Buscar

ATPS ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Atividade Avaliativa - ATPS
Administração de Materiais
Prof. EAD Marcelo Carvalho 
Carlos de Godoy - 7334554830
Kelvin Lino dos Santos – 1299517066
Simon Vinicius de Oliveira – 6506287566
Vanderlei da Cruz – 6757357932
Pindamonhangaba - SP
2014�
Carlos de Godoy - 7334554830
Kelvin Lino dos Santos – 1299517066
Simon Vinicius de Oliveira - 6506287566
Vanderlei da Cruz – 6757357932
ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Prof. EAD Marcelo Carvalho 
Professor tutor presencial: Renato Ferreira
Professora tutora a distância: Renato Ferreira
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Administração de Materiais para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Pindamonhangaba - SP
2014
SUMÁRIO
Introdução											4
Informações da Organização							5
Entrevista com a Organização							5
Controle de Estoque									6
Programação dos Materiais								7
Formas Alternativas de Aquisição de Materiais				7
Equipamentos de Movimentação e Armazenagem				8
Conclusão											13
Referencias Bibliográfica								14
INTRODUÇÃO
Atualmente a administração dos materiais dentro de uma organização, independente de seu porte é fundamental e em alguns casos tem certa prioridade ou atenção avançada. O motivo para tal preocupação das organizações é que existe nesses materiais um valor investido de capital e que se não for tratado com os devidos cuidados pode levar a organização a ficar com dividas.
Um exemplo pratico para entendermos melhor essa visão é uma organização que trabalha com ferro que é um metal que se receber umidade pode enferrujar e para essa organização terminar o seu produto final o ferro não pode estar com ferrugem, mas na hora da conclusão da produção um colaborador deixou o ferro fora do galpão destinado ao mesmo e o ferro esta com ferrugem, conclusão a produção será paralisada causando perda de tempo para entregar do produto ao cliente e ainda perda de dinheiro para a organização que dera que comprar mais ferro para terminar o processo e ainda correndo o risco de perder a venda ou o contrato com cliente final.
INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Nome: Gerdau S.A – Usina Pindamonhangaba
Localização: Rodovia Luiz Dumont Vilares, KM 2, Residencial Comercial Cidade Vista Alegre, CEP: 12.442-260, Pindamonhangaba-SP.
Maiores informações: (12) 2126-7200 ou www.gerdau.com.br
Principais materiais administrados: Sucata
Produtos Finais: Aço longo ao carbono e aços longos especiais
Podemos notar com as informações que obtivemos que a organização que iremos estudar tem uma estrutura organizacional bem estruturada que visa sempre o controle e cortes de custos extras, se preocupando com a segurança do colaborador e também com os procedimentos realizados com os materiais e produtos.
ENTREVISTA COM A ORGANIZAÇÃO
Como é a estrutura organizacional? R: Temos uma estrutura organizacional preocupada com os materiais e principalmente com a segurança de nossos colaboradores e as consequências que podem causar ao meio ambiente, onde temos certificados da ISO 9001 e 14001.
Quem gerencia a logística na empresa? R: Contamos com uma equipe de coordenadores e supervisores responsáveis e divididos por áreas, fora os próprios colaboradores que são os principais que estão com a “mão na massa”.
Como é feita o recebimento dos materiais? R: Ao chegar na organização a sucata é pesada, depois descarregada no galpão específico, ficando guardado no mesmo ate ser transportado internamente para o alto forno, onde será derretido e misturado com outros elementos para a formação do ferro-gusa. Após isso começará a produção do produto final.
Como funciona o controle de estoque? R: O controle é feito pela equipe de colaboradores, que tem como objetivo manter o estoque organizado, limpo e informar aos superiores quando o estoque chegar no limite vermelho, para ser realizado o pedido de compra.
Como são feitas as compras de materiais na empresa? R: As compras são feitas de acordo com a necessidade, através do PC (Pedido de Compra) que é realizado pelos próprios colaboradores.
Como é feita a movimentação dos materiais e quais equipamentos são utilizados para realiza-las? R: A movimentação externa é feita por caminhões trucks e carretas para trazer a sucata e os outros elementos que compõem o processo produtivo do nosso produto final.
A movimentação interna é feita através de ponte-rolante, empilhadeira, paleteira, carrinho de carga, também são utilizados para o armazenamento palhetes e berços de madeira.
CONTROLE DE ESTOQUE
Após analise de alguns sistemas de controle de estoque notamos que a nossa organização pesquisada trabalha com o modelo de duas gavetas, só com algumas alterações, envez de duas gavetas temos um galpão onde no meio dele a uma faixa vermelha, simbolizando no caso estar entrando na ultima “gaveta”. 
Encontramos as seguintes vantagens nesse sistema de duas gavetas: Riscos mínimos de ficar sem recursos materiais; melhor organização do local de estoque e facilidade em verificar níveis de estoque.
Sobre as desvantagens encontramos apenas uma, mais tal não demonstra alto nível de perigo para a organização, que é se o colaborador responsável pelo controle de estoque não tomar cuidado e checar diariamente ou semanalmente o nível da “gaveta” e não realizar o pedido de compra quando chegar a ultima, com isso a organização pode correr o risco de ficar sem material e paralisar suas atividades temporariamente.
PROGRAMAÇÃO DOS MATERIAIS
A MRP (Materials Requirements Planning) tem como objetivo o suprimento de peças e componentes cujas demandas dependem de uma encomenda do produto final. È um sistema que programa à produção terminar definitivamente quando será usado o produto, gastando pouco com armazenamento (galpões e etc).
Já o Just-in-Time ou JIT como é conhecido, tem objetivo a redução de desperdícios no processo, realizando o conhecido “puxar” o processo, isso variando com a demanda, esse puxar significa que o processo de produção só será alongado ou encurtado de acordo com a necessidade daquele produto ou peça para o cliente final ou para a continuação da produção em outra fase.
Nossa organização estudada utiliza o sistema de programação de produção Just-in-time (JIT), porque em nosso ramo de serviço nossos clientes variam muito porque cada um dá uma finalidade ao aço; então há variação de dimensão e acabamento final de pedido para pedido, cada um tem sua exigência.
 
FORMAS ALTERNATIVAS DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS
EDI (Electronic Data Interchange):
O que é? E suas características? R: É uma rede de troca dados (documentos), podendo ser dentro da empresa (interno) ou entre empresas de mesmo segmento. Tem como característica a facilidade de troca de dados, como: Pedido de encomendas, faturas, aprovações de credito e diversos tipos de notificações.
Vantagens e desvantagens? R: Algumas vantagens são a maior rapidez em realizar pedidos de compra, controle de estoque computadorizado e uma considerável redução nos custos. As desvantagens é que alguns dados ainda são difíceis de interpretar.
Dificuldades para implementação? R: Somente em criar ou só juntar a uma rede já existente, a instalação básica precisa apenas de computadores e uma rede de internet banda larga.
Centrais de Compra em Pequenas Empresas
O que é? E suas características? R: E a formação de grupo virtual para compra de menores impressos, podendo assim sair mais barato e fortalecendo alianças. Tem sua característica principal parecida de um distribuidor de serviço.
Vantagens e desvantagens? R: Uma vantagem é a competitividade que irá ter, porque comprará materiais mais baratos e o custo de seu produto final será mais barato, comparada aos seus concorrentes.
A desvantagem é uma ferramenta em crescimento, poucas unidades no território.
Dificuldades para implementação? R: Como é uma ferramenta com pouca expressão, a organização dera que procurar talvez em lugares longes, encarecendo o valor do frete da compra.
Leilões
O que é? E suas características? R: Leilão é onde pessoas (físicas e jurídicas) vão comprar produtos ou lotes pelo maior lance obtido no dia. Com característica de produtos de apreensões pelo poder jurídico, por motivos que seus primeiros compradores não realizaram o pagamento para o governo ou para bancos e empresas de credito.
Vantagens e Desvantagens? R: As vantagens são os preços baixos encontrados nos produtos e a desvantagens e que geralmente não são novos e os leilões tem que ser pago a vista.
Dificuldade para implementação? R: Ainda à poucos leilões no território nacional, os que já existem são de automóveis e de casas.
 
EQUIPAMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
Porta Palete: 
Características: Grande estrutura de ferro, podendo suportar grandes quantidades. Aplicação: Usado para acomodar paletes em forma de estante. Forma de usar: Apenas colocar os paletes no lugar desejado para guarda-lo e quando quiser usa-lo é só retirar do porta palete.
Empilhadeira:
Características: Equipamento para locomover paletes ou objetos de forma mecânica. Aplicação: Utilizada em empresas que carregam ou descarregam caminhões e para transporte interno de peças. Forma de usar: Igual o da paleteira, só que nesse equipamento temos a opção de subir o palete a uma altura maior.
Palete de Madeira:
Características: Facilidade para um futuro deslocamento, que poderá ser feita por paleteira ou empilhadeira. Aplicação: Em todas organizações em geral para acomodação de peças e materiais. Forma de usar: Colocar os objetos em cima do palete e certificar que não iram cair em um futuro deslocamento.
Paleteira:
Características: Equipamento para locomover paletes de formas manual. Aplicação: Utilização em empresas com pequeno espaço físico ou que locomovem pouco peso. Forma de usar: Fácil, apenas encaixar o garfo do porta palete no palete que pode ser de madeira ou plástico.
Contentores de Plástico:
Características: Pode acomodar produtos líquidos ou em pó por ser vetado, com abertura apenas encima. Aplicação: Utilizado nas empresas químicas, de injeção plástica e outras. Forma de usar: Apenas colocar o produto podendo ser de vários tipos para o deslocamento interno.
Estanterias:
Características: Estrutura de ferro, aguentando médios pesos. Aplicação: Usado em arquivos e nos almoxarifados das organizações. Forma de usar: Colocar seus produto ou equipamento na estanterias e guarda-lo lá o tempo que preferir.
Ponte Rolante:
Características: Pode levantar grandes quantidades peso. Aplicação: Grande e medias indústrias, porque é preciso galpões altos para a estrutura da ponte. Forma de usar: Após descer o gancho da ponte a altura desejada prenda-lo no material a ser transportado e fazer o descolamento.
Racks Metálicos:
Características: Proteger os matérias e produtos. Aplicação: Usado para proteção dos produtos que estão no palete. Forma de usar: Apenas monta-lo no palete.
Catilever:
Características: Suporta grandes quantidades de peso. Aplicação: Usado em depósitos, geralmente nos que acomodam madeiras, barras de ferro e outros de grande extensão. Forma de usar: Apenas colocar seu material no catilever e deixa-lo o tempo necessário.
Carrinho de Carga:
Características: Suporta de pequenas ate medias cargas. Aplicação: Usado em empresas de bebidas, gás e outras; por facilitar o carregamento. Forma de usar: Colocado o produto no carrinho fazer a força para inclina-lo e empurrar ou puxar, como ficar melhor para o deslocamento.
Transpaleteira:
Características: Serviço realizado todo eletronicamente, substituindo a paleteira. Aplicação: Mesmas aplicações da paleteira e dependendo ate da empilhadeira. Forma de usar: Encaixar os garfos no palete e fazer a movimentação.
Caixa de Madeira:
Características: Proteção do produto acomodado. Aplicação: Na indústria em geral. Forma de usar: Guardar o seu produto ou material na caixa e fecha-la, alguns ate pregam a tampa para “lacrar”.
Mesa Elevatória:
Características: Elevação dos colaboradores para guardar ou conferir um produto. 
Aplicação: Em empresas que utilizam porta paletes ou grandes estantes para armazenar seus produtos e materiais; mercados atacadistas na maioria das vezes. Forma de usar: Elevar eletronicamente a mesa para subir e após terminar o serviço acionar para descer.
Cesta Metálico Aramado:
Características: Podendo ter varias aplicações na indústria. Aplicação: Utilizado por diversas indústrias. Forma de usar: Acomodar seu produto nas cestas e locomove-lo ou guarda-lo.
Guindaste:
Características: Suporta grande quantidade de peso e realização de diversos movimentos. Aplicação: Utilizado por empresas da construção civil na maioria dos casos. Forma de usar: Elevar os materiais pelo seu gancho e locomove-lo.
 VEJAMOS AS IMAGENS CORRESPONDENTES AOS EQUIPAMENTOS ACIMA:
	1.
	2.
	3.
	4.
	5.
	6.
	7.
	8.
	9.
	10.
	11.
	12.
	13.
	14.
	15.
CONCLUSÃO
Aprendemos e concluímos o nosso projeto proposto pela faculdade conhecendo um pouco mais sobre como uma organização como a Gerdau S.A administra os seus materiais, dando os materiais que vão servir para fabricar o seu produto acabado como os produtos acabados que não citamos aqui mais que tomamos um pouco de conhecimento na parte teórica pela faculdade e depois pratica sabendo como é na usina de Pindamonhangaba.
Tomamos conhecimentos de como controlar um estoque, sempre trabalhando para diminuir custos e nunca faltar material para não afetar as outras áreas dos processos de fabricas; outro ponto que devemos destacar também é a programação da produção que nos exploramos o JIT (Just-in-Time) e o MRP (Materials Requirements Planning).
E para finalizar aprendemos um pouco sobre alguns equipamentos que existem para a movimentação de produtos e materiais em armazéns, estoques e almoxarifados de vários segmentos de indústrias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão.-- 6.ed.--São Paulo: Atlas, 2009. PLT 360.
www.gerdau.com.br – Acessado em 22/08/2014
www.guialog.com.br – Acessado em 23/08/2014
www.tecnologistica.com.br – Acessado em 23/08/2014
www.revistamundologistica.com.br – Acessado em 23/08/2014
www.imam.com.br – Acessado em 23/08/2014
www.logweb.com.br – Acessado em 23/08/2014
www.aslog.org.br – Acessado em 23/08/2014
www.abepro.org.br – Acessado em 23/08/2014
� PAGE \* MERGEFORMAT �1�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando