Buscar

ESTAGIO I -EM HOSPITAL- SERVIÇO SOCIAL -

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
thallita cardoso de souza
caracterização sÓcio-institucional
Guarabira
2017/1
THALLITA CARDOSO DE SOUZA
PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA PERTINENTE AO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio I
Profº Nelma dos Santos Assunção Galli
Guarabira
2017/1
	SUMÁRIO
	1
	INTRODUÇÃO
	...................................................................................
	3
	2
	DESENVOLVIMENTO
	......................................................................
	4
	2.1
	CARACTERIZAÇÃO SÓCIOINSTITUCIONAL: Hospital Regional 
	
	Antonio Paulino Filho
	........................................................................
	4
	2.2
	ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
	.................................................
	5
	3
	POLÍTICAS SOCIAIS
	........................................................................
	6
	3.1
	RECURSOS
	....................................................................................
	7
	4
	ÂMBITO INSTITUCIONAL
	..............................................................
	8
	4.1
	CARACTERISITICA DA POPULAÇÃO E COBERTURA DO
	
	
	
	ATENDIMENTO
	.................................................................................
	8
	4.2
	SERVIÇO SOCIAL: COTIDIANO E RELAÇÃO PROFISSIONAL DE
	
	
	
	TRABALHO
	.......................................................................................
	9
	5
	DIMENSÃO ÉTICO-POLÍTICA
	........................................................
	 10
	6
	CONCLUSÃO
	...................................................................................
	 11
	7
	REFERÊNCIAS
	.................................................................................
	 12
1 INTRODUÇÃO
Este relatório refere-se às atividades desenvolvidas no hospital regional de Guarabira/PB durante o estágio obrigatório curricular I da Univeridade Norte do Paraná – UNOPAR – Polo Guarabira. O estágio teve duração de 150 hrs. E foi desenvolvido durante o período de 14 de Março a 30 de maio de 2017.
Através do processo de observação de estágio no âmbito hospitalar por meio do acompanhamento junto à assistente social foi possivel notar o comprometimento no intuito de agir, no enfrentamento das dificieis realidades dentro da instituição, o olhar expansivo no que diz respeito às demandas da instiuição.
O estágio curricular obrigatório está regulamentado em conformidade com a Lei nº 11.788/08, homologado em 25 de dezembro de 2008 como ato educativo escolar supervisionado, que deve ser realizado em ambiente de trabalho com objetivo de preparar o aluno para o trabalho, observando à ética e o respeito à pessoa humana em sua dignidade. Faz parte do projeto pedagógico do curso, além do aprendizado de competências próprias da atividade profissional. 
Dessa forma o estágio supervisionado no curso de Serviço Social é importante, pois o acadêmico tem a oportunidade de aprender de forma critica a atuação do assistente social.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INDUSTRIAL: HOSPITAL REGIONAL DE GUARABIRA
Até o inicio de 1950, a cidade de Guarabira, no estado da Paraíba, desejava por melhores condições na qualidade de vida, principalmente no setor da saúde, já que os pequenos problemas de saúde eram encaminhados para o único posto de saúde da região. O que tornava a situação dos morados difíceis caso fosse necessário um atendimento mais especializado ou um pouco mais complexo. 
Por isso, por meio de reinvidicações políticas, o então governado da Paraíba neste período, Oswaldo Trigueiredo de Albuquerque Melo (1947-50) aproveitou a administração de Getúlio Vagas no Brasil para assinar um pacto com o Ministério da Educação e Saúde em 17 de agosto de 1948, para estabelecer na cidade de Guarabira um hospital do SESP (Serviço Especial de Saúde Público), como então era conhecido na época. Dessa forma, ficou estabelecido que o governo municipal, Sabiniano Maia, contribuiria com o terreno em que seria estabelecido o hospital. 
Em 7 de julho de 1950, Sabiniano renunciou à prefeitura para assumir o cargo de Secretário da Educação e Saúde da Paraíba, deixando totalmente pronto o edifício que futuramente ganharia o nome de SESP. Então em 30 de Janeiro de 1957, foi realizada a inauguração do hospital de Guarabira. 
O Hospital Regional Antonio Paulino Filho localiza-se na rua Prefeito João Pimentel Filho no centro de Guarabira/PB. Para progresso da instituição, em 1997 foi realizado um convênio com o governo do Estado, Secretária Estadual de Saúde (SES) e a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), possibilitando um melhor suporte em toda região atendida e um avanço na saúde pública.
2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Cleonaldo de souza freire é o atual gestor da instituição e a mesma tem por finalidade a ascensão da saúde e recuperação dos pacientes. Seus atendimentos são: clínica médica, obstétrica, cirúrgica, pediátrica, urgência e emergência. Oferece também serviços de psicologia, urologia, clínico geral, cirurgia geral e exames de eletrocardiograma, ultrassonografia, teste do pezinho, teste do coraçãozinho, endoscopia, colcospia. 
Recentemente ouve grandes melhorias, sendo umas delas o fortalecimento do Banco de Leite Humano, aumentando a captação de doadoras. Ainda implantou o serviço de nutrição 24 horas; acolhimento na porta do hospital, apoio com o Assistente Social. Propocionou condições para aumentar a quantidade de cirurgias eletivas e de exames de raios-X, eletrocardiograma e colposcopia. Também, implantou o serviço de Fisioterapia em clínica médica, de hemodiálise e criou um espaço lúdico com brinquedoteca. 
A unidade hospitalar dispõe de 95 leitos, sendo 07 leitos de Urgência e Emergência, 06 de UTI, 22 leitos de clínica Medica, 11 leitos para clínica pediátrica, 16 de Clínica Cirúrgica, 26 para obstetrícia, 06 de Centro Cirúrgico e 01 de URPA (Unidade de Recuperação de Pós-operatório).
3 POLÍTICAS SOCIAIS
Podemos observar que o trabalho dos assistentes socias tem suas próprias necessidade dentro do contexto da saúde pública, onde a participação do profissional de assistência social nas atividades da saúde pública tem por objetivo o acolhimento, atendimento e orientações aos pacientes que necessitam do setor de serviço social.
Assim a política social é apresentada de acorco com as necessidades de seus usuários, sempre propocionando um atendimento humanizado, onde os princípio da equidade, integralidade, universalidade estão presentes para assim oferecer um melhor atendimento para a população.
No caso do Hospital Regional de Guarabira, como é conhecido, presta assistência médica com boa excelência, assegurando aos pacientes atendidos acolhimento, propocionando o melhor bem-estar ao paciente e familiares.
3.1 RECURSOS
Quanto aos recursos humanos, o hospital apresenta um quadro de aproximadamente 570 funcionarios, entre eles, 65 médicos,sendo 13 em regime de plantão de 24 horas, 65 enfermeiros, além de profissionais de outras categorias como técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, auxiliares de serviços, maqueiros e recepcionistas.
Todos trabalham em conjunto visando prestar auxílio e um atendimento e acolhimento melhor, buscando sempre priorizar o andamento das demandas que surgem no decorrer do dia a dia.
Por meio de recursos financeiros enviado pelo Estado e por intermédio de convênio com outros munícipios que estão associados ao hospital, onde os mesmo enviam recursos financeiros para atender os pacientes de tais regiões, o hospital consegue se manter e, dessa forma, realizar um atendimento de qualidade a cidade e municípios associados.
Por isso, para buscar um
atendimento de maior qualidade, o gestor Cleonaldo de Souza Freire, quinzenalmente ou semanalmente, dependendo da necessidade, faz reunião com os representantes das categorias profissionais supracitadas visando traçar metas, diagnosticar problemas, planejar projetos de intervenção e buscar soluções a problemas existentes, de forma a realizar uma melhor administração, melhorar a qualidade do trabalho aos funcionários e do atendimento aos usuários. Dessa forma, são tomada decisões democráticas sobre o agir da instituição. 
4 ÂMBITO INSTITUCIONAL
4.1 CARACTERÍSTICA DA POPULAÇÃO E COBERTURA DO ATENDIMENTO
Perante o que foi evidenciado, podemos citar que as características da população que procura a unidade hospitalar para ser atendido é sempre diversificado por ter vários setores de atendimento e por acolher muitos municípios. Podemos citar paciente que ficam internados na clínica médica, gestantes, cirurgias eletivas ou o que dão entrada na urgência e emergência. São pessoas de todos os sexos e faixa étaria. Geralmente tendem a ser pacientes de classe baixa, por ser um hospital público e em média a unidade atende 250 pacientes diariamente. 
Quanto aos municípios que o hospital presta assistência e são associados a unidade, podemos citar os municípios de Alagoinha, Araçagi, Araruna, Bananeiras, Belém, Borborema, Cacimba de Dentro,Caiçara, Casserengue, Cuitegi, Dona Inês, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho, Solânea, Tacima entre outros. 
4.2 SERVIÇO SOCIAL: COTIDIANO DO EXERCÍCIO E RELAÇÃO PROFISSIONAL DE TRABALHO.
No hospital Regional de Guarabira dois profissionais formam a equipe diária de assistentes socias, sendo 1 na sala com atendimento direcionado a pacientes e familiares e outro na rotina como colaborador. Na rotina do Hospital Regional de Guarabira, as atribuições dos assistentes sociais para familiares e pacientes vão desde esclarecer e orientar os pacientes sobre seus direitos e prestar informações administrativas, regular pacientes, solicitar ambulância e transferência hospitalar, até dar apoio e acolhimento aos familiares. Já o atendimento voltado para quem fica na rotina envolve desde a parte de assistência médica e benefícios até projetos e ações de incentivo. O objetivo é sempre o bem estar dos familiares e pacientes e, para isso, é muito importante saber escutar, deixando as portas abertas para quem precisa de ajuda e orientação. 
Dessa forma, é possivel estabelecer no ambiente de trabalho um elo de ligação com a parte médica, a enfermagem e familiares a equipe obtendo melhores resultados em resolver problemas e atender solicitações por parte de familiares, pacientes e equipe médica. Tais benefícios só é possivel se o profissional de Serviço Social ter interesse pelo bem-estar social, gostar de trabalhar com pessoas, ter espírito investigativo, sensibilidade e ser acessível. Podendo assim oferecer uma melhor assistência ao público e orientações sobre direitos e deveres. 
Por este motivo a atuação colaborativa do assistente social com as demais profissionais da saúde no hospital é importante. Essa prática têm reforçado a necessidade de conhecimentos multidisciplinares, por isso, a necessidade de fazer a visita junto ao médico para assim alcançar uma visão ampla do paciente e considerar suas circunstãncias sociais, econômicas e culturais, resultando em uma assistência humanizada e qualificada.
 Um exemplo disso é quando o profissional da assitência social consegue determinar vários fatores para a evolução da doença e tratamento. Apercebe-se que o processo saúde-doença também é determinado social. Havendo fatores emocionais e sociais que fragilizam a enfermidade do paciente, podendo ser agravada ainda mais por problemas familiares, o que se tornar necessário o paciente ser acolhido e ouvido, tendo espaço para suas angústias e esclarecer dúvidas. 
5 DIMENSÃO ÉTICO-POLÍTICA
A dimensão ético-política nem sempre esteve visível na pratica profissional. Seu contexto histórico foi construído por volta dos anos de 1970 a 1980. Define-se por princípios e valores orientados e fundamentados no projeto profissional desta categoria, indicado assim o papel social da profissão. Pressupõe uma visão crítica e reflexiva do assistente social frente à realidade social cotidiana, uma dimensão do agir profissional. Durante o processo de redemocratização da sociedade brasileira, os profissionais de Serviço social no Brasil rejeitaram o conservadorismo presente na profissão até essa época. Por volta dos anos de 1990, período de profundas transformações causada pelo neoliberalismo a categoria profissional adotou novas modalidade prático-interventivas e as tradicionais foram renovadas. Novos campos de intervenção foram desenvolvidos,como práticas interventivas junta a categorias socias como criança, adolescente, mulheres, idosos e outras, sobretudo, às novas conquistas dos direitos cívicos e sociais.
Diante de todas as conquitas e lutas socias, o assistente social não poder ser neutro devendo se posicionar politicamente diante da realidade apresentada para assim intervir nela. Em vista disso, o conhecimento do código de ética profissional é fundamental para a atuação, não bastando conhecer a realidade, ter conhecimento teórico e metodológico, se não querer transforma-lá dentro das possibilidade da ação das políticas sociais.
A direção que os assistentes sociais devem tomar é difinida a partir da observância a princípios e valores éticos, assim como a observância frente a realidade social, com base sempre na Questão Social, junto com o pensar e agir do profissional, traçando caminhos para a defesa firme dos direitos humanos, construção coletiva com a realidade social em que vivem os cidadãos atuante do seu campo, para a justiça social e dignidade dos habitantes. A dimensão ético-política se posiciona a favor da equidade e da justiça social na visão da universalização. Do ponto de vista profissional o projeto traz o compromisso com a competência, aprimorando o agir profissional. Para os usuários o projeto prioriza uma nova relação com os serviços oferecidos, trazendo uma nova qualidade dos serviços prestado à população. Sendo assim, os projetos indicam os valores que nomea a profissão, que delimitam e priorizam seus objetivos e funções para o exercício de trabalho.
CONCLUSÃO 
O estágio é o momento em que a teoria e a prática se unem. É por meio do estágio que temos o nosso primeiro contato com a profissão que escolhemos e saberemos o que vamos futuramente atender. Esse periodo de observação é fundamental, onde podemos tirar dúvidas existentes sobre o agir da profissão. É onde vamos pode colocar em prática tudo aquilo que vimos em aula. No estágio iremos presenciar os primeiros problemas referente a Questão Social e passar a adquirir conhecimento sobre o agir e dever do assistente social na situação. 
Para isso, devemos deixar de lado qualquer preconceito. Ser imparcial é fundamental. Jamais se levar pela emoção, mas, ter sempre em mente o código de ética que rege a profissão, saber os diretos e deveres dos cidadãos, principalmente, na instituição em que opera. Também por meio do estágio é possivel descobrir qual área atuante o estágiario se identifica mais, se é na aréa da saúde ou saúde mental (CAPS) ou se identificará em área de políticas socias como o CREAS. 
E mesmo assim, encarando de frente os problemas da Questão Social e sabendo que existem políticas socias para tentar ajudar a população a ter uma qualidade de vida melhor, sabe-se também que ainda existem muitos déficts nas legislações ou burrocracia existentes que ainda dificulda o nosso trabalho. Porém, sabemos que a lutar por novas conquistas ainda não acabou. Agora podemos vivenciar esse presente com suas dificuldades em campo de estágio, o que nos favorece no futuro mais experiências e conhecimentos sobre toda a história dos problemas existêntes e podemos usar isso a nosso favor para a partir de agora planejar
ou ter em mente soluções prática que poderam ser usadas no futuro, junto com os assistentes socias ao qual acompanhamos e temos contato. A experiência deles também nos beneficia para nos tornar futuros profissionais qualificados e aptos a ser profissionais de Serviço Social.
REFERÊNCIAS
BARATA, Joaquina. O projeto ético­político do Serviço Social. Disponivel em: <http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/teixeira-joaquina-barata_-braz-marcelo-201608060407431902860.pdf> Acessado em: 02/05/2017
BRASIL, lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. definição, classificação e relações de estágio. Lex: coletânia de legislação, Brasilia 2008. Disponível em : <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm> Acessado em: 01/05/2017
RIBAS, L. et al. O Projeto Ético Político do Serviço Social: importância e contribuição ao debate – Disponível em: <http://seer.unipampa.edu.br/index.php/siepe/article/view/939> Acessado em: 02/05/2017
ROCHA, T. Normas da ABNT. Disponível em: <http://tccnasnormasdaabnt.com.br/referencias-bibliograficas-abnt-2017/> Acessado em: 01/05/2017
PAULO, José. A construção do projeto ético-político do serviço social. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/88114499/jos-paulo-netto-projeto-tico-poltico> Acessado em: 03/05/2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando