Buscar

Automação Industrial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lembrete de Automação Industrial 
1) São componentes que verificam as informações necessárias no andamento do processo automatizado. R: E) Detectores.
2) "Os dispositivos de manobra são indispensáveis em um sistema automatizado pois, fazem a ligação das informações do sistema de elaboração com o circuito de potência conectados aos atuadores ou então ao órgão de acionamento para a regulagem da velocidade, ou dos controles de alguns parâmetros doa atuadores". São exemplos de dispositivos de manobra, exceto: R: C) Transdutores.
3) O nível de automação formado pelo sistema de informações corporativas é chamado de: R: E) Nível do Empreendimento;
4) Em instalações automatizadas de pequeno e médio portes, a utilização de computadores para supervisão está crescendo graças a soluções de hardware e software simples e a custo acessível. Atualmente os programas supervisores são chamados de: R: D) SCADA.
5) Para ser capaz de supervisionar uma máquina na linha de produção, é preciso que o sistema de elaboração se comunique com os dispositivos de controle ou com computadores de vários níveis. As redes de comunicação interna na fábrica são denominadas: R: B) Rede Tipo LAN.
6) São componentes que atuam no processo, substituindo os acionamentos manuais em sistemas automáticos. R: D) Atuadores.
7) Com relação às partes que compõem uma automação, assinale a alternativa incorreta. R: C) Nos cilindros pneumáticos, a potência de acionamento é elevada e a velocidade é reduzida.
8) É o dispositivo que recebe o sinal de controle e gera um sinal com potência suficiente para atuar sobre o sistema. R: E) Atuador;
9) Para atingir o valor desejado, o Sistema de Controle Automático executa as operações listadas abaixo. I - Aplicação do sinal de correção. II - Geração do sinal de correção. III - Determinação do desvio. IV -Medição do valor atual da variável. V - Comparação do valor atual com o valor desejado. Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta dessas operações. R: C) IV, V, III, II e I.
10) São características do Sistema Flexível de Manufatura, exceto. R: D) Está geralmente associada à produção em massa ou lote.
11) "Sistema apoiado em computadores, que substitui o trabalho humano em favor da segurança das pessoas, da qualidade dos produtos, da rapidez da produção ou da redução de custos". R: C) Automação.
12) "É uma coleção de equipamentos e recursos humanos integrados, com a função de realizar uma ou mais operações de processamento e/ou montagem da matéria prima, na peça ou em seu conjunto inicial”. R: B) Sistema de Manufatura.
13) “É uma máquina programável, de aplicação geral e que possui determinadas características antropomórficas”. R: D) Robô Industrial.
14) É o nível de automação que recebe instruções do sistema de informações corporativas e as traduz em planos operacionais para a produção. R: D) Nível da Fábrica.
15) Com relação às qualidades dos robôs industriais, analise as afirmativas abaixo. I - Podem substituir pessoas em ambientes de trabalho perigosos e desconfortáveis. II - Desempenham o ciclo de trabalho com consistência e repetibilidade. II - Podem ser reprogramados e equipados com as ferramentas necessárias para desempenhar atividades diferentes. IV – Não podem ser conectados a outros sistemas de computadores. Marque a alternativa que apresenta somente alternativas corretas. R: D) I, II e III.
16) É um sistema de manufatura composto por uma série de máquinas de produção e estações de trabalho operadas manualmente, que realizam uma seqüência de operações em uma família de peças ou produtos semelhantes, mas não idênticos: R: D) Célula de Máquina.
17) São características do Sistema Multiestação com Roteamento Variável, exceto. R: E) É a mais automatizada e tecnologicamente sofisticada.
18) Um sistema automatizado é utilizado para operar alguns processos e a energia é necessária para conduzir esses processos e controles e sua principal fonte é a eletricidade". Esse tipo de energia apresenta muitas vantagens, exceto: R: A) Possui um custo baixo.
19) Com relação aos dispositivos detectores, analise as afirmativas abaixo. I – São componentes que detectam as informações necessárias no andamento do processo automatizado. II – No detector analógico, a interligação da saída de um estado para o outro é verificada quando a grandeza física em entrada ultrapassa um determinado valor definido. III – O detector digital transforma o valor da grandeza física na entrada em um sinal elétrico ou pneumático proporcional ao valor da grandeza física. IV – O tipo analógico é geralmente chamado de transdutor. Marque a alternativa que apresenta somente alternativas incorretas. R:  B) II e III.   
20) É o dispositivo que manipula o sinal de erro, gerando um sinal de controle que será aplicado. R: D) Controlador;
21) É o canal de comunicação entre o operador e o computador, através do qual interagem, visando atingir um objetivo comum. R: B) IHM.
22) Com relação aos Sistemas de Controle, analise as afirmativas abaixo. I - No Sistema em Malha Aberta a ação de controle é independente da saída, portanto a saída não tem efeito na ação de controle. II - No Sistema em Malha fechada, a ação de controle depende de algum modo, da saída, portanto a saída possui um efeito direto na ação de controle. III - Uma desvantagem dos Sistemas em Malha Fechada, é que sempre existe o risco de o atuador não causar o efeito esperado no processo. IV - Uma desvantagem dos Sistemas em Malha Aberta, é que são mais complexos e geram mais gastos. Marque a alternativa que apresenta somente alternativas corretas. R: A) I e II.
23) Utiliza o computador para comandar o caminho da ferramenta de uma máquina operatriz, fazendo isso com alta precisão e alta repetibilidade com um mesmo programa. R: B) CNC.
24) Este tipo de automação implementa algumas funções supervisoras antes das funções de produção. R: B) Autonomação.
25) "Sua tarefa é supervisionar o sistema por meio das informações que chegam aos sensores com base em um programa previamente elaborado". R: D) CLP.
26) Com relação ao CLP, assinale a alternativa incorreta. R: D) Sua confiabilidade na utilização é garantida, pois depois de concluído e depurado, o programa não pode ser transferido para outros CLP’s.
27) Com relação às qualidades dos robôs industriais, analise as afirmativas abaixo. I - Podem substituir pessoas em ambientes de trabalho perigosos e desconfortáveis. II - Desempenham o ciclo de trabalho com consistência e repetibilidade. III – Não podem ser reprogramados. IV – Podem ser conectados a outros sistemas de computadores. Marque a alternativa que apresenta somente alternativas corretas. R: E) I, II, e IV;
28) Quase todos os robôs industriais hoje em dia, têm computadores digitais como controladores, e dispositivos de armazenamento compatíveis com unidades de memória. Assinale a alternativa que não corresponde a uma categoria de controladores de robôs R: C) Controle Numérico;
 Questões Dissertativas
Quais os tipos de Sistemas de Controle e quais as suas características? R: O sistema de malha aberta e o sistema de malha fechada. O sistema de controle de malha aberta opera sem uma malha por realimentação; os controles operam sem medir a variável de saída, não havendo comparação entre o valor de saída e o parâmetro de entrada desejado, sendo o oposto do sistema de malha fechada. A característica distintiva de um sistema de malha aberta é que não pode gerar compensação a nenhuma perturbação que seja somada ao sinal de acionamento do controlador. O sistema de malha fechada compensa as perturbações pela medição da resposta na saída, alimentando aquela medida no caminho de realimentação e comparando a resposta com a entrada na junção de adição; se aparecer alguma alteração ou diferença entre as respostas, o sistema aciona a planta, por um sinal de atuação, para realizar e fazer a correção.
Quais as principais qualidades dos robôs? R: As principais qualidades dos robôs são: > podem substituir pessoas em ambientes de trabalho perigosos e desconfortáveis;
> desempenham o ciclo de trabalho com consistência e repetibilidade;> podem ser reprogramados e equipados com as ferramentas necessárias para desempenhar tarefas diferentes; ƒ >podem ser conectados a outros sistemas de computadores para chegar à manufatura integrada por computadores.
3) Qual a história da automação? R: A história da Automação Industrial começa na década de 20, quando Henry Ford cria a linha de produção para a fabricação de automóveis. Porém, o grande impulso para automação se deu com o aparecimento dos transitores, na década de 60 (CLP’s). 
4) O que é automação hoje? R: Automação é qualquer sistema, apoiado em computadores, que substitua o trabalho humano em favor: da segurança das pessoas, da qualidade dos produtos, da rapidez da produção ou da redução de custos; assim aperfeiçoando os objetivos das indústrias e dos serviços. Automação é considerada todo processo que faz atividades e tarefas que auxiliam o ser humano no seu dia a dia. Como por exemplo, os moinhos, rodas d’águas, pilões. Com o aparecimento das máquinas e da tecnologia, a automação se estabeleceu dentro das industrias, elevando sua produtividade e qualidade de seus produtos e serviços. 
5) A automação decorre de algumas necessidades tais como: R: maior nível de qualidade, maior flexibilidade de modelos para o mercado, redução do tempo e custo do trabalho, maior segurança, melhoria do ambiente de trabalho, menores perdas, melhor planejamento e controle da produção. 
6) Qual é o objetivo da Automação? R: A Automação surgiu da necessidade de aumento de flexibilização, de maior rapidez e agilidade na produção, na redução de custos das empresas de manufatura ou de processos contínuos; com o objetivo de se adaptarem o mais rápido possível às necessidades do consumidor, a fim de se manterem competitivas em um mercado cada vez mais exigente. 
7) O que é Autonomação? R: é um recurso de projeto de máquinas para desempenhar o princípio de “Jidoka” (termo japonês que significa "automação inteligente" ou "automação com toque humano"). Este tipo de automação implementa algumas funções supervisoras antes das funções de produção. No Sistema Toyota de Produção, isto significa que, se uma situação anormal aparecer, a máquina pára e o os operários pararão a linha de produção. A Autonomação previne produtos defeituosos, elimina superprodução e foca a atenção na compreensão do problema e assegurar que esse problema não se repita. 
8) Qual a diferença entre automação e mecanização? R: A automação permite realizarmos algum trabalho através de máquinas controladas automaticamente. Já a mecanização, simplesmente se limita ao emprego, ao uso de máquinas para executar alguma tarefa, substituindo o esforço físico do ser humano. 
9) Qual é a operação fundamental dos sistemas automático? R: é transformar um sinal elétrico, hidráulico ou pneumático em uma outra grandeza física, que geralmente é um deslocamento mecânico. A operação que representa o último anel dessa seqüência é executada por atuadores que podem ser do tipo: Elétrico, Hidráulico, Pneumático e Mecânico. 
10) Quais são os níveis da Automação? R: Nível do dispositivo: é o nível mais baixo na hierarquia da automação, inclui atuadores, sensores e outros componentes de hardware incluídos no nível da máquina; esses dispositivos são combinados em loops individuais de controle. Nível da máquina: nesse nível, as funções de controle incluem a execução da seqüência de etapas no programa de instruções na ordem correta, e a certificação de que cada etapa foi executada adequadamente, no nível do dispositivo, o hardware é montado em máquinas individuais. Nível da célula: este nível opera conforme as instruções do nível da fabrica. Um sistema de produção ou uma célula é um grupo de máquinas ou estações de trabalho conectadas e apoiadas por um sistema de manuseio de materiais, um computador ou outro equipamento apropriado ao processo de produção. Suas funções incluem a expedição da peça e o carregamento da máquina, a coordenação das máquinas com os sistemas de manuseio e a coleta e avaliação dos dados de inspeção. Nível da fábrica: também chamado de nível da produção, ele recebe instruções do sistema de informações corporativas e as traduz em planos operacionais para a produção. Nível do empreendimento: formado pelo sistema de informações corporativas, esse é o nível mais alto da hierarquia. Este nível se preocupa com todas as funções necessárias para o bom gerenciamento da empresa: projeto, pesquisa, marketing, vendas, contabilidade, planejamento agregado e o plano mestre de produção.
11) O que é o Pentágono da Automação? R: Um outro conceito de Automação esta relacionado com seus diferentes níveis dentro de um processo automatizado. No pentágono da Automação temos: modelagem de sistemas; sinais e sistemas; computadores, redes de comunicação e sistemas lógicos; software e aquisição de dados e atuadores e sensores. 
12) Quais os níveis de Automação encontrados em uma planta Industrial? R: Gerenciamento Corporativo (mainframe). Neste nível encontram-se os softwares para gestão de vendas financeiras. Nível 4: Gerenciamento corporativo de planta (workstation). Nível responsável pela programação e pelo planejamento da produção, realizando o controle e a logística de suprimentos. Nível 3: Supervisão (workstation, PC, IHM). Permite a supervisão do processo. Normalmente possui banco de dados com informações relativas ao processo. Nível 2: Controle (CLP, PC, CNC). Nível onde se encontram os equipamentos que executam o controle automático das atividades da planta. Nível 1: Dispositivos de campo, sensores e atuadores (sensores digitais e analógicos). Nível das máquinas, dos dispositivos e dos componentes da planta. 
13) Como pode ser dividida a Automação Industrial? (De acordo com Rosário). R: A automação fixa é utilizada quando o volume de produção é elevado, sendo assim a linha de produção fica composta de diversas máquinas de Comando Numérico (CN), chamadas estações de trabalho. À medida que as operações são terminadas, as peças são transferidas à outras estações, formando assim uma linha de produção fixa voltada apenas para um tipo de produto. A automação flexível é voltada para um volume de produção médio, aliado à flexibilidade permite que sejam fabricados diversos produtos ao mesmo tempo, decorrente da interação da engenharia mecânica com tecnologias eletrônicas e sistemas de informação. A automação programável é voltada para um volume de produção baixo e diversificada, efetuado em pequenos lotes, desta forma os equipamentos devem ser reprogramados a cada novo lote. 
14) Quais as áreas da Engenharia que fazem parte da Automação Industrial? R: A engenharia mecânica, através das maquinas que possibilitam transformar matérias primas em produtos “acabados”. A engenharia elétrica que disponibiliza os motores, seus acionamentos e a eletrônica indispensável para o controle e automação das malhas de produção. E a informática que através das arquiteturas de bancos de dados e redes de comunicação permitem disponibilizar as informações a todos os níveis de uma empresa. 
15) O que são funções Avançadas na Automação? R: Um sistema automatizado pode ser capaz de executar também funções avançadas não especificas de uma unidade de trabalho em particular, além de executar os programas dos ciclos de trabalho. As funções focam, em geral, na melhoria do desempenho e segurança dos equipamentos, nelas incluem: monitoramento da segurança; manutenção e diagnósticos de reparação; detecção de erros e recuperação.
16) O que são e qual a função do sistema de Manufatura? R: são criados como uma coleção de equipamentos e recursos humanos integrados, com a função de realizar uma ou mais operações de processamento e/ou montagem da matéria prima, na peça ou sem seu conjunto inicial. Todo esse equipamento integrado inclui: máquinas e ferramentas de produção, dispositivos e manuseio de material, de posicionamento de trabalho e de sistemas de computador. 
17) Exemplos de Sistema de Manufatura: R: Célula
com uma estação: é quando um trabalhador cuida de uma máquina de produção que opera no ciclo semi-automático. Agrupamento de máquina: é quando apenas um trabalhador cuida de um grupo de máquinas semi-automáticas. Linha de montagem manual: é quando as operações de montagem são realizadas de modo a construir um produto, através de uma série de estações de trabalho. Linha de transferência automatizada: é uma série de estações de trabalho automatizadas que realizam operações de processamento, além de transferência de peças entre as estações. Sistema de montagem automatizado: executa uma seqüência de operações de montagem automatizadas ou mecanizadas (utilizado para produtos mais simples). Célula de máquina: é uma série de máquinas de produção e estações de trabalho operadas manualmente. Realiza uma seqüência de operações em uma família de peças ou produtos semelhantes, mas não idênticos. Sistema de manufatura flexível: é uma célula de máquina altamente automatizada para a produção de família de peças ou produtos. 
18) Quais os tipos de Máquina de produção? R: operadas manualmente – onde o operador executa todas as atividades. Semiautomatizadas – onde o operador supervisiona algumas atividades. Totalmente automatizadas – onde não é necessário a intervenção do operador. 
19) O que é manufatura Celular? R: O termo manufatura celular é utilizado para descrever o setor de trabalho onde as máquinas são agrupadas. É uma tecnologia de grupo na qual máquinas ou processos dissimilares foram agregados em células, cada uma dedicada à produção de uma peça, família de produtos ou grupo limitado de famílias. 
20) O que é o sistema Flexível da Manufatura? R: conceito de sistema flexível de manufatura teve origem na Grã-Bretanha no início da década de 1960 e as primeiras instalações de FMS aconteceram nos Estados Unidos em 1967. Realizavam operações de usinagem em famílias de peças com máquinas-ferramenta NC (numerical control). Do inglês flexible manufacturing systems – FMS, é um tipo de célula de manufatura usado para implementar a manufatura celular; ela é a mais automatizada e tecnologicamente sofisticada. Um FMS possui várias estações automatizadas e é capaz de roteamentos variáveis entre as estações. Opera como um sistema de modelo misto devido a sua flexibilidade. A razão pela qual o FMS é chamado de flexível se deve ao fato de que ele é capaz de processar uma variedade de tipos de peças diferente.
21) Para que serve o Programa de Qualidade? R: Serve para detectar a baixa qualidade em produtos manufaturados e adotar medidas corretivas para eliminá-la (CQ – controle de qualidade, do inglês, quality control – QC). O CQ tem a função de inspecionar os produtos, seus componentes e suas características de acordo com o padrão exigido, garantindo a satisfação e atendendo as necessidades e exigências do cliente. As características do produto determinam de forma justa o preço que uma empresa pode cobrar por ele. 
22) O que são Sistemas de Controle? R: Um sistema de controle é formado por sistemas e processos que tem o objetivo de a partir de uma entrada fornecida, obter uma saída desejada, com desempenho desejado. O elemento de controle em um sistema automatizado executa o programa de instruções, fazendo com que o processo realize sua função de forma a executar alguma operação de produção. Os sistemas de controle contribuem significativamente para a sociedade moderna. Basta olhar ao redor para percebermos suas aplicações. Em nossas casas, podemos visualizá-los em diversos equipamentos, uma torradeira ou um micro-ondas, sistemas de aquecimento e refrigeração. Os sistemas de controle também são aplicados na ciência e na indústria, como por exemplo, no guiamento de naves espaciais e mísseis e no esguicho de fluido de refrigeração em uma peça sendo usinada automaticamente.
23) Qual o Histórico do Sistema de Controle? R: 300 A.C – Engenharia de Sistemas com realimentação; 1861- Invenção da válvula de segurança; Século XVIII-Sistema de controle de Temperatura; Século XVIII- Regulador de velocidade de esfera; 1868-Estabilidade para um Sistema de terceira ordem; 1874- Estendeu para o Sistema de quinta ordem; Metade de 1800- Manobrabilidade de navios (PID); 1948- Indústrias Aeronáutica e atualmente os Sistemas de Controles encontram um vasto campo de aplicação;
24) Quais são as 4 principais razões da construção de um Sistema de Controle (Vantagens)? R: Amplificação da potência; Controle remoto; Conveniência da forma da entrada; Compensação por perturbações. Não seria possível por exemplo a movimentação de grandes equipamentos e com precisão, sem a utilização de sistemas de controle. Manualmente, seria impossível direcionar as antenas para capturar sinas de rádio de baixa freqüência. Não conseguiríamos fornecer a potência requerida para movimentar uma carga na velocidade desejada, assim, a potência é fornecida pelos motores e a regulagem da posição e da velocidade é feita pelos sistemas de controle. 
25) Quais os elementos que compõem um Sistema automatizado? R: Energia para concluir os processos e operar o sistema; Um programa de instruções que direciona os processos; Um sistema de controle que execute as instruções.
26) Quais são os dois tipos de sistema de controle e suas características? R: O sistema de controle de malha aberta, opera sem uma malha por realimentação, os controles operam sem medir a variável de saída, não havendo comparação entre o valor de saída e o parâmetro de entrada desejado. A desvantagem desse tipo de controle é que sempre existe o risco de o atuador não causar o efeito esperado no processo; além da sensibilidade às perturbações e a falta de habilidades para corrigi-las, pois são comandados simplesmente pelas entradas. A vantagem é que ele costuma ser mais simples e mais barato que o sistema de malha fechada. Também conhecido como Sistema de Controle por Realimentação, o sistema de controle de malha fechada é aquele no qual a variável de saída se compara a um parâmetro de entrada, e qualquer diferença entre eles é utilizada para fazer com que a saída esteja em conformidade com a entrada. Esse sistema apresenta uma atenção superior aos sistemas de malha aberta, são menos sensíveis a ruídos, perturbações e alterações do ambiente. Porém, por outro lado, são mais complexos e geram mais gastos. 
27) Qual o Principal elemento do Sistema de Controle? R: Ao final da década de 1970, foi criado o CLP (Controle Lógico Programável), para substituir sistemas automáticos que utilizavam relés, temporizadores e seqüenciadores mecânicos. O controle baseado em relés exigia modificações na fiação, no caso de alterações no processo automatizado, e em muitos casos isso se tornava inviável, sendo mais barato substituir todo o painel por um novo. O CLP trazia flexibilidade à automação, onde apenas era necessário carregar um novo programa no controlador.
28) O que é CLP? R: é um computador com as mesmas características conhecidas do computador pessoal, porém em uma aplicação dedicada à automação de processos, geralmente se trata de um computador usado em automação da manufatura. O CLP pode controlar grande parte de variáveis e substitui o homem com precisão, confiabilidade, mais rapidez e menor custo. O controlador programável veio, em primeiro lugar, contribuir com o avanço tecnológico dos componentes e, com o surgimento dos computadores, resultou em inúmeras aplicações na área industrial. 
29) Quais os Benefícios do Controladores Lógico Programável(CLP)? R: Facilidade de programação; Alta confiabilidade; Preço competitivo; Envio de dados para processamento centralizado; Dimensões menores, que reduziam custo; Expansão de módulos; Facilidade na manutenção; Sinais de entrada e saída de 115Vca; Mais de 4000 palavras de memória.
30) Quais as principais características dos Controladores Lógicos Programáveis (CLP’S)? R: Programação com linguagem de alto nível; Fiação resumida a um conjunto de entradas r saídas; Confiabilidade Operacional; Melhorias e/ou sucessos nos desenvolvimentos; Grande variedade de
tarefas de controle; Interfaces de operação e comunicação em rede;
31) Como é constituído um CLP? R: Fonte de alimentação: converte corrente alternada em corrente contínua, para alimentar o controlador. No caso de falta de energia, há uma bateria que impede que o usuário perca todo seu programa. Ao retornar a energia, há uma reiniciação do programa. Unidade Central de Processamento (UCP): é responsável pela execução do programa, e pela atualização da memória de dados e da memória-imagem das entradas e saídas. Memória dos tipos fixo e volátil: armazenam dados e gerencia a seqüência de operações, com um programa que faz o start-up do controlador (EPROM), esse tipo de memória não é acessível ao usuário do controlador programável. Já na memória do usuário, a CPU processa e atualiza a memória de dados internos e de imagens. Dispositivo de entrada e saída:quando o circuito externo é fechado, através de um sensor, um diodo emissor de luz sensibiliza o componente de base, fazendo circular uma corrente interna no circuito correspondente. Saída de relé: é quase imune a qualquer tipo de transiente de rede, porém tem vida útil baixa. Saída de Triac: esse tipo de elemento é usado quando a fonte de corrente é alternada. Saída a Transistor: são recomendados à serem utilizados quando há fontes de correntes continuas. Terminal de programação: serve de meio de comunicação entre o usuário e o controlador que permite: autodiagnóstico, programação de instruções, monitoração, alterações on-line, gravação e apagamento da memória. 
32) Que situações devem ser consideradas na automação com CLP’s)? R: A existência de chaves de proteção de hardware; Tipos de formas de endereçamento; Compatibilidade entre instalação elétrica e pontos de entrada e saída; Estrutura da palavra; Compatibilidade dos equipamentos eletromecânicos; Tipo e forma dos sinais aceitáveis, etc. 
33) O que é um robô Industrial? R: é uma máquina programável, de aplicação geral e que possui determinadas características antropomórficas. A característica antropomórfica mais óbvia de um robô industrial é o braço mecânico, utilizado para desempenhar diversas tarefas industriais. 
34) Quais as qualidades dos robôs? R: são projetados para uma gama ampla de tarefas. Podem substituir pessoas em ambientes de trabalho perigosos e desconfortáveis; Desempenham o ciclo de trabalho com consistência e repetibilidade; Podem ser reprogramados e equipados com as ferramentas necessárias para desempenhar tarefas diferentes; Podem ser conectados a outros sistemas de computadores para chegar à manufatura integrada por computadores. 
35) O que são e quais as articulações de um Robô? R: As articulações de um robô estão diretamente ligadas ao tipo de movimento a ser executado. Articulação linear, denominada articulação do tipo L; Articulação Ortogonal, denominada articulação do tipo O; Articulação Rotacional, denominada articulação do tipo R; Articulação de Torção, denominada articulação do tipo T; Articulação Rotativa, denominada articulação do tipo V.
36) Quais os tipos de movimentações nas articulações de um Robô? R: Sistemas elétricos – onde é utilizado motores elétricos como atuadores; Sistemas hidráulicos – utilizam pistões lineares e atuadores de pás rotativas; Sistemas pneumáticos – são aplicados para a transferência de materiais simples.
37) Quais as categorias de controle de um Robô? R: Controle de sequência limitada – é utilizado somente para ciclos de movimentos simples, tais como operação de pegar e largar; Controle ponto a ponto – o controlador tem uma memória para gravar apenas a localização de cada movimento; Controle de percurso contínuo – o controlador calcula o percurso entre o ponto de partida e o ponto de chegada de cada movimento. Controle inteligente – o controlador tem capacidade de tomar decisões quando as coisas saem errado durante o ciclo.
38) Cite alguns exemplos de Sistemas Integrados de Automação? R: Utilização do computador em todos os setores da empresa; Integração entre planejamento e produção; Projeto de produtos; Fabricação assistida; Controle direto; Orçamento; Marketing; Contabilidade entre outros. 
39) Quais são os benefícios da integração da automação? R: Gera uma maior ligação entre os processos da empresa; Maior agilidade para responder a mudanças; Maior coerência das informações e a Redução de erros. 
40) O que uma linguagem de Programação? R: é uma ferramenta necessária para gerar o programa, que vai coordenar e seqüenciar as operações que o microprocessador deve executar. Para isso, se faz necessário, a programação na execução de tarefas ou resolução de problemas com dispositivo micro processados, onde é através da qual o usuário se comunica com a máquina. 
41) A análise das linguagens deve ser baseada nos seguintes pontos: R: Quanto à Forma de Programação ela pode ser: Programação Linear: o programa é escrito em único bloco. Programação Estruturada: programação que permite organização, desenvolvimento de bibliotecas de rotinas utilitárias para utilização em vários programas, facilidade de manutenção, simplicidade de documentação e entendimento por outras pessoas além do autor do software. Permite também dividir o programa segundo critérios funcionais, operacionais ou geográficos. Quanto à Forma de Representação ela pode ser: De diagrama de Contatos, de diagrama de Blocos e de lista de Instruções. Documentação: A documentação é mais um recurso do editor de programa que de linguagem de programação, porém de qualquer forma, essa abordagem torna-se cada vez mais importante devido o grande número de profissionais envolvidos no projeto de um sistema de automação que se utiliza de CLP’s. Conjunto de Instruções: É o conjunto de funções que definem o funcionamento e aplicações de um CLP. Podem servir para mera substituição de comandos a relés, como também manipulação de variáveis analógicas. 
42) A modalidade de funcionamento da unidade de programação pode ser de dois tipos: R: ON–LINE e OFF–LINE. No modo on-line a unidade de programação é ligada diretamente ao PLC, sendo realizada diretamente na memória do computador. Na modalidade off-line, a unidade de programação não é conectada ao PLC, mas incorpora uma memória EEPROM sob a qual é escrito o programa usuário. 
43) São três os tipos de unidades de programação mais utilizados: R: Unidade de programação portátil – constituído de um pequeno teclado, se apresenta com dimensões reduzidas. Unidade de vídeo programação portátil – é utilizado um notebook. Unidade de vídeo programação de mesa – é utilizado um personal computer.
44) Os órgãos de acionamento mais importantes podem ser classificados em: R: variadores para controle de eixo; variadores de velocidade para motores assíncronos (inversores); variadores de velocidade para motores em corrente contínua.
45) O sistema de manufatura é dividido em três categorias, quais são? R: célula com uma estação: as aplicações das estações de trabalho únicas são frequentes e um caso é a célula operador-máquina. Classifica-se em duas categorias: estações de trabalho com operadores e estações automatizadas. Este tipo é comum por ser mais fácil e ter menos custo na sua implementação, além de ser mais adaptável, ajustável e flexível; 2. Sistema multiestação com roteamento fixo: é uma linha de produção que consiste em uma série de estações de trabalho dispostas de modo que as peças ou os produtos se movam de uma es ta- 2.2 Classificação para outra e uma parte do conteúdo total do trabalho seja realizada em cada estação, geralmente por meio de um transportador. Essa linha de produção está geralmente associada à produção em massa ou lote; 3. Sistema multe estação com roteamento variável: tem como objetivo atingir alguma finalidade especial, sendo geralmente projetado para quantidade de produção média. Em geral, é aplicável tanto nas operações de processamento quanto de montagem, envolvendo variedade de peças ou produtos e possuindo flexibilidade para lidar com essa variedade. Suas máquinas podem ser manuais, semiautomatizadas ou totalmente
automatizadas.
46) Quais são os componentes de um sistema de manufatura? R: > máquinas de produção, ferramentas, dispositivos de fixação e equipamentos; > um sistema de manuseio de material; > um sistema de computador para controle e coordenação dos componentes; > trabalhadores humanos para manusear e operar o sistema.
47) Um sistema de controle de malha fechada é formado por seis elementos básicos: R: 1-parâmetro de entrada; 2-processo;3-variável de saída;4-sensor por realimentação;5-controlador; 6.atuador.
48) Quando e onde surgiu o primeiro CLP? R: No ano de 1969, surgiram os primeiros controladores baseados numa especificação da General Motors, que possuíam os seguintes benefícios: facilidade de programação; alta confiabilidade; preço competitivo; expansão de módulos; facilidade na manutenção; dimensões menores, que reduziam o custo; sinais de entrada e saída de 115 Vca; envio de dados para processamento centralizado; mais de 4.000 palavras de memória.
49) Cite 2 aspectos das qualidade: R: CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO: Configuração de projeto, tamanho, peso; Função e desempenho; Características distintas do modelo; Apelo estético; Facilidade de uso; Disponibilidade de funções; Confiabilidade e segurança; Durabilidade e longa vida útil; Facilidade de manutenção; Reputação do produto e produtor. LIVRE DE DEFICIÊNCIA: Ausência de defeitos; Conformidade com as especificações; Componentes dentro da tolerância; Não há peças faltando; Não há falhas precoces;
50) Quase todos os robôs industriais têm articulações mecânicas; classifique-as. R: 1-articulação linear (articulação do tipo L); 2-articulação ortogonal (articulação do tipo O); 3-articulação rotacional (articulação do tipo R); 4-articulação de torção (articulação do tipo T); 5-articulação rotativa (articulação do tipo V).
51) O que representa um dispositivo de programação? R: Representa a interface operador-CLP, tendo a função de compilar e enviar o programa usuário à memória do CLP, visualizar o mesmo programa, modificá-lo e controlá-lo etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais