Buscar

Caso Concreto 1 DIREITO CIVIL I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CIVIL I - CCJ0006 Título SEMANA 1 
Caso concreto
A) A boa-fé objetiva é uma cláusula geral? Em caso afirmativo, explique o porquê de a boa-fé objetiva adequar-se ao conceito de cláusula geral. Em caso negativo, indique de maneira justificada a que categoria pertence a boa-fé objetiva. 
R: Sim. A boa fé objetiva é uma cláusula geral. Cláusulas Gerais vale-se de uma linguagem aberta, fluida, vaga. Se a norma deixa em aberto a descrição da conduta devida, ela é uma clausula geral. Como definir Boa Fé objetiva? É uma regra ética, um dever de não fraudar ou abusar da confiança alheia, mas esses deveres não podem ser rigidamente fixados, pois dependem sempre das circunstâncias de determinado caso.
B) Quais dos princípios estruturantes do CC/2002 foram levados em consideração para que o magistrado interpretasse a boa-fé objetiva? Justifique.
ETICIDADE. O principio da Eticidade se manifesta na proibição do abuso do direito, do locupletamento ilícito e positiva o Principio da Boa Fé. Segundo este princípio, o homem deve ser reto, honesto, leal e ter integridade.
Questão Objetiva
1) C
2) C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando