Buscar

Questionário Unidade I (2017/2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dinâmica das Relaçoes Interpessoais - Questionário Unidade I 
Pergunta 1
Chanlat (2006) explica que o meio externo influencia as relações por concentrar toda a bagagem pessoal dos indivíduos que constituem um grupo. Quais outros fatores externos podem ter atuação direta nas relações interpessoais?
Feedback da resposta:	 Alternativa: A
Comentário: política, economia e cultura são fatores de influência externa que podem agir diretamente nas relações interpessoais.
Pergunta 2	
Ainda sobre o homem e sua interação com o meio ambiente, temos as variáveis que propiciam o surgimento e a manutenção das relações interpessoais. Quais são as principais?
Feedback da resposta:	 Alternativa: C
Comentário: os indivíduos se agrupam de acordo com objetivos e metas em comum com os demais membros de um grupo, ter uma gestão facilitadora que favoreça um bom clima organizacional colaborará para a consolidação de grupos.
 Pergunta 3
Comunicação é algo fundamental para a manutenção e a existência de um grupo, desde sempre temos muitas dificuldades em transmitir mensagens, em todos os níveis de uma organização. Nesse contexto quais são os elementos nucleares do processo de se comunicar?
Feedback da resposta:	 Alternativa: E
Comentário: para que uma mensagem possa ser compreendida são necessários diversos aspectos, mas dentre eles o emissor, que transmite uma informação, e receptor que a recebe e a mensagem que se quer transmitir são os elementos principais da comunicação.
Pergunta 4	
Maslow foi um importante teórico que estudou o comportamento do homem e suas motivações. Ele define que o comportamento do indivíduo é influenciado por suas necessidades, criando motivação. Em sua pirâmide, quais são as necessidades básicas?
Feedback da resposta:	 Alternativa: D
Comentário: as necessidades segundo Maslow são: a fisiológica (dormir, comer, beber), seguida pelas de segurança, sociais (ser aceito), a de autoestima e, por último, de autorrealização. Se a primeira não for satisfeita, as demais não ocuparão seu espaço.
Pergunta 5
Nosso primeiro grupo é a família. No decorrer da vida, vamos aumentando e refazendo os ciclos de convívio. Quando Zimmermam define que o homem é um ser gregário, a que ele se referia?
Feedback da resposta:	 Alternativa: D
Comentário: gregário quer dizer que o homem busca interações grupais como ser social que é por natureza.
Pergunta 6
O grupo no ambiente de trabalho tem um contexto específico. Devemos deixar alguns valores para poder assumir outros, geralmente já estabelecidos na empresa que atuamos. Sobre grupo é verdadeiro afirmar:
Feedback da resposta:	 Alternativa: C
Comentário: um grupo por ser formado por pessoas diferentes sofre constantes atualizações, sendo dinâmico.
Pergunta 7
O homem é um ser grupal por natureza. Refletindo sobre o homem e sua interação com o meio ambiente, o que é necessário para que uma relação interpessoal seja estabelecida?
Feedback da resposta:	 Alternativa: B
Comentário: para que aconteça uma relação interpessoal, basta mais de uma pessoa envolvida no processo.
Pergunta 8	
Quando definimos grupo é comum encontrarmos a denominação “espírito de grupo” ou “trabalho em equipe”. Para alcançarmos esse “espírito de grupo” é necessário:
Feedback da resposta:	 Alternativa: E
Comentário: para conseguirmos equipes de alto desempenho é necessário estabelecer objetivos claros, respeitando os limites de cada profissional, além de ter planos para desenvolver os talentos do grupo.
Pergunta 9
Quando tratamos de grupos, temos dois estilos de tratamento, os grupos informais e os formais. Se os grupos de interesse e amizade compõem os grupos informais, quais são as principais características desses grupos?
Feedback da resposta:	 Alternativa: C
Comentário: os subgrupos informais têm como principal característica sua formação espontânea, sem imposição da empresa, não têm chefes distintos e sua liderança é natural.
Pergunta 10
Sabemos que o grupo é fundamental na formação da personalidade do homem, mas qual é sua principal contribuição nesse contexto?
Feedback da resposta:	 Alternativa: A
Comentário: o grupo tem a função de atuar na autoestima do homem, visto que ser aceito, ter um lugar e um grupo para compartilhar conhecimento é sinônimo de valorização.

Outros materiais