Buscar

Trabalho de Hidrologia 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
 Bacia Hidrográfica é uma área de captação natural de água oriunda das precipitações que faz convergir o escoamento para um único ponto de saída (Tucci 1997). A bacia hidrográfica pode ser considerada um sistema físico onde a entrada é o volume de água precipitado e a saída é o volume de água escoado pelo exutório,considerando-se como perdas intermediárias os volumes evaporados e transpirados e também os infiltrados profundamente (Tucci 1997).
 A caracterização de uma bacia hidrográfica é o procedimento mais comum executado em análises hidrológicas, pois esclarece varias questões relacionadas com o entendimento dos impactos ambientais como enchentes, possibilidade de ocorrências de chuvas, etc.
 O presente trabalho apresenta a caracterização de uma bacia delimitada da carta topográfica de São Pedro do Ivaí.
METODOLOGIA
Para caracterização da bacia hidrográfica, utilizamos uma carta topográfica comescala de 1:50000 da região de São Pedro do Ivaí através do site de pesquisa http://www.itcg.pr.gov.br Determinamos o exutório e delimitamos a bacia e o traçado dos rios,para o calculo da área foi utilizado papel milimetrado, onde obtivemos a área total da bacia.
Com uma fita dental envolvemos a bacia e determinamos o perímetro; o comprimento axial da bacia; e o comprimento total dos cursos d’água.
O coeficiente de compacidade (Kc), que é a relação entre o perímetro da bacia e a circunferência de um círculo de área igual a da bacia, obtivemos através da seguinte formula: .
O coeficiente de conformidade que é a relação entre a área da bacia e o comprimento axial, a largura média (L) é obtida dividindo-se a área da bacia pelo seu comprimento axial, usou-se a seguinte formula: .
 A densidade de drenagem sendo essa a relação entre o comprimento total dos cursos d’água (efêmeros, intermitentes e perenes) de uma bacia hidrográfica e a área total da bacia, onde Lt é o comprimento total em Km e A é a área da bacia Km² através da formula: .
 A declividade equivalente constante:
 . Onde Di é a Declividade de cada trecho e Li é o comprimento de cada um;
 A declividade média: 
. Onde Ai é área de baixo do rio;
 A declividade total:
. Onde C é a diferença das cotas do terreno e d é a distância real do rio principal;
RESULTADOS
Com uma área de 19,06 km² e perímetro de 18 km. O comprimento do canal principal é de 15 km com uma rede de drenagem total de 45,80 km. A densidade de drenagem é de 2,40 km/km². A bacia apresenta baixa densidade de drenagem, sendo assim a região tem baixa eficiência de drenagem e alta capacidade de infiltração. 
1-Tabela de Declividade
Declividades em m/m
Total (S1) = 0,04372
Médias (S2) = 0,07253
Equivalente Constante (S3) = 0,007980167
2 – Gráfico de Declividade
CONCLUSÕES
A análise de aspectos relacionados à caracterização de bacia hidrográfica pode levar a compreensão de diversas questões associadas ao ambiente estudado como relevo, solo, área e impactos ambientais.
REFERÊNCIAS
TUCCI, C. E. M. 1997. Hidrologia: ciência e aplicação. 2.ed. Porto Alegre: ABRH/Editora da UFRGS, 1997. (Col. ABRH de Recursos Hídricos, v.4).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando