Buscar

Lista 1 Instalações 2014

Prévia do material em texto

CÁLCULO DE POTÊNCIA EM CA
Exercícios
OBS.: Considere o rendimento de 75% para todos os MOTORES dos exercícios.
Um motor monofásico de 1 CV opera em 127 V a plena carga, sob cos ( = 0,60. Calcule os valores do fasor I e das potências S e Q para essa situação. Considere VA = 127 0o V a tensão de referência para os ângulos.
Uma rede em 127 V alimenta duas cargas simultaneamente ligadas em paralelo: um motor operando com 3 CV e cos ( = 0,75 e um chuveiro de 2500 W. Considere VA como a referência de fase para os ângulos.
Pede-se:
calcular I1, S1, Q1 no motor
calcular I2, S2, Q2 no chuveiro
calcular I, S, P, Q na entrada do circuito (comprove que P1 + P2 = P e que Q1 + Q2 = Q)
explique porque S ( S1 + S2
represente graficamente os fasores V, I1, I2 e os fasores V, I
desenhe v(t), i1(t), i2(t)
desenhe v(t), i(t)
Se um capacitor de 500 VAr for instalado em paralelo com as cargas do problema anterior, qual a nova corrente total e qual o novo fator de potência do conjunto ?
Um motor monofásico de 5 CV funcionando na potência nominal é atendido em 220 V, ligado entre as fases B e C (tensão VBC) da rede externa. O cos ( do motor é de 0,81 e sabe-se que a tensão VA tem a referência de fase. Calcule a corrente fasorial I, desenhe os gráficos de v(t) e i(t) e represente graficamente os fasores V, I.
Um aquecedor de água é alimentado com duas fases (tensão VAB) de uma rede em Santa Catarina (380 V entre duas fases). Sabendo que a potência é de 3000 W, calcule o fasor da corrente, desenhe as funções vAB(t) e i(t) e represente graficamente os fasores correspondentes. Suponha a fase A como referência para os ângulos.
Um motor monofásico de 10 CV, 220 V, opera com metade da potência nominal sob cos ( = 0,53. Calcule a potência em KVAr de um capacitor que, instalado em paralelo com esse motor, corrigisse o fator de potência para 0,92.

Continue navegando