Buscar

PERIGOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MEIOS DE COMUNICAÇÃO
        Vivemos na era da comunicação. Hoje em dia, podemos saber o que está a acontecer em qualquer parte do mundo no preciso instante em que esse evento tem lugar, graças à televisão.
        Mas existirá maior avanço do que o computador? Haverá algo mais espetacular, prático e revolucionário do que uma rede de informação e comunicação como a Internet, que nos liga a todos e nos informa, sem sairmos de casa, de tudo aquilo que precisamos de saber?
         A televisão
        A televisão tornou-se uma das mais poderosas ferramentas de lazer, pelo que é muito importante que os pais consigam ajudar os filhos a utilizá-la de forma positiva e útil, que saibam aproveitar a informação que os entretém e que também consigam desligá-la quando for necessário.
        Não se pode negar que a televisão tem efeitos muito positivos sobre a sociedade enquanto instrumento de informação e formação dos seus espectadores, em especial para as crianças e adolescentes, na medida em que apresenta características especiais:
-  As imagens conseguem captar profundamente a sua atenção.
-  As crianças aprendem com ela. Desde muito novas, vão aprendendo palavras, gestos, movimentos,… e vão desenvolvendo a sua capacidade para pensar e raciocinar.
- Quando são mais velhas, fornece-lhes conhecimentos sobre coisas inacessíveis, países longínquos, avanços tecnológicos, processos históricos,…
- A televisão ao vivo confere aos acontecimentos uma dimensão de imediatismo que estimula o interesse e a curiosidade dos mais novos e dos mais velhos.
- Entretém as crianças, ajuda-as a despertar a imaginação, dando rédea solta à sua criação pessoal.
- Também as ajuda, a identificarem-se com personagens de uma história ou de um filme, permitindo-lhes viver «vidas, situações,… além das suas», o que em muitas ocasiões ajuda as crianças a vencer os seus próprios conflitos e dificuldades, tal como quando brincam.
        Mas será tudo positivo na televisão?
- Nem tudo o que se vê na televisão é adequado para as crianças, mesmo que se trate de desenhos animados.
- A criança é dinâmica e precisa deste dinamismo para o seu desenvolvimento motor e intelectual. A televisão mantém-na imóvel durante multo tempo e rouba-lhe horas de brincadeira e diversão com os irmãos ou amigos.
- O seu uso indiscriminado impede o desenvolvimento do sentido crítico, da criatividade e da imaginação.
- A televisão cria estereótipos e modelos, sendo o do consumo feroz, talvez, o mais generalizado.
- Dificulta que surja o gosto pela leitura, inclusive nos mais novos, que se limitam a observar os desenhos ou a reconhecer algumas letras.
        Podemos dizer que são muitos os aspetos positivos que a televisão apresenta para as crianças e será preciso aproveitá-los. Mas também é importante que as crianças sejam capazes de a desligar e de escolher outras ocupações, como brincar, ler, praticar desporto ou estarem um bocado com os amigos e com a família. Se preferirem sempre a televisão ao resto das opções, será necessário perguntar-se a causa dessa escolha.
        O computador
        Atualmente, numa grande quantidade de lares, existe um computador. Do mesmo modo, nas escolas, a sua utilização vai sendo introduzida até se tornar, pouco a pouco, uma ferramenta comum no processo de aprendizagem dos alunos.
        Não há dúvida, portanto, de que o mundo de hoje aposta neste novo meio de comunicação, dada a imensidão das suas vantagens:
-   É um grande instrumento de lazer para os mais novos. As crianças de qualquer idade podem ver filmes, utilizar uma infinidade de jogos, ouvir, etc.
- É um melo de comunicação ativo, ao contrário da televisão. A criança interage com o computador, toma decisões dentro de um jogo, escolhe umas opções ou outras e pode ser a protagonista das numerosas histórias.
- Também é um instrumento de aprendizagem. Existe uma grande quantidade de conteúdos formativos que ensinam ao mesmo tempo que entretém.
- Quando as crianças são mais velhas, podem encontrar uma grande quantidade de informação para os seus trabalhos e selecioná-la de acordo com as suas conveniências.
- Permite contactar com outras pessoas numa comunicação imediata, mesmo que as distâncias sejam muito grandes.
       Contudo, e como é evidente, nem tudo é positivo, embora os riscos do computador sejam mais óbvios para crianças mais velhas. Talvez aos seis anos se possa correr o risco de as crianças passarem muitas horas a jogar com o computador em detrimento de outras atividades mais apropriadas para a idade, pelo que convém ter em conta que, no fim, o que é importante é o uso que se faz da tecnologia e não a tecnologia em si.
        Os pais que tenham computador em casa devem participar na sua utilização, para a ele poderem 
recorrer com as crianças. Tal como é preciso ensinar as crianças a andar de bicicleta ou a Jogar Monopólio, será preciso que as ensinem a manusear o computador com bom senso e responsabilidade, sem nunca abandonar outras hipóteses de lazer e diversão.
        Em síntese, tanto o computador como a televisão são recursos lúdicos e didáticos interessantes, mas será preciso racionalizar o seu uso, evitando que se tomem no instrumento fundamental do lazer infantil.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando