Buscar

Para sempre Alice

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Titulo: Still Alice / Para Sempre Alice
Dirigidopor : Richard Glatzer / Wash Westmoreland
Estreia:12 de Março 2015 (Brasil)
Duração: 101 minutos
Gênero: Drama 
Países de Origem: Estados Unidos da América / França
Patologia: AlzheimerPrecoce
DOENÇA DE ALZHEIMER
Sinônimos e Nomes Populares:
Demência; esclerose; caduquice.
O que é?
A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia progressiva, com início mais frequente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.
Quais as causas da doença?
As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença:
 
	
	Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.
	
	Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.
	
	Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.
	
	Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.
Alzheimer Precoce:O Alzheimer é considerado precoce quando é diagnosticado antes dos 65 anos de idade e neste caso ele é sempre hereditário. Seus sintomas podem surgir por volta dos 30 anos de idade e o diagnostico precoce ajuda a controlar a doença.
Na fase inicial da doença, a pessoa afetada mostra-se um pouco confusa e esquecida e parece não encontrar palavras para se comunicar em determinados momentos; às vezes, apresenta descuido da aparência pessoal, perda da iniciativa e alguma perda da autonomia para as atividades da vida diária.
	
	
Sintomas do Alzheimer Precoce
Alguns sintomas de Alzheimer Precoce incluem:
Falhas da memória como esquecer onde estão os óculos ou esquecer o que foi fazer no quarto que tornam-se cada vez mais comuns;
Confusão mental como não saber onde está ou o que foi fazer ali;
Trocar o lugar das coisas como guardar o telefone dentro da geladeira, por exemplo;
Irritabilidade e agressividade;
Apatia;
Angústia e depressão;
Perda dos movimentos como dificuldade para levantar-se sozinho;
Perda da cognição como dificuldade em realizar contas simples como 3 x 4;
Hipersexualidade;
Insônia, dificuldade para dormir ou vários despertares noturnos.
Em caso de suspeita de Alzheimer pode-se responder a um questionário que aborda 10 questões sobre o dia a dia da pessoa. 
Idade do Alzheimer precoce
Estes sinais muitas vezes são confundidos com estresse e distração, mas indivíduos que tenham familiares próximos diagnosticados com Alzheimer devem estar atentos a estes sinais que podem começar a surgir por volta dos 30, 35 anos de idade. Há casos de indivíduos que começaram a apresentar os primeiros sinais de Alzheimer aos 30 anos mas o diagnóstico da doença só foi feito 10 anos depois quando a doença já estava mais avançada.
No caso do Alzheimer precoce os sintomas da doença instalam-se de forma muito mais rápida que nos idosos e a incapacidade de cuidar de si próprio surge muito cedo, necessitando da ajuda de cuidadores por volta dos 60 anos.
Diagnóstico do Alzheimer precoce
O diagnóstico do Alzheimer precoce é feito através:
Observação dos sinais e sintomas da doença;
Comprovação de comprometimento cerebral através de exames de imagem e testes de memória.
Tratamento para Alzheimer precoce
O tratamento para o Alzheimer precoce deve ser instituído o mais rápido possível para ajudar a diminuir os sintomas e evitar a progressão da doença. O indivíduo poderá beneficiar-se de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e conhecimento sobre a doença e suas limitações.Antipsicóticos podem ser recomendados para controlar comportamentos agressivos ou deprimidos, garantir a sua segurança e a dos que a rodeiam.
A doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também as pessoas que lhe são próximas. A família deve se preparar para uma sobrecarga muito grande em termos emocionais, físicos e financeiros. Também deve se organizar com um plano de atenção ao familiar doente, em que se incluam além da supervisão sociofamiliar, os cuidados gerais, sem esquecer os cuidados médicos e as visitas regulares ao mesmo, que ajudará a monitorar as condições da pessoa doente, verificando se existem outros problemas de saúde que precisem ser tratados. 
Em média, o tempo de vida do indivíduo com Alzheimer é de aproximadamente 10 a 15 anos após o diagnóstico da doença, mas quanto antes à doença for descoberta, melhor o prognóstico.
Teste rápido para saber se pode estar com Alzheimer:
​Este teste consiste em 10 perguntas de múltipla escolha que pode ajudar a diagnosticar o Alzheimer porque avalia fatores como a memória, orientação, assim como alterações no humor e na linguagem. O teste pode ser feito pela própria pessoa ou por um familiar, quando existe suspeita de Alzheimer.
Apesar de não fornecer dados suficientes para fechar o diagnóstico do Alzheimer este questionário, pode indicar que a pessoa precisa ir no médico porque existe uma suspeita de que a doença esteja se desenvolvendo. No entanto somente o médico, com base em exames, poderá diagnosticar e indicar o tratamento do Alzheimer.
Questionário sobre o Alzheimer
O teste rápido do Alzheimer consiste em oferecer uma pontuação para cada afirmação e somar o resultado final. Assim, após responder a cada questão, deve-se adicionar os pontos correspondentes a cada resposta para chegar num valor que irá ser o resultado do teste e indicar as chances de estar desenvolvendo Alzheimer.
Escolha a afirmação que mais se aproxima da realidade neste exato momento e veja no final do teste o que a pontuação significa.
1. Como está sua memória?
0 pontos - Boa memória que pode incluir pequenos esquecimentos que não interferem com o dia-a-dia;
0,5 pontos - Esquecimento de pequenos acontecimentos, que pode interferir com atividades diárias; Por exemplo, repete perguntas, deixar objetos fora do lugar ou esquecer compromissos;
1 ponto - Esquecimento de eventos recentes que interfere com as atividades diárias;
2 pontos - Esquecimento fácil de novas informações que apenas são lembradas com muito esforço;
3 pontos - Perda de memória severa em que é quase impossível recordar novas informações ou lembrar acontecimentos do passado.
2. Você está bem orientado?
0 - É capaz de reconhecer as pessoas, os lugares e o tempo na maior parte dos casos;
0,5 - Leve dificuldade em manter controle do tempo, podendo esquecer datas com mais frequência do que no passado;
1 - Dificuldade leve a moderada em acompanhar o tempo e sequências de eventos; esquece o mês do ano. Pode estar orientado em locais familiares, mas fica confuso fora de espaços conhecidos, perde-se e fica vagando, por exemplo;
2 - Geralmente fica desorientado quanto ao tempo e espaço (familiar ou não) e tem dificuldade em lembrar do passado;
3 - Sabe apenas o próprio nome, ainda que possa de vez em quando reconhecer parentes.
3. É capaz de tomar decisões?
0 - Resolve problemas cotidianos sem dificuldades, lida bem com questões pessoais e financeiras e tem habilidades de tomada de decisões consistentes com seu histórico;
0,5 - Apresenta dificuldade na resolução de alguns problemas com dificuldade para entender alguns conceitos abstratos;
1 - Dificuldades moderadas em lidar com problemas e tomar decisões e, por isso, delega muitas decisões para as outras pessoas;
2 - Gravemente debilitado em lidar com problemas, tomando apenas decisões pessoais simples como o que quer ou não comer, por exemplo;
3 - Incapaz de tomar decisões ou resolver problemas, sendo que as decisões são feitas por outras pessoas.
4. Faz atividades fora de casa?
0 - Leva adiante sua profissão de forma independente, realiza compras, atividades comunitárias e religiosas,
voluntárias e em grupos sociais;
0,5 - Leve debilidade nessas atividades, leve mudança nas habilidades como motorista, mas ainda com capacidade para lidar com situações de emergência ou não planeadas;
1 - Incapaz de funcionar de modo independente, mas ainda capaz de acompanhar compromissos sociais e parecer "normal" para as pessoas que não fazem parte da família. Mudanças perceptíveis nas habilidades como motorista com preocupações quanto à sua capacidade para lidar com situações de emergência;
2 - Sem habilidade de praticar atividades fora de casa de forma independente, mas que pode ser levado para atividades exteriores se estiver acompanhado;
3 - Incapaz de praticar atividades de forma independente; parece muito doente para ser levado a atividades fora de casa
5. Como estão suas habilidades dentro de casa?
0 - Mantém a realização de atividades em casa e hobbies de interesse pessoal;
0,5 - Perda de interesse nas atividades que fazia anteriormente para ocupar o tempo;
1 - Abandona as tarefas de maior dificuldade que fazia anteriormente, assim como hobbies e interesses mais complexos;
2 - Mantém apenas as atividades diárias mais simples, como tomar banho, vestir ou ver televisão e não cumpre com rigor os hobbies que fazia anteriormente;
3 - Não consegue fazer as atividades diárias mais simples sozinho e não participa nos hobbies que tinha anteriormente.
6. Mantém os hábitos de higiene pessoal?
0 - Totalmente capaz de se cuidar, vestir, lavar, tomar banho ou usar o banheiro;
0,5 - Mudanças leves nas habilidades com essas atividades;
1 - Precisa ser lembrado de ir ao banheiro, mas consegue fazê-lo de forma independente;
2 - Precisa de ajuda para se vestir e limpar e pode, ocasionalmente, urinar na roupa;
3 - Precisa de muita ajuda com a higiene e cuidado pessoal, urinando frequentemente na roupa.
7. Está sofrendo mudanças de comportamento?
0 - Comportamento social apropriado em casa e com os amigos, sem mudanças na personalidade;
0,5 - Mudanças muito leves no comportamento, personalidade, controle emocional e pertinência das escolhas;
1 - Mudanças leves no comportamento e na personalidade;
2 - Mudanças moderadas no comportamento que afetam a interação com as pessoas, podendo ser evitado por amigos, vizinhos ou parentes distantes;
3 - Mudanças severas no comportamento ou na personalidade que tornam difíceis ou desagradáveis as interações com outras pessoas;
8. Está conseguindo se comunicar?
0 - Nenhuma dificuldade de linguagem ou esquecimento de palavras. Lê e escreve tão bem quanto no passado;
0,5 - Dificuldade leve em encontrar as palavras ou termos descritivos que pode levar a aumento do tempo para completar o raciocínio. Leves problemas de compreensão que podem afetar a leitura ou escrita;
1 - Dificuldade moderada em encontrar as palavras certas; incapaz de nomear objetos; notável redução em vocabulário; compreensão, conversação, leitura e escrita reduzidas
2 - Debilidades moderadas ou severas na fala ou na compreensão, causando dificuldade em comunicar pensamentos. Habilidade limitada em leir e escrever.
3 - Dificuldade severa em falar e comunicar, com pouca ou nenhuma fala compreensível.
9. Como está seu humor?
0 - Nenhuma mudança de humor, interesse ou motivação;
0,5 - Ocasionais momentos de tristeza, depressão, ansiedade, nervosismo ou perda de interesse/motivação;
1 - Momentos diários de tristeza, depressão, ansiedade, nervosismo ou perda de interesse/motivação;
2 - Momentos quase frequentes de tristeza, depressão, ansiedade, nervosismo ou perda de interesse/motivação;
3 - Momentos frequentes e severos de tristeza, depressão, ansiedade, nervosismo ou perda de interesse/motivação.
10. Você consegue se concentrar e prestar atenção?
0 - Atenção normal, concentração e interação com o meio que o rodeia;
0,5 - Problemas leves de atenção, concentração ou interação com o ambiente, podendo parecer sonolento durante o dia;
1 - Problemas moderados de atenção e concentração que podem levar a ficar olhando fixamente para um ponto no espaço ou de olhos fechados durante alguns períodos;
2 - Passa parte considerável do dia dormindo, não presta atenção ao seu redor e quando conversa diz coisas sem lógica ou que não têm relação ao tema;
3 - Habilidade limitada ou inexistente para prestar atenção ao ambiente que o rodeia.
Resultado do teste
Agora some a pontuação de cada resposta para saber seu resultado. As pontuações variam entre zero e 30, sendo que quanto maior o valor, maior a probabilidade de demências como o Alzheimer. Veja:
0 a 1 ponto: Normal;
2 a 5 pontos: Maiores chances de desenvolver Alzheimer;
6 a 12 pontos: Grau leve de Alzheimer;
13 a 20 pontos: Grau moderado de Alzheimer;
21 a 30 pontos: Grau severo de Alzheimer.
Se o resultado final não foi 'normal' é recomendado repetir o teste num outro dia, com mais calma, tendo muito atenção às escolhas que faz. Se o resultado se mantiver, é indicado ir ao neurologista para que ele peça exames que possam confirmar o diagnóstico da doença, se ela realmente existir.
O Alzheimer é uma doença degenerativa que piora com o passar do tempo e que precisa ser tratado o quanto antes com o uso de remédios e fisioterapia para melhorar a qualidade de vida do paciente.
O autor deste teste é o neurologista americano James E Galvin e New York UniversityLangone Medical Center.
Sobre o Filme:
Lembranças são verdadeiramente tudo que temos de mais importante na vida. Além da alegria de poder recordar de momentos felizes, é através da memória que começamos a aprender tudo que precisamos saber na vida, construímos nosso caráter e criamos uma carreira. O que acontece a uma pessoa que não pode mais se lembrar de nada do que aprendeu durante 50 anos de sua vida? Ela deixa de existir, pois perde sua identidade.
Alice Howland é uma inteligente e bem sucedida professora de linguística, tem uma bela família, hábitos saudáveis... Tudo é posto à prova quando ela recebe o diagnóstico de Alzheimer de início precoce, doença degenerativa que causa demência. Com 50 anos, Alice começa a se preparar para perder tudo aquilo que conquistou, ver sua vida e a de seus filhos passando rápido e lidar com o fato de que sua vida tem um prazo de validade.
Para Sempre Alice mostra em detalhes uma vida passando rapidamente. Diferente de trabalhos de ficção científica, o longa mostra algo que realmente existe e pode nos afetar, se não pessoalmente, a um familiar próximo. É uma doença que traz um desgaste emocional e psicológico muito forte àqueles que estão ao redor do afetado e é com pequenas indicações de esquecimentos esporádicos que descobrimos os primeiros sintomas de Alice.
Primeiro são palavras, apagões de consciência e compromissos que somem da cabeça de Alice. O progresso da degeneração, no entanto, é rápido. Após poucos minutos (dentro dos 101 min do longa) depois do diagnóstico já começam as crises de mudança de humor e coisas mais importantes, como o nome e rosto de Lydia , uma de suas filhas, fica para trás.
É agonizante acompanhar as perdas de Alice. Em algum momento do filme, Dr. Benjaminexplica que pessoas com maior capacidade intelectual acabam perdendo a cognição com maior rapidez devido aos desvios e conexões criados, criando uma espécie de disfarce sobre a doença. Dentro das circunstâncias, a estudiosa Alice poderia estar doente há meses, talvez anos, e acabou tendo um diagnóstico tardio devido a sua habilidade de mascarar os primeiros sintomas.
Mesmo enfatizando sempre que a consciência de Alice está se esvaindo com rapidez, Para Sempre Alice peca em estabelecer um período temporal exato. Em uma conversa com seus filhos, Johnchega a dizer "que já faz dois meses", mas essa é uma das poucas menções à passagem temporal do longa. Não consigo dizer quanto tempo levou para Alice chegar de seu diagnóstico ao último momento do filme, se passaram meses ou anos.
Na tentativa de explorar com mais afinco a manifestação do Alzheimer, construindo uma cena de alguns minutos para mostrar que Alice esqueceu onde fica o banheiro, o longa deixa
também de criar situações nas quais ela aproveita seus últimos anos sãos. Fica sempre subentendido que esses momentos existem, mas não os vemos em tela com tanta frequência quanto seus dolorosos problemas ligados à doença.
Conclusão do Grupo:
Bibliografia:
http://www.tuasaude.com/alzheimer-precoce/
https://www.abcdasaude.com.br/neurologia/doenca-de-alzheimer

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando