada não serve como uma ferramenta adequada para a Gestão ambiental.
	Dissertativas – Qual a finalidade da análise árvore de falhas (AFF) R: A AAF é um método excelente para o estudo dos fatores que poderiam causar um evento indesejável (falha) e encontra sua melhor aplicação no estudo de situações complexas. A Análise de Árvores de Falhas é uma técnica dedutiva que tem por objetivo identificar as causas potenciais de acidentes e de falhas (eventos indesejáveis – topo) num determinado sistema, a partir da combinação lógica das falhas dos diversos componentes do sistema, além de permitir a estimativa da probabilidade ou frequência de ocorrência de uma determinada falha ou acidente (obtenção da probabilidade de ocorrência do evento indesejado). 
Faça uma relação entre DL 50 e CL 50, suas definições e suas características. R: Concentração letal 50 (CL50): concentração calculada e estatisticamente obtida de uma substância no ar que ingressa no organismo por inalação e que, em condições bem determinadas, é capaz de causar a morte de 50% de um grupo de organismos de uma determinada espécie. É normalmente expressa em ppm (partes por milhão), devendo também ser mencionado o tempo de duração da exposição do organismo à substância. 
Dose letal 50 (DL50): quantidade calculada e estatisticamente obtida de uma substância administrada por qualquer via, exceto a pulmonar e que, em condições bem determinadas, é capaz de causar a morte de 50% de um grupo de organismos de determinada espécie. 
Tanto o CL 50 como DL 50 utilizam organismos vivos de determinada espécie para causar a morte de 50% de indivíduos do grupo de controle.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais