Buscar

Anatomia - Abdome

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Medicina – 2º Período – Arielle Moraes
Anatomia II – Abdome
O abdome é a região que se situa contida pelas paredes musculoaponeuróticas antero lateralmente, superiormente pelo diafragma e inferiormente pelos músculos da pelve.
A localização dos órgãos abdominais podem ser descritas a partir de nove regiões da cavidade abdominal: hipocôndrio direito e esquerdo, epigástrico, lateral direita e esquerda, umbilical, inguinal direita e esquerda e púbica. O abdome é dividido sagitalmente pelos planos medioclaviculares que vão do ponto médio da clavícula até o ponto médio das linhas que unem a espinha ilíaca anterossuperior (EIAS). O plano transverso superior é o plano subcostal que atravessa a margem da 10ª cartilagem costal, e o plano transverso inferior é o plano intertubercular que atravessa os tubérculos ilíacos. 
Nas descrições clínicas mais gerais a cavidade abdominal se divide em 4 quadrantes delimitados por um plano sagital e outro transverso. Os planos são o plano transumbilical e o plano mediano. Os quadrantes que surgem são: superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo. 
O abdome é revestido acima do umbigo como na maioria das regiões. Já abaixo do umbigo há muitas fibras elásticas e colágenas formando duas camadas: a fáscia de Camper (panículo adiposo do abdome) e a fáscia de Scarpa (estrato membranáceo). Ainda há fáscia de revestimento que cobre a face externa das três camadas musculares da parede abdominal anterolateral: M oblíquo externo, M oblíquo interno e M transverso do abdome, que são músculos planos. Esses músculos formam uma ‘rede’ para manter as vísceras abdominais em seus lugares e protege-las. 
Entre a linha medioclavicular e a linha mediana, as aponeuroses formam a bainha do músculo reto do abdome que envolve o músculo reto do abdome. Essas aponeuroses se entrelaçam com a do lado oposto formando uma rafe mediana, a linha alba, que se estende do processo xifoide até a sínfise púbica. Essa linha alba contém dois músculos verticais da parede abdominal anterolateral: M reto do abdome e M piramidal.
Músculos do Abdome
Os músculos da parede abdominal anterolateral tem função de formar uma sustentação forte e expansível para essa parede, sustentar e proteger as vísceras abdominais contra lesões (musc verticais), comprimir o conteúdo abdominal para manter ou aumentar a pressão intra-abdominal (musc planos), além de mover o tronco e auxiliar na postura. Tem função na respiração, excreção de urina e fezes, vomito, parto e ainda levantamento de peso.
 ▪ Músculo Oblíquo Externo do Abdome: É o maior e mais superficial dos três músculos planos e é inervado pelos nervos toracoabdominais e nervo subcostal. Suas fibras mais posteriores estão fixadas na 12º costela e seguem um trajeto quase vertical até a crista ilíaca, enquanto suas fibras mais anteriores se abrem em leque seguindo uma direção cada vez mais medial de modo que a maioria das fibras carnosas seguem na direção inferomedial. As fibras musculares se tornam aponeuróticas aproximadamente na LMC medialmente e na linha espinoumbilical.
 ▪ Músculo Oblíquo Interno do Abdome: É o músculo intermediário entre os três músculos planos e se abre em leque anteromedialmente e é inervado pelos nervos toracoabdominais, ramos dos nervos espinais e primeiros nervos lombares. Suas fibras carnosas seguem perpendiculares às fibras do músculo oblíquo externo em direção superomedial. Suas fibras se tornam aponeuróticas na LMC e participam na formação da bainha do reto do abdome. 
 ▪ Músculo Transverso do Abdome: É o mais interno dos três músculos planos e tem a mesma inervação que o músculo oblíquo interno. Tem maior parte de suas fibras com orientação transversal e circunferencial que é ideal para comprimir o conteúdo abdominal e aumentar a pressão intra-abdominal. Suas fibras terminam em uma aponeurose que contribuem para a formação da bainha do músculo reto do abdome. Entre os músculos oblíquo interno e transverso do abdome há o plano neurovascular que contém os nervos e artérias da parede abdominal anterolateral, que deixam o plano para se situarem na tela subcutânea. 
 ▪ Músculo Reto do Abdome: É o principal músculo vertical da parede abdominal anterior e é inervados pelos nervos toracoabdominais. Os dois músculos retos se separam pela linha alba. Esse músculo é três vezes mais largo em sua parte superior do que em sua parte inferior e sua maior parte está contida na bainha do músculo reto do abdome. É sustentado transversalmente por fixação à lâmina dessa bainha em três ou mais intersecções tendíneas, que são vistas em pessoas musculosas como sulcos entre as saliências musculares.
 ▪ Músculo Piramidal: É um músculo triangular pequeno que está ausente em cerca de 20% das pessoas. Encontra-se anterior à face inferior do reto do abdome e se fixa à face anterior do púbis e ao ligamento púbico anterior, terminando na linha alba. (!Variação!)
Bainha do Músculo Reto do Abdome
É um compartimento fibroso incompleto dos músculos reto do abdome e piramidal, onde se encontra também as artérias e veias epigástricas superiores e inferiores, além das partes distais dos nervos toracoabdominais.
Linha Alba
Situa-se na linha mediana anterior e é o entrelaçamento das fibras das lâminas anterior e posterior que formam a bainha do músculo reto do abdome. Ela segue verticalmente por toda a parede do abdome e dá passagem a alguns pequenos vasos e nervos para a pele. Em sua porção média subjacente ao umbigo há o anel umbilical, que é um defeito da linha alba pelo qual os vasos umbilicais fetais entravam e saiam do cordão umbilical e da placenta.
Nervos da Parede Abdominal Anterolateral
 ▪ N Toracoabdominais: Músculos da parede abdominal e pele sobrejacente. 
 ▪ Ramos Cutâneos Laterais (Torácicos) – 7º a 9º ramos: Pele dos hipocôndrios
 ▪ N Subcostal: Mm da parede e pele sobrejacente (superior à crista ilíaca e inferior ao umbigo)
 ▪ N Ílio-hipogástrico: Pele sobre a crista ilíaca, região inguinal superior e hipogástrico, músculo oblíquo interno e transverso do abdome
 ▪ N ilioinguinal: Pele da região inguinal inferior, monte do púbis, parte anterior do escroto ou lábio maior do pudendo e face medial da coxa. Parte inferior do oblíquo interno e transverso
Vasos da Parede Abdominal Anterolateral
A drenagem superior do abdome é feita para a veia torácica interna medialmente e para a veia torácica lateral lateralmente. A drenagem inferior se faz para as veias epigástrica superficial e veia epigástrica inferior, tributárias das veias femoral e ilíaca externa, respectivamente.
Os vasos sanguíneos primários (artérias e veias) da parede abdominal anterolateral são os vasos epigástricos superiores, vasos epigástricos inferiores, vasos circunflexos ilíacos superficiais (artéria femoral), vasos circunflexos ilíacos profundos (vasos ilíacos externos), vasos epigástricos superficiais (veia safena magna), vasos musculofrênicos (vasos torácicos internos) e vasos intercostais posteriores.
O suprimento arterial da parede abdominal anterolateral é feito pela artéria epigástrica superior (artéria torácica interna) e pela artéria epigástrica inferior (artéria ilíaca externa).
Drenagem Linfática
A drenagem linfática é feita por vasos linfáticos superficiais e profundos. Os superficiais tem sua porção superior drenando para os linfonodos axilares ou para os linfonodos paraesternais, enquanto os vasos inferiores drenam para os linfonodos inguinais superficiais. 
 
Boxes Azul
▪ Protuberância do Abdome: É normal em lactentes e crianças pequenas pois essa idade apresentam grande quantidade de ar no trato gastrointestinal e o fígado é relativamente grande. Os músculos abdominais bem tonificados protegem e sustentam as vísceras com maior eficácia. A protrusão é principalmente causada pela alimentação, líquido, gordura, fezes, flatos e feto, e a eversão do umbigo pode estar associada ao aumento da pressão intra-abdominal geralmente causada por ascite, que é o acúmulo de líquido seroso. 
▪ Hérnia Abdominal: Ocorre com maior frequência
nas regiões inguinal, umbilical e epigástrica. As hérnias umbilicais são comuns em recém-nascidos e resultam do aumento da pressão intra-abdominal associado ao fechamento incompleto da parede abdominal anterior. A hérnia epigástrica ocorre na linha alba entre o processo xifoide e o umbigo. As hérnias de Spigel ocorrem ao longo da linha semilunar e estão associadas à obesidade. 
▪ Incisões Cirúrgicas: Existem seis incisões mais frequentes utilizadas no acesso ao abdome, são elas: mediana e paramediana (longitudinais), transversa e suprapúbica (transversas), e estrelada e subcostal (oblíquas). As incisões suprapúbicas são utilizadas em cesáreas, onde os nervos ílio-hipogástrico e ilioinguinal são identificados e preservados. A incisão estrelada é comumente usada na apendicectomia. 
Face Interna da Parede Abdominal Anterolateral
A face interna é coberta por fáscia transversal, gordura extraperitoneal e peritônio parietal. A parte infraumbilical apresenta cinco pregas: uma prega umbilical mediana que se estende do ápice da bexiga até o umbigo e cobre o ligamento umbilical mediano, duas pregas umbilicais mediais que são formadas por partes ocluídas das artérias umbilicais e cobrem os ligamentos umbilicais mediais, e duas pregas umbilicais laterais que cobrem os vasos epigástricos inferiores e portanto sangram quando seccionadas.
As depressões laterais às pregas formam fossas peritoneais, que são locais de possíveis hérnias. São três essas depressões: fossas supravesicais que se situa entre a prega umbilical mediana e medial, e seu nível altera conforme o enchimento ou esvaziamento da bexiga urinária. As fossas inguinais mediais se formam entre as pregas umbilicais mediais e laterais e são denominadas também trígono inguinais (triângulo de Hesselbach), e as fossas inguinais laterais se situam lateralmente às pregas umbilicais laterais e são locais de ocorrência da hérnia inguinal indireta.
Na região supraumbilical existe o ligamento falciforme que se estende entre a parede abdominal anterossuperior e o fígado. Encerra o ligamento redondo do fígado e veias paraumbilicais em sua margem livre inferior.
Omento Maior
- Ligamento Hepatogástrico
- Ligamento Hepatoduodenal (Tríade portal)
Omento Menor
- Ligamento Gastrofrênico
- Ligamento Gastrocólico
- Ligamento Gastroesplênico

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais